JOÃO GRISI on line
  PY6CJ

 

      ANO II – Nº 127 – MAR / 2005

           INFORMATIVO ELETRÔNICO DE RADIOAMADORISMO

             RADIOAMADORISMO É INFORMAÇÃO, ENVIE SUA NOTÍCIA.

     www.py6cj.qsl.br

 

Dias 24 e 25 de setembro de 2005 irá acontecer a 2º Aniversário da Rodada da Amizade e o local será na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) - mesmo local do 52º Rancho do Radioamador Gaúcho, na frente da Universidade Uri Campus de Erechim.

Programação:

Dia 24 – Sábado

·        14:00 horas – Recepção e entrega de crachás.

·        14:30 às 18:00 horas – Mateada (erva-mate, cuia, bomba de chimarrão, água quente e boa música é por conta do CERAPE, que tem o apoio da Ervateira Cristalina).

·        14:40 às 18:00 horas – Abertura oficial da Feira Eletrônica com a presença da Field Card Radiohaus,  Zamin Industria Eletrônica, e Outras. Eletroca de Equipamentos usados.

·        15:00 às 18:00 horas – Rodada da Amizade Especial, faixa de 40m, freqüência de 7.080kHz diretamente do local do encontro, com a coordenação dos Comandantes Oficiais da Rodada. PP5ANI Otto, PP5ED Luciano e PP5LPL Lauro.

·        19:30 horas – Início da Programação Principal:

Abertura ( pelo CERAPE)

·        Hino Nacional

·        Apresentação dos Colegas e Autoridades

·        20:00 horas – Pronunciamento Especial por um dos colegas Fundadores da Rodada Amizade.

·        21:00 horas - Será servido Jantar Especial, música ambiente.

         22:00 horas – Show-Baile

 

Dia 25 – Domingo

·        08:00 horas – Recepção e Entrega de Crachás.

·        08:30 horas – Mateada servida pela Ervateira Cristalina.

·       09:00 horas - Participação especial da Field Card, Radiohaus, e Zamin Industria Eletrônica, com demonstrações de equipamentos para Radioamadores. Eletroca de equipamentos usados.

·        10:00 às 11:30 horas – Pronunciamento das Labres, Radio-Clubes, e colegas que desejarem usar a palavra, Sorteios e Brindes. OBS: Favor comunicar antecipadamente ao CERAPE  o desejo de se manifestar.

·        12:00 horas – Almoço Especial

Veja cardápio  http://rodadaamizade.vilabol.uol.com.br/cardapio.htm

·        13:00 às 13:30 horas – Assembléia geral da Rodada Amizade, dirigida pelos Fundadores, para definir a cidade que vai sediar o 3º Aniversário da Rodada.

·        14:00 horas – Encerramento

  

OBS: Os horários de Domingo serão rigorosamente cumpridos, para que as pessoas que dependem de ônibus e lotações também possam participar.

·        A coordenação do 2º Encontro da Rodada Amizade informa aos colegas que não será cobrado inscrição, e todos terão acesso livre no local e na programação acima. Os colegas somente terão que pagar alimentação e bebidas em geral.

·        Maiores informações:   http://rodadaamizade.vilabol.uol.com.br/  com PY3LC Nery pelos telefones: 0XX 54 321 4921 comerc. 0XX 54 321 3656 à noite. Celular: 54 99960136

·        E-mail:  rodadaamizade@bol.com.br     e nerypy3lc@bol.com.br

 


Fonte : Enviado por PY3LC, Nery
Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ

 

A Secretaria de Fiscalização de Desestatização (Sefid), do Tribunal de Contas da União (TCU), vai realizar uma  auditoria de desempenho operacional na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).  

A intenção é verificar a atuação da agência na fiscalização das empresas do setor, passadas à iniciativa privada em 1998.  

Esta fiscalização será extraordinária, uma vez que ela não está prevista no plano anual da secretaria. Os alvos principais da auditoria da secretaria são a emissão de contas telefônicas e o atendimento dos usuários das companhias.

 A fiscalização atende à solicitação da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados e foi aprovada ontem pelos ministros do Tribunal de Contas.

 

Fonte:  CORREIO DA BAHIA de 04.03.2005 - Caderno de Economia, página 5.

Matéria enviada por: Lauro Lima, PY6LA

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ

 

 

Continuam os trabalhos de processamento do OV-104 Atlantis no Orbiter Processing Facility (Bay 1) para a sua missão STS-121 à estação espacial internacional.

Os trabalhos na unidade do sistema de refrigeração de água n.º 2 continuam em preparação dos trabalhos numa mangueira flexível do sistema. Foram já finalizadas as verificações iniciais da existência de fugas no módulo da tripulação com bons resultados.

Continuam os trabalhos no RSB (Rudder Speed Brake) com as instalações dos sistemas de selagem.

Nos bordos das asas do Atlantis já foram colocados todos os panéis RCC (Reinforced Carbon-Carbon) e os componentes foram instalados para o vôo. O sub-sistema LESS (Leading Edge Sub System) da zona inferior esquerda dos painéis n.º 1 a 22 foi já instalado, enquanto continuam os trabalhos nos painéis LESS superiores.

O OV-104 Atlantis será lançado na Plataforma B do Complexo de Lançamentos 39 do Centro Espacial Kennedy para uma órbita com uma altitude média de 226 km de altitude e com uma inclinação de 51,6. A janela de lançamento disponível decorre entre os dias 12 de Julho e 3 de Agosto de 2005.

A tripulação da missão STS-121 é composta por Steven Wayne Lindsey (4); Mark Edward Kelly (2); Piers J. Sellers (2); Michael E. Fossum (1); Lisa Nowak (1) e Stephanie D. Wilson (1).

 

Fonte:Boletim em Órbita

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

  • RSGB DISCUTE O USO DA FAIXA 70 CM.

A primeira de uma série de reuniões entre a Society e o Ministry of Defence para discutir o futuro da faixa de 70cm, ocorreu nos Riverside House offices of Ofcom na sexta-feira, 25 de fevereiro de 2005. A equipe da Society foi conduzida pelo presidente Jeff Smith, MI0AEX, e General Manager Peter Kirby, G0TWW, Defence Spectrum Management team. Os membros da equipe de funcionários da Ofcom estavam também presentes.

Fonte: Site RSGB

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

O GMDX estará prendendo efetuar sua convenção e jantar no King Robert Hotel, Whins de Milton, Stirling, no sábado, 23 de abril, às 12.30pm. O programa on ‘Modern inclui DXpeditioning’ by Roger Western, G3SXW; ‘HF radios for successful DXing’ by Peter Hart, G3SJX, and the Kerguelen Island DXpedition by Mark Haynes, M0DXR. haverá também premiada de um transceptor como prêmio principal. Favor contactar Rob Ferguson, GM3YTS, pelo E-mail gm3yts<no spam>@btinternet.com.


Fonte: Site RSGB
Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

  • EVENTO ESPECIAL DO ROTARY INTERNACIONAL.

 

O Rotary Club of Midrand, Johannesburg, South Africa, patrocinará a estação especial ZS100RI num evento em comemoração aos 100 anos do Rotary International. O Presidente Internacional do Rotary Glenn E. Estess Sr iniciará a operação de ZS100RI no sábado, 12 de março. A estação estará operando até fevereiro de 2006 em todas as modalidades principais de HF, VHF e UHF. Todos que trabalharem ZS100RI receberão um cartão QSL comemorativo. Para maiores informação, contatar Craig Bergsteedt, ZS6CKB .

QSL via ZS6CKB, P.O. Box 5124, Halfway House, Midrand 1685 Gauteng, South Africa.

 


Fonte: Site ARRL

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

 

 

  • NOVO REGULAMENTO QUE DISCIPLINARÁ O USO DA FAIXA DE 2,6 GHZ MANTERÁ A EXPLORAÇÃO INDUSTRIAL POR TERCEIROS.

 

Brasília, 04 de março de 2005.

Apesar de a consulta pública nº 593, que disciplinará o uso da faixa de freqüência de 2,6 GHz, não fazer menção em seu texto, está confirmado que os operadores que detêm licença para prestação de serviços poderão ceder parte ociosa de sua faixa a terceiros que estejam habilitados e possuam licenças para os serviços os quais a faixa esteja destinado. Essa autorização para o uso da faixa por exploração industrial de meios, que estava na Resolução 371, estará também expressa na resolução que aprovará o texto final do novo regulamento.

O esclarecimento foi feito pelo gerente-geral de Certificação e Engenharia do Espectro da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, Francisco Carlos Giacomini Soares, durante palestra na Telexpo 2005, em São Paulo, sobre as Faixas de Freqüência para Acesso sem Fio em Banda Larga. Ele informou, ainda, que tal procedimento poderá ser estendido para outras faixas de freqüência, visando um melhor uso do espectro.

A faixa de 2,6 GHz está atualmente destinada para a prestação do serviço de TV por assinatura por Distribuição de Sinais por Multiponto Multicanal (MMDS). A nova proposta regulamentar incentiva a oferta de novas aplicações que contribuam para a inclusão digital e proporciona maior flexibilidade às atuais prestadoras de MMDS, com a possibilidade de destinar 90 MHz, dos 190 MHz utilizados hoje para o MMDS, para prestação do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) e, assim ofertarem, por exemplo, o serviço de Internet por banda larga.

A proposta em consulta para uso da faixa de 2,6 GHz também abre a possibilidade, no futuro, para a oferta de nova geração de serviços móveis (3G), já que está aderente ao padrão de harmonização mundial da faixa promovido pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). Também foi estabelecido um padrão de canalização em blocos de 5 MHz, possibilitando a utilização e otimização do uso do espectro para as tecnologias digitais emergentes na faixa.

A Anatel espera também criar as condições necessárias para que o uso da faixa seja feito de modo mais eficiente, uma vez que se trata de espectro de grande potencialidade para novas aplicações, trazendo competição nos serviços de telecomunicações e servindo de estímulo a novos investimentos na faixa.

Assessoria de Imprensa – Anatel

 

 

Fonte: Site Anatel

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

Todas as solicitações relativas aos Serviços de Radiodifusão, seus ancilares e auxiliares, deverão ser encaminhadas diretamente ao Ministério Das Comunicações.

Os processos que porventura derem entrada na Anatel, bem como aqueles que atualmente estão em tramitação, serão encaminhados ao MC para as providências decorrentes do pleito, sendo o interessado cientificado de que as próximas solicitações deverão ser endereçadas à Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica - SSCE/MC.
 

Fonte: Site Anatel

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

 

 

Brasília, 8 de março de 2005 – Doze equipes de fiscalização da Agência Nacional de  Telecomunicações – Anatel estão atuando em redes de varejo que vendem eletroeletrônicos no Rio de Janeiro para verificar se os produtos de telecomunicações que estão sendo comercializados têm o selo de certificação da Agência.

A operação está sendo conduzida pelo gerente Operacional de Fiscalização Técnica da Anatel, José Jorge Veloso da Silva; gerente-geral de Certificação e Engenharia do Espectro, Francisco Carlos Giacomini Soares, com apoio da equipe do Escritório Regional da Agência no Rio de Janeiro, sob a gerência de Werner Steinert Junior. Ela foi deflagrada ontem, 7, e não tem data para terminar.

Os fiscais da Anatel já lacraram mais de 180 produtos de telecomunicações, de diversos tipos, em 12 dos 16 pontos de venda das redes de varejo visitados até agora, a grande maioria telefones sem fio, diversos modelos de telefones fixos de mesa (inclusive com secretária eletrônica) e identificador de chamadas.

Os produtos irregulares foram encontrados e lacrados em três lojas da “Casa & Vídeo”; duas do “Ponto Frio”; seis da “Tele Rio” e uma da “Tony Fotos”. Não foram identificadas irregularidades nas duas lojas das “Casas Bahia”, no ponto de venda das “Lojas Americanas” e no ponto de venda do “Extra Hipermercados” visitados pelos técnicos.

Mais de 1 mil tipos de produtos não certificados também foram lacrados pelos fiscais nos depósitos da rede “Tele Rio” (250 produtos) e das “Casas Hermes” (cerca de 800 produtos). Os fiscais da Anatel foram impedidos de entrar no depósito das “Casas Bahia”, e expediram à empresa um auto de obstrução à fiscalização. Em seguida, eles receberam de funcionários da empresa uma lista com 124 tipos de produtos de telecomunicações que seriam destinados aos pontos de venda. Dessa lista, os fiscais identificaram 34 produtos não certificados pela Anatel. O coordenador da operação, José Veloso, acionou o auxílio da Polícia Federal para amanhã de manhã ter acesso ao depósito da empresa.

Essa megaoperação de fiscalização contou com um mês de planejamento pela Superintendência de Radiofreqüência e Fiscalização da Anatel. Resultou de uma denúncia feita à Agência no final do ano passado, sobre a comercialização de produtos de telecomunicações não certificados no Rio de Janeiro. Há cerca de um mês, numa ação de fiscalização naquela cidade, fiscais da Anatel haviam lacrado cerca de 320 produtos em pontos de venda da “Casa & Vídeo” e da “Tony Fotos”.

Riscos para o consumidor – Ao adquirir um produto de telecomunicações sem a certificação da Anatel, como aparelhos de telefones celulares e fixos, secretária eletrônica, fax modem para microcomputadores, entre outros, o consumidor corre sério risco de adquirir um equipamento sem a garantia de qualidade desejada, proveniente de origem duvidosa, como contrabando, e até mesmo incompatível com os sistemas utilizados no Brasil.

O alerta é do chefe da Assessoria Técnica da Anatel, João Carlos Fagundes Albernaz, que completa: “O consumidor deve ficar atento ao selo com a marca da Anatel em todos os produtos de telecomunicações que venha a consumir. Essa é a garantia de que estará adquirindo um produto certificado para uso adequado no Brasil”.

Albernaz salienta ainda que a certificação dos produtos de telecomunicações previne prejuízos à indústria brasileira do setor, que paga impostos e gera milhares de empregos diretos e indiretos no país, contra a comercialização de produtos contrabandeados.

Assessoria de Imprensa – Anatel

 

Fonte:  Site Anatel

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

Afghanistan:

 

YA4Y (Ruben-DL4VCR), unidade militar estacionada, ativo 40/30m, CW. QSL via hc, bureau ou direto [Rubens Becker, Glockenstr. 41A, D-66787 – Wadgassen, Deutschland/ Germany]. Mais info: dl4vcr@t-online.de

 

YA/VE3YF (Mike), 05Jan-30Set, 80-10m, CW, SSB e modos digitais, 100W, antenas dipolos e verticais. Mike pretende receber indicativo local. QSL via hc [Michael Donohue, 1 Briarwood Dr., Petawawa-ON K8H 3N8, Canada]. Mais info: www3.sympatico.ca/mdonohue ou ve3yf@rac.ca

 

T6RM (Rene-DL2JRM) e T6Y (Dan-DL5SE), estão ativos. Rene é ex-YA7X e Dan ex-YA5Y, indicativos usados até 31Dez, quando expiraram todas licenças concedidas no Afganistão. Desde 01Jan operam os novos indicativos. QSL via hc, bureau. Mais info: www.qsl.net/dl2jrm ou dl2jrm@hotmail.com

 

Áustria / Österreich:

 

OE4A (Cont.DX Gr.), 05-06Mar no ARRL DX SSB, M/2; e 26-27Mar no CQ WPX SSB, SO/AB/HP. QSL via OE1EMS (oe1ems@emssolutions.at), direto [Emir-Braco Menic, Abelegasse 13-15/7, Vienna – 1160, Österreich/Áustria]. Mais info: oe4a@emssolutions.at ou www.emssolutions.at

 

Belize:

 

V31MD (Gilbert-W9GMP, John-NZ9Z e Tom-W8JWN), 02-10Mar, inclui o ARRL DX SSB (05-06Mar), M/2. QSL via W9DXA (w9dxa@arrl..net) [Northern Wisconsin WDX Ass., C/O. George Croy, 2113 Twin Willows Dr., Appleton – WI – 54914-6864, USA]. Fora concurso operam V31GR (Gilbert), V31NZ (John) e V31TR (Tom), 80-6m, todos os modos, ênfase em PSK e RTTY. QSL fora de concurso: para V31GR via W9MDP (w9mdp@arrl.net) [George Croy, 2113 W. Twin Willow Dr., Appleton – WI 54914-6864, USA]; para V31NZ e V31TR via hc, bureau ou direto [John Meyer, PO Box 146, Kellnersville – WI 54215, USA ; Thomas Martin, 812 West B st., Iron Mountain – MI 49801, USA]. Mais info: jmeyer@ticon.net ou tmartin@chartermi.net

 

Benin:

 

TY2SF (Luigi-IK2ILK), ativo em 20m, SSB, mais após 1700z. QSL via hc [Luigi Burini, Via Vittório Emanuele 111, 24036 – Ponte S. Pietro-BG, Itália]. Mais info: l.burini1@tin.it

 

Bosnia & Herzegovina / Bosna i Hercegovina:

 

T98AQL (Pietro-IZ4AQL), até Mar, ênfase HF, horas livres QSL via hc, prefere bureau mas aceita direto [Pietro Rapisarda, Via del Bracciante 6, 40012 – Calderara di Reno – BO, Itália]. Mais info: www.pietrorapisarda.it ou iz4aql@libero.it (Tnx IZ4AQL)

 

Botswana:

 

A25CM ou A25/DL7CM (Hans) e A25/DM2AYO (Sieg), 06-20Abr, 160-6m, CW, SSB, RTTY e PSK31, 2 estações QRO (HP). Logs on line: www.qsl.net/dl7cm/a2.htm QSL via hc, bureau ou direto [Hans Vebel, Hartmannsdorfer Chausse 3, D-15528 – Spreenhagen, Deutschland/Germany ; Siegfried Blechsmidt, Brassenpfad 66, D-12557 – Berlin, Deutschland/Germany] Mais info: dl7cm@online.de e dm2ayo@epost.de

 

Brasil:

 

ZV2PHG (Duda-PY2LEC), 01-31Mar, 40/20/15/10m, CW e SSB. QSL via hc, bureau ou direto [Luiz E. Cardoso, PO Box 2030, 12243-970 – S. José dos Campos – SP, Brasil/ Brazil]. Mais info: py2lec@arrl.net

 

Bulgaria:

 

LZ9W (LZ Contest Team), 26-27Mar no CQ WPX SSB, M/M. QSL via bureau ou via LZ1ZD direto [Krasimir Pavlov, PO Box 126, 2300 – Pernik, Bulgaria]. Mais info: www.qsl.net/lz9w ou lz4ax@yahoo.com ; lz2cj@qsl.net ; wally@el-soft.com (Valeri).

 

Burkina Faso:

 

XT2JZ (Jan-SM5DJZ), 26Fev-11Mar, 40-10m e talvez 80m, mais CW. Participa do ARRL DX SSB (05-06Mar). QSL via hc [Jan Hallenberg, Vassunda Andersberg, SE-741 91 – Knivsta, Sverige/Sweden]. Mais info: sm5djz@ssa.se ou smfivedjz@tele2.se

 

Burundi:

 

9U/F8LPX (Richard), até Jul/06, HF altas, diversos modos, opera da embaixada francesa em Bujumbura. QSL via hc, bureau ou orientação recebida. Mais info: f8lpx@voila.fr (Tnx EA5KY)

 

Cameroun / Camarões:

 

TJ3SL (Lionel-F5PSA), até Fev/06, 80-10m, todos os modos, opera nas horas livres (está trabalhando no país). QSL via hc [Lionel Schneider, 43 Av. Pasteur, F-19380 - Forges, France]. Mais info: f5psa@aol.com

 

Central African Rep / Rep. Centraficaine / Rep. Centro-Africana:

 

TL/IV3OWC (Cláudio), 28Fev-05Mar, HF, 100W, nas horas livres. QSL via hc [Cláudio Fabbro, Via Casale Coloset 3, 33030 – Moruzzo – UD, Itália]. Mais info: www.irae2.com ou info@irae3.com

 

Chad / Chade:

 

TT8KLJ (Luc-ON4IA), 08Fev-20Mar, opera de N’djamena. QSL via hc, bureau ou direto [Luc Kerhofs, Ophovenstraat 105, B-3670 – Meeuwen-Gruitrode, Belgium]. Mais info: kerkhofs.luc@beldacom.net ou on4ia@qsl.net

 

TT8FT (François-F6GYV), 29Ago/04-31Ago, muito ativo em 20m, 100W + dipolo, mas opera só nas horas livres e fim-de-semana/weekend. QSL via hc, bureau francês ou direto [François Theveneau – TT8FT, Celtel Tchad, BP5665 – Ndjamena, Chad. Mais info: sftheve@aol.com

 

China:

 

B3C (20 operadores), 26-27Mar no CQ WPX SSB, M/2. QSL via BA3CE, aceita bureau mas prefere direto [Wang David, PO Box 56 – Nº 25 PostOffice, Tianjin 300190, China]. Operadores: relação não fornecida. Mais info: ba3ce@mail.qrz.cn

 

BA4DW (David), ativo em 160m, ~1930z. QSL via hc prefere via bureau, mas... [David Zhou, PO Box 040-088, Shangai – 200040, China]. Mais info: ba4dw@qsl.net

 

Congo, Rep Dem.:

 

9Q0AR (Gus-SM5DIC), até ~31Dez, de Kinshasa. QSL via SM5BFJ direto [Leif Hammrstrom, Lerklockan 4, SE-730 91 – Riddarhyttan, Sverige/Sweden]. Mais info: sm5dic@ragge.pp.se

OBS: Em alguns boletins Gus aparece como SM0DIC, mas o correto é SM5DIC.

 

Costa Rica:

 

TE2M (divers.), 05-06Mar no ARRL DX SSB, M/S, 160-10m. Operam de San José (capital da Costa Rica). QSL via TI2KAC (ti2kac@yahoo.com) [Carlos Alfaro, PO Box 633-1007, Centro Colón – San José, Costa Rica]. Operadores: Carlos-TI2KAC, Maurício-TI4ZM, Juan-TI2JCY, Mário-TI2DLL, Robert-W4BW, Eddie-K4UN e William-K4WPM. Mais info: arrl2005@w4bw.net

 

Djibouti:

 

J20FH (Yves-F5PRU), até ~20Abr, 80-10m, CW, SSB e digitais, nas horas livres, muito em fim de semana. QSL via hc, prefere via bureau francês, mas se pedir pode enviar direto [Yves-Michel Collet, 15 Promenade Leclerc, F-57100 – Thionville, France]. OBS: O Djibuti costuma ceder J20FH a qualquer radioamador que permaneça até seis meses no país.

 

Ecuador:

 

HC2/DH8WR (Andy), até 07Mar, HF diversos modos, de Guayaquil. QSL via hc, bureau ou direto [Andreas Wolf, Geschw. Schollstr. 11, D-07407 – Rudolstadt, Deutschland/Germany]. Mais info: www.dh8wr.de ou dh8wr@gmx.de

 

Eslováquia: veja "Slovak Rep.".

 

España:

 

ED1RCM (R.C. Radioafic. Montañeses), 05-06Mar no ARRL DX SSB, M/M/HP. QSL via EA1RCM () bureau ou direto [Radio Clube Radioaficionados Montañeses, PO Box 502, 39080 – Santander, España]. Operadores: Joaquin-EA1AAW, Ivan-EA1BXQ, Fernando-EA1CNF e Roberto-EA1DBC. Mais info: jdediego@mundivia.es ; ea1bxq@ure.es ; ea1cnf@ure.es ; ea1dbc@ure.es

 

AN1COZ (divers.), 26-27Mar no CQ WPX SSB, M. QSL via EA1COZ [Juan M.R. Vazquez, San Fernando s/nº, 26300 – Najera (La Rioja), España]. Operadores: Juan-EA1COZ, Angel-EA1EAG, Miguel-EA1HS e Felix-EA1AS. Mais info: www.qsl.net/ea1eag

 

France:

F5JNE/p (François-F5JNE e Gerard-F6ICG), 05Mar (início 0730z), 40m, CW e SSB., do castelo La Motte-Josserand (Castelo DFCF 58067, cantão DDCF 58-09, ZCode 58220, Department Nièvre-58). QSL via hc, bureau ou direto [François Robert, 4 rue d’Orbandelle, F-89000 – Auxerre, France ; Gerard Toussaint, 35 route de Druyes les Belles Fontaines, F-89560 – Courson les Carrieres, France]. Mais info: f5jne@wanadoo.fr e f6icg@wanadoo.fr

 

Gabon:

 

TR8FC (Franck-F4BQO), até Jul/06, 160-10m, mais CW (em 7020 – 14020 – 18070 – 21020 – 24900 – 18020 kHz). Costuma operar SBB em 14130 hKz, ~2000z. QSL via F8BUZ [François Cazenave, 39 rue des Longues Terres, F-95490 – Vaureal, France]. Mais info: http://f8kgl.com (F8BUZ)

 

Ghana / Gana:

 

9G5OO (Tom), ativo 30m (~1930z) e 20m (~2030z), em RTTY. QSL via DL4WK (dl4wk@t-online.de), bureau alemão ou direto [Wolfgang Kunicke, Muehlenstr. 30, D-17098 – Friedland, Deutschland/Germany]. Mais info: 9g5oo@gmx.net

 

Gibraltar [UK]:

 

ZB2/PA3EWP (Ronald) e ZB2/GM4FDM (Tom), 21-28Mar, 80-10m (provável 160m), CW, SSB e RTTY. Participam do CQ WPX SSB (26-27Mar). QSL via hc [Ronald Stuy, Talmaweg 138, 2992 AK – Barendrecht, Netherland/Holand ; Tom Wylie, 3 Kings Crescent, Elderslie – Strathclyde PA5 9AD, Scotland-UK]. Mais info: pa3ewp@zonnet.nl e tom@gm4fdm.com (Tnx GPDX e HFDX)

OBS: HamCall info para GM4FDM um Manager: EA4AHR (ea4ehk@wanadoo.es) [Fco. M.H. Menendez, Av. del Monte 17 – P.50 (Urb.Mataespesa), 28430 – Alpedrete, Madrid, España].

 

Greece / Grécia:

 

SV0XAO (Wolf-DJ5JH), 17Fev-06Mar. QSL via hc, bureau. Mais info: parmentier@t-online.de (Tnx HFDX)

 

SV2ASP/a (Monk Apollo), ativo 80/40m (1730-1830z) e 20m (0830-0930z). QSL peça orientação ao operador. (Tnx XE1BEF)

 

Guyana:

 

8R1/AH8DX (Craig), 05-06Mar no ARRL DX SSB, SO/AB/HP. QSL via hc [Craig Maxey, 16550 SW Taft Ct., Beaverton – OR 97007, USA]. Mais info: kraig@e-machines.net

 

Guyane Française:

 

FY5KE (Rad.Am.C. de Kourou), 05-06Mar no ARRL DX SSB, M/S. QSL via bureau ou direto [Radio Amateurs Club de Kourou, PO Box 450, 97382 – Kourou, Guianne Française – France]. Operadores: Marc-F1HAR, Olivier-F5MZN e Hervé-F5HRY. Mais info: www.fy5ke.org

 

Veja "Salut" em ‘Ilhas - Islands’.

 

Inglaterra: veja "England / Inglaterra" em ‘Ilhas - Islands’.

 

Iran:

 

EP4HR (Hamid), diário (exceto quintas/Thursday e sextas/Friday), 0215-0230z faz CQ em seqüência: 160, 80 e 40m, em CW e PSK31. QSL via I2MQP (i2mqp@ari.it) [Pietro Ambrosi, Via delle Querce 41, 20090 – Rodano Millepini (MI – Itália]. Mais info: ep4hr@yahoo.com (Tnx F5NQL)

 

Iraq / Al-Iraqiyah / Iraque:

 

YU9RVT (Dwayne-KE4RVT), até Jun, 40-10m, CW/SSB (alta potência e QRP) e modos digitais, só nas folgas. QSL via hc, prefere via bureau, mas aceita direto [(porque volta só em 12 ou 18 meses) Dwayne Barbee, 4590 Russwood Ave., Stone Mountain – GA 30083, USA]. Aceita E-QSL. Mais info: ke4rvt@att.net

 

Itália:

 

IY9MAR (Ass.Rad. Marconi, por Alberto-IT9MRM), 08-10Mar, HF, SSB. Mais info: www.assoradiomarinal.tk (Tnx DXNL)

 

IZ1DXS/1 (George – HF) e IW1FGZ (Alessandro – 2m), 20Mar (0800-1600z), 40/20/ 2m, SSB. Operam do Castelo Cinzano Torinese (DCI TO-103), na região do Piemonte, Província de Torino (TO). QSL via hc, bureau ou direto [George Finno, CSO Rosselli 68, 10129 – Torino, Itália ; Alessandro Scandelli, Via Saluzzo 104, 10126 – Torino, Itália]. Mais info: www.qsl.net/iz1dxs ou iz1dxs@virgilio.it e http://digilander.iol.it/iw1fgz ou iw1fgz@email.it (Tnx IZ1DXS)

 

Japan / Nippon / Japão :

 

8J1ODA (??), até 31Mar, todas bandas e modos. QSL via JA1BAB (ja1bab@jarl.com) [Tatsuo Torii, 3-34-10 – Sakuragaoka, Tama City, Tokyo 206-0013, Nippon/Japan].

 

Kenya / Quênia:

 

5Z4ES (Enrico-IV3SBE), 80/40/15/12/10m, SSB, fins de semana (está a trabalho). QSL via hc, bureau. Mais info: www.iv3sbe.webfundis.net ou iv3sbe@tiscali.it (Tnx 425DX)

 

Korea, South / Coréia do Sul:

 

D7OYT/p (divers.), 26-27Mar no CQ WPX SSB, M/S/HP. QSL via HL5BDD (hl5bdd@kornet.net) [Park Sangsun, PO Box 3 – Hapcheon, Kyeungnam 678-800, South Korea]. Operadores: Park-HL5BDD, Ryu-HL2IFR, ??-DS5FSP, Song-DS5SPT, Lee-DS5TGK, Jae-Yeon-DS5QKC e Jae-Kyun-6K5VTG. Mais info: hl5bdd@kornet.net

 

Laos:

 

XW8KPL (Eugene-RU3DX), até 08Mar, opera de Vietane. QSL via hc [Eugene Pletnev, 141420, Skhodnya, ul. Rodnikovaya 61-A, Russia]. Mais info: ru3dx@radiosport.ru

 

XW3DT (Alex-RK3DT), até Dez, opera de Vientiane. QSL só direto [Alexey Sinchukov, PO Box T511, Vientiane, Laos]. (Tnx HFDX)

 

Liechtenstein:

 

HB0/IZ1DSH (Gherardo), HB0/IK1WEG (Giovanni) e HB0/IZ1GDB (Riccardo), 22-26Abr, 80/40/30/20m, CW e SSB. Operam de Gaflei-Malbun. QSL via hc, bureau ou direto [Gherardo Pannoli, Strada Tetti Gramaglia 22, 10133 – Torino, Itália ; Giovanni Marsala, Via Vigore 44, Torino, Itália ; Riccardo Iozzia, Via Asinari di Bernezzo 49, 10146 – Torino, Itália]. Mais info: iz1dsh@virgilio.it ; ik1weg@virgilio.it ; rickyele@tiscali.it

 

Luxemburg:

 

LX5A (Cont.Gr.Luxemburg), 26-27Mar no CQ WPX SSB, M/M ou M/2. QSL via bureau ou via LX1RQ (lx1rq@pt.lu), direto [Robert Schoettert, 11c Route de Bastogne, L-9512 – Wiltz, Luxemburg]. Operadores: Phil-LX1AQ, Joel-LX1ER, Bob-LX1RQ, Matthias-DK4YJ, Chris-DK9TN e Oliver-DH2WQ. Mais info: www.qsl.net/lx1rq

 

LX/ON4BAG (Guido), LX/ON4LO (Frans), LX/ON6QX (Rob) e LX/ON6UM (Ivo), 22-25Abr, 160-10m, CW, SSB e Digitais. QSL via hc, bureau ou direto [Guido Rosmeulen, Lange Venstr. 1, B-3128 – Baal, Belgium ; François Schools, Peerlaarstr. 54, B-2820 – Bonheiden, Belgium ; Rob Bergé, Pieter Coudenberglaan 20, B-2650 – Edegen, Belgium ; Ivo Donckers, Schransstr. 13, B-2530 – Boechout, Belgium]. Mais info: on4bag@on4cp.org; francois.schools@telenet.be; on6qx@on7lr.be; on6um@skymet.be

 

Macedônia / Makedonija:

 

Z38C (Zoli-HA1CA), até Set/06, 160-0.7m. QSL via HA1RS (ha1rs@freemail.hu) [Laszlo Sipos, Katona Jossef 11, Zalaegerszeg – H-8900, Magyar/Hungary].

 

Mali:

 

TZ6SA (Christian), agora residente, ativo em todas as bandas. QSL direto [Christian Saint-Arroman, PO Box E 1490 – Bamako, Mako, Mali]. Cristian é ex-6W1QV, TT8SA, TT0A e TU5AX.

 

Maroco / Morocco / Marrocos:

 

CN2R (Jim-W7EJ), 22Fev-27Mar, inclui os ARRL DX SSB (05-06Mar) e CQ WPX SSB (26-27Mar) como SO/AB/HP. QSL via hc [James Sullivan, 21060 Turner Ln., Hillsboro – OR 97123, USA]. Mais info: jims@psws.com

 

CN2J (Gary-K7EJ), 25Fev-27Mar, participa dos ARRL DX SSB (05-06Mar) e CQ WPX SSB (26-27Mar) como SO/AB/HP. Fora dos concursos fica ativo nas bandas WARC (30/17/12m). QSL via W7EJ (jims@psws.com) [James Sullivan, 21060 Turner Ln., Hillsboro – OR 97123, USA]. Mais info: k7ej@televar.com

 

Mongólia:

 

JT1Y (Nicola-I0SNY), 20Abr-08Mai da região de Ulan Bataar, e como JT2Y opera do Deserto de Gobi, na região de Choibalsan, no leste. QSL via hc, bureau ou direto [Nicola Sanna, Strada Gualtarella 8 / M, 06132 – S. Sisto Perugia, Itália]. Mais info: nicola.sanna@tin.it

JT2AN (Nekiit) viaja com Nicola. QSL [D. Nekhiit, PO Box 94, Choibalsan – Dornod, Mongolia]. Mais info: jt1kaa@publica.ub.mng.net (Tnx HFDX)

 

Namíbia:

 

V5/SP6IXF (Janusz) e V5/SP7VC (Przemek), 25Fev-11Mar, 160-6m (ênfase 160-40m). Inclui participar do ARRL DX SSB (05-06Mar). QSL via hc, via bureau, aceitam direto [Szymanski Janusz, PO Box 1808, 50-385 – Wroclaw 46, Polska/Poland ; Przemmyslav Golembowski, PO Box 221, 90-959 – Lodz 2, Polska/Poland]. Mais info: www.sp5zcc.waw.pl/dxpeditions/v5/en/index/php ou sp6ixf@wp/pl

 

Nepal:

 

9N7JO (Stig-LA7JO), até ~31Dez, 160-15m, SSB, CW e RTTY, nas horas livres, de Kathmandu. QSL direto via hc [Stig Lindblom, Jum Changphimai 147/1 Moo 3, Tambon Boot, Ban To Bong – Phimai, TH-30110 – Nakkon Ratchashima, Thailand]. Stig é da UNICEF – Escritório Regional do Sul da Ásia e deve ficar no Nepal um ano ou mais.Mais info: www.qsl.net/la7jo ou sting-lin@frisurf.no

 

Paraguay:

 

ZP0R (Tomas-ZP5AZL), 26-27Mar no CQ WPX SSB, SO/HP. QSL via W3HNK (w3hnk@aol.com) [Joseph Arcuri Jr, PO Box 73, Edgemont – PA 19028, USA]. Mais info: azl@quanta.com.py

 

Peru:

 

OA4/SM1TDE (Eric), 22Fev-05Mar, 80-10m, CW e algum RTTY e SSB, de Lima capital do Peru. QSL via hc, bureau mas prefere direto [Eric Wennström, Trädgardsgatan 249, SE-621 54 – Visby, Sverige/Sweden]; aceita e-QSL. Mais info: sm1tde@fro.se ou sm1tde@comhem.se (Tnx SM1TDE)

 

Poland / Polska / Polônia:

 

SO1WQ (??-DL1JGO), 06-20Mar, inclui operação do farol/lighthouse Swinemuende (POL-015), 11-13Mar, em uma das ilhas do grupo da província Szczecin/Koszalin - EU-132). QSL via hc. (Tnx DXNL)

 

Portugal:

 

CT7B (Filipe-CT1ILT), 26-27Mar no CQ WPX SSB, SO. QSL via hc [Filipe M. Lopes, Rua Manoel José da Silva 184 – Espinhadeira, 3720-537 – S. Martinho da Gândara, Portugal]. Mais info: http://ct1ilt.cybton.com ou ct1ilt@mail.telepac.pt

 

República Checa: veja "Czech Rep.".

 

Rússia:

 

UA0SZA (Sergey-UA0SE), 22Fev-09Mar, da cidade de Angarsk (RDA - Russian Distritcs Award – IR-07), Irkutskaya oblast (IR). QSL via hc, bureau ou direto [Serge Karpov, PO Box 5247, Angarsk – 665819, Russia]. Mais info: ua0se@mail.ru (Tnx RDA-News)

 

UE0SZB (Sergey-UA0SE), 10-13Mar, da cidade de Irkutsk (IR-26), Irkutskaya oblast (IR). QSL via hc, bureau ou direto [Serge Karpov, PO Box 5247, Angarsk – 665819, Russia]. Mais info: ua0se@mail.ru (Tnx RDA-News)

 

Saudi Arabia / Arábia Saudita:

 

HZ1EX (Thomas), ativo em 40m, ~0300z. QSL via SM0BYD (sm0byd@swedemail.se), bureau sueco ou direto [Hans Löef, Sturevägen 48 A, SE-192 68 – Sollentuna, Sverige/Sweden]. Mais info: http://community.webshots.com/user/cinemaniac1 ou sm0cxu@hotmail.com (Thomas)

 

Singapure:

 

9V1CW (Enno-PF5X), residente até Ago/07, 80-10m (ênfase 30 e 17m), mais CW. QSL via PA0KHS (pa0khs@sys2.pi1udn.ampr.org), bureau ou direto [Henk van Hensbergen, Smaragstraat 53, NL-6534 WN – Nijmegen, Netherland/Holand]. Mais info: cw@dx.nl (Tnx GACW)

 

Somália:

 

6O0JT (Joe-VA6JWT), 14Dez-~15Abr, opera do Galkayo A.R.C, na região autônoma de Galkayo. QSL via hc [Joe Talbot, 5341 42A Ave., Red Deer - AB T4N 3A6, Canada]. (Tnx 425DXNews & DXNL)

 

South Africa / África do Sul:

 

ZS5T (Edwin-ZS5BBO), 05-06Mar no ARRL DX SSB, SO/AB. QSL via hc, direto [Edwin Musto, PO Box 673, Westville – 3630, South Africa]. Mais info: edwin@thenet.co.za (Tnx ZS5BBO)

 

Sudan:

 

ST2T (Dane-S57CQ), até ~30Abr, ênfase RTTY, freq. habituais, em horas livres. QSL via hc, bureau ou direto [Dane Norvalic, Bobrova 18, 1108 - Ljubljana, Slovenia]. Mais info: http://s59slo.com ou dane.novalic@siol.net (Tnx S57CQ)

OBS: OK5DX avisa não ser Manager de Dane. (Tnx OK5DX)

 

ST2PN (Paul), até ~30Jun, estacionado em Khartoum, aproveita horas livres. QSL via PA7FM (pa7fm@amsat.org), direto [Dennis Robbemond, Loggerhof 11, 3181 – NS Roszemburg, Netherland/Holand]. Mais info: www.pa7m.nl

 

Swaziland:

 

3DA0 (divers.), Jul, com seis operadores (três CW e três SSB), organizada por Frosty-K5LBU. Mais detalhes e info: www.k5lbu.com ou www.dxsafari.com

 

Sweden / Sverige / Suécia:

 

SA3D (Ulf-SM3RAB e Tomas-SM3WMU), 05-06Mar no ARRL DX SSB, M/S. QSL via bureau ou direto [Tomas Vikman, Tjarmvagen 16, SE-893 30 – Bjasta, Sverige/ Sweden]. Mais info: sm3wmu@ssa.se (Tnx SM3WMU)

 

Tadjikistan / Tajiquistão:

 

EY/F5LYF (Gigi) e EY/F5NHJ (Jean-Louis), 26Out ~31Mar, 160-6m, mais CW, em horas livres. QSL via hc [Jacques Jean Longere, Maskaly les Bordes, F-03500 – Contigny, France ; Jean-Louis Marquis, Villa Les Genets 274 Bis Avenue de Bellevue, F-06190 – Roquebrune Cap Martin, France]. Mais info: f5nhj@wanadoo.fr

 

Uganda:

 

5X4CM e 5X4/KH9AE (Dave), 06Set/04-01Set/05, horas livres, serve na embaixada americana em Kampala. QSL via hc [David Firth, FM1940, PO Box 03, New Baden – TX 77870-0014. USA]. Mais info: kh9aedave@aol.com (Tnx NJDX-Tips)

 

USA:

 

NQ4I (divers.), 26-27Mar no CQ WPX SSB, M/M. QSL via K4PK. (k4kp@arrl.net) [Donald Aldridge, 170 Lenoir Ln., Hardy – VA 24101, USA]. Mais info: http://georganne47.home.mindspring.com ou nq4i@contesting.com (Tnx NQ4I)

 

Venezuela:

 

YW4M (Gr. DX Caracas), 26-27Mar no CQWPX SSB, M/M. QSL via W4SO (w4so@aol.com) [Scott Cronin, 5020 Pierce St., Hollywood – FL 33021, USA]. Operadores: relação não fornecida. Mais info: www.qsl.net/gdxc ou gdxc@qsl.net

 

Vietnam:

 

XV3BV (??-JA9BV) e XV3DYU (Massa-JA3DYU), 14-17Mar, SSB e CW. Operam da cidade histórica de Hoi An. Seguem para Taipei, em Taiwan (veja em ‘Ilhas’). QSL via hc, JA9BV bureau; JA3DYU via bureau ou direto [Massa Dazai, PO Box 14 – Ikeda, Osaka, Nippon/Japan]. (Tnx JI6KVR)

Freqüências sugeridas:

CW: 3515 – 7014 – 14040 – 21040 kHz;

SSB: 3540 – 7040 – 14160 – 21160 kHz.

 

Western Sahara / Saara Ocidental:

 

S09A (Fernando-EA1BT e Toño-EA9CP), 19-26Mar, em horas livres do trabalho de implantação de projeto de comunicações na comunidade saharui. QSL via EA1BT [Fernando Rebolo, PO Box 4, 33600 – Mieres, España]. Mais info: ea1-bt@terra.es e tonoas@telecable.es (Tnx EA5KY)

 

West Malaysia: veja "Malaysia" em ‘Ilhas - Islands’.

East Malaysia: veja "Malaysia, East" em ‘Ilhas - Islands’.

 

Zimbawe:

 

Z21FO (Eric), ativo 15m, ~1800-1900z, em PSK31. QSL via K3PD (k3pd@comcast.net) [Pietro Volpi, 408 Hillside Ave., New Cumberland – PA 17070-3036, USA]. Mais info: www.qsl.net/k3pd

 

 

Fonte: QTC DX PY2AA

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

Nota do Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line:

 

E nós, radioamadores, como iremos ficar nisto tudo?!?

Os testes da tecnologia PLC estão sendo feitos sem uma participação efetiva dos radioamadores brasileiros, diferentemente dos outros países como: Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, etc, que participação das decisões.

João Grisi - PY6CJ.

 

 

PLC DE NOVA GERAÇÃO PARA A ÚLTIMA MILHA.

 

"A tecnologia PLC (power line communications) permite que os fios de cobre que levam a energia elétrica em 50Hz transportem canais de telecomunicações em banda larga, na faixa de 1 a 30 MHz. A idéia do PLC não é nova, mas agora surge revigorada, com chips de última geração para modems que vão utilizar a rede de energia elétrica para se comunicarem. Na Internet (Yahoo), são mais de 22 mil itens sobre o assunto.

De acordo com um participante do IV Seminário sobre Broad Band Over Power Line, realizado no Rio de Janeiro pela Associação de Empresas Proprietárias de Infra-estrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações, o modelo PLC não constitui uma panacéia, mas sim uma nova alternativa para a última milha. A equação econômica do investimento a ser feito para o PLC, em cada caso, decidirá se a nova tecnologia surge como um sério competidor numa rede, hoje, fechada ao unbundling (desregramento).

Dotada de alta capilaridade, a rede de distribuição de energia elétrica com PLC entra como novo meio para dar banda larga ao usuário, competindo com as redes de pares de cobre das empresas telefônicas, dotadas de modems xDSL (x digital subscriber line), ou das redes de televisão a cabo, equipadas com cable modems.

– Na Europa, as aplicações PLC passam do estágio de experiências-piloto para o comercial e os EUA vão ser o grande impulsionador desse mercado – disse Dymitr Wajsman, diretor da Aptel e membro da UPLC (United Power Line Council).

Na tecnologia PLC, os fios de energia atuam como um duto para conduzir sinais de rádio. O consumidor residencial ou comercial "pluga" na tomada de energia – agora também de TCs – o seu computador. Os condutores de energia não devem atuar como antenas. A Resolução 305 da Anatel (de 26 de julho de 2002) limita a 30 microvolts/m, até 30 m, o campo irradiado.

Na versão PLC anterior, o sinal de telecomunicações era introduzido no enrolamento secundário do transformador de distribuição de energia (aquele que fica no poste e baixa a tensão de 6 KV para 220 V) e que pode servir de 100 a 300 domicílios. A rede de telecomunicações precisava chegar até esse transformador.

A nova geração PLC introduz o sinal de telecomunicações (a 40 Mbit/s) num estágio superior da rede de distribuição elétrica, formado por transformadores de média tensão (13,8 KV até 34,5 KV) ligados em anel ou grade e cuja cobertura geográfica de usuários é muito maior.

Empresas de energia elétrica como Copel, CEB, Cemig, Ligth, Eletropaulo, Excelsa e CELG, dentre outras, já conduzem experimentos-piloto na área de telecomunicações PLC e modems, que, por sua vez, serão montados no Brasil. Um dos desafios econômicos do sistema PLC é o investimento necessário para prover às camadas superiores de gerenciamento dos sinais de telecomunicações, tal como fazem as operadoras de telecom.

Surgem agora miniempresários que oferecem serviços em banda larga para prédios e condomínios. Dados típicos de Curitiba (PR) indicam taxas de adesão de R$ 150 e mensalidades de R$ 49 – menores que via ADSL – para velocidade de 300 kbit/s a 2 Mbit/s.

 

Modems PLC serão fabricados no Brasil

A Enterprise Buenos Ayres – EBA –, com sede em Miami, Flórida (EUA), tem filiais em Campinas (SP), Florianópolis (SC) e negócios na Espanha e vai fabricar dentro de 90 dias modems PLC (power line communications) em Santa Rita do Sapucaí (MG) – onde fica localizado o Inatel –, que serão utilizados na rede de distribuição de energia elétrica.

No Brasil, Copel, CEB, Cemig, Ligth, Eletropaulo, Excelsa e CELG, dentre outras, já conduzem experimentos-piloto na área de telecomunicações PLC e vão formar o mercado inicial para a produção da EBA Brasil.

A tecnologia do chip set para os modems é da DS2 espanhola e constitui cerca de 60% do custo do equipamento, já montado na China e agora no Brasil, para diminuir impostos.

Do ponto de vista operacional, uma estação master para processamento de sinal é ligada por uma unidade de acoplamento à rede de baixa tensão (220 V) que serve de 45 a 60 domicílios e nela injeta um sinal de 45 Mbit/s.

Cada usuário é dotado de um modem PLC que provê a quatro portas em sistema de rede local Ethernet, a 2 Mbit/s. A estação master vai ligada por rede Ethernet de alta velocidade a um sistema de telecomunicação de hierarquia superior (anel óptico).

Ao detalhar um sistema PLC, Alexandre de Moura Vidal, da EBA Brasil, mostrou que a faixa de 1 a 30 MHz disponível para banda larga pode ser dividida em três subfaixas, cada uma carreando 1.280 portadoras. Tais portadoras são alocadas dinamicamente entre os diversos usuários. A modulação utilizada para melhor robustez é OFDM – S2 (orthogonal frequency division multiplexing)".
 

 

 

Fonte: www.telebrasil.org.br

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

 

Página 01

SEJA UM RADIOAMADOR E FAÇA PARTE DESTE MARAVILHOSO MUNDO !
 

Como receber o João Grisi – On Line ???

Olá turma, é simples, basta remeter seu email para jgrisi@terra.com.br e pronto está feito, você já está cadastrado e irá receber o João Grisi – On Line em sua caixa postal eletrônica gratuitamente.

 

www.py6cj.qsl.br

 

 

 

 

PY6CJ