JOÃO GRISI on line
  PY6CJ

 

      ANO II – Nº 126 – MAR / 2005

           INFORMATIVO ELETRÔNICO DE RADIOAMADORISMO

             RADIOAMADORISMO É INFORMAÇÃO, ENVIE SUA NOTÍCIA.

     www.py6cj.qsl.br

 

New Hampshire contest station KC1XX (chief op Matt Strelow) conseguiu recentemente  DXCC em cinco bandas unicamente com os dados dos contatos submetidos ao registro da ARRL no mundo (LoTW). Com mais de 255.000 QSOs  worldwide,  KC1XX pode recentemente confirmar 100 entidades do DXCC em 80 metros para qualificar-se para a concessão. Em virtude da maioria dos participantes informarem seus dados ao DXCC em LoTW, não é sempre possível determinar os totais das faixas unicamente com as confirmações dos registros.


Fonte : Site ARRL.
Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ

 

Estudantes da escola de St John em Houston, Texas, efetuaram 15 perguntas através do radioamadorismo ao comandante Leroy Chiao, KE5BRW, da 10ª expedição da estação espacial (ISS). 

 

Fonte:  Site ARRL

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ

 

 

Jack Gerritsen, ex-KG6IRO respondeu as multas emitidas a ele pelo FCC. Em sua resposta divulgada em um website na Internet (http://home.comcast.net/~ke6rji/J.Gerritsen_Response_NAL_2.pdf ), Gerritsen nega toda a responsabilidade do ocorrido e continua também a reivindicar que tem uma licença.

Gerritsen tem atualmente um total de $52.000 em multas à pagar. A ultima foi uma multa que $10.000 do FCC aplicada em outubro de 2004. Estas multas são provenientes de acusações de interferências nas comunicações.

Gerritsen continua a afirmar que o FCC não pode retirar seus privilégios, e continua a alegar que sua licença de radioamadorismo é válida e pode operar nas repetidores da área de Los Angeles. O FCC diz que Gerritsen não tem nenhuma licença e advertiu-o que ele não pode estar no ar.

 

Fonte:www.southgatearc.org

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

  • GANHADOR DA CONCESSÃO ANNUAL LYNCH MEMORIAL AWARD.

Um radioamador da India foi nomeado receptor da concessão Annual Lynch Memorial Award, dado pela Tokyo International Amateur Radio Association.

Bharati Prasad, VU2RBI, recebeu esta honra pela DX'pedition a Ilha de Andaman e pelo seu trabalho heroico após o tsunami na Àsia.

VU2RBI é radioamador por mais de duas décadas e é membro fundador do India's National Institute of Amateur Radio. Forneceu comunicações como radioamador em muitos eventos, tais como: Jogos da Àsia e ajudou as administrações locais com trabalhos relevantes após numerosas catastrófes. Também promoveu diversos clubes de radioamadorismo na Índia.

 

Fonte: www.southgatearc.org

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

São Paulo, 1º de março de 2005 - O presidente substituto da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, Elifas Chaves Gurgel do Amaral, afirmou na manhã de hoje, durante a cerimônia de abertura da 15ª edição da Telexpo, em São Paulo, que a Agência está preparada para o desafio de adequar a regulamentação ao novo contexto que vai sendo traçado pela convergência e pelas inovações tecnológicas.

Para ele, a complexidade e a proximidade desse novo desafio regulatório não preocupam os dirigentes da Anatel e nem devem afligir aqueles que temem cada vez menos nítidas fronteiras entre as outorgas de serviços. Esse fenômeno provocará impactos relevantes em toda a cadeia de valores das telecomunicações, incluída a radiodifusão, até alcançar o usuário, último elo e a própria razão de ser dessa cadeia de valores.

“A Anatel já está preparada para implementar as políticas e programas governamentais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre eles o da inclusão digital; está preparada e está olhando com visão estratégica não apenas a etapa de transição, como também a fase pós-convergência; trabalha tendo em conta a tendência de unificação de outorgas, mutação que vai tomando corpo em âmbito mundial; e pensa e age, já, no rumo de um modelo de licenciamento híbrido, que, ao preservar obrigações e direitos consolidados, não sirva de empecilho, mas seja estimulador do desenvolvimento tecnológico e industrial”, enumerou Elifas Gurgel.

Reorganização – Elifas Gurgel adiantou que até o final de março deverá ser implementada a ampla e profunda reorganização da Anatel, pensada desde o ano 2000 e trabalhada desde abril de 2003. Com a reorganização, a nova Agência, em vez das seis superintendências, terá 10, uma delas para cuidar exclusivamente das questões regulatórias. A escala hierárquica perde um degrau em favor da agilidade dos trabalhos e será adotada a gestão por processos, em substituição à atual gestão por serviços.

Essas mudanças, segundo ele, são o resultado de um trabalho iniciado com um diagnóstico da própria Agência. Um retrato em preto e branco que apontou seus pontos positivos a serem preservados e os negativos a serem corrigidos. Com a ajuda de especialistas, foi mapeada toda a cadeia de valores das telecomunicações brasileiras à luz do que ocorre no mundo, e foram desenhados os cenários plausíveis para o setor para os próximos cinco anos.

“A modernidade orgânica e funcional da Anatel interessa à própria Agência, ao setor de telecomunicações e ao País. Digo, não sem satisfação, que em poucos dias a Anatel estará apta a dar respostas mais rápidas a todos os agentes da cadeia de valores do setor de telecomunicações. Graças a esse novo perfil, a Agência passa a ser uma entidade reguladora sintonizada com o tempo presente e preparada, em todas as suas atribuições, para atuar em quaisquer dos possíveis cenários futuros das telecomunicações”, explicou.

Um dos projetos de reorganização, de acordo com Elifas Gurgel, é o de Parcerias Acadêmicas – Excelência Regulatória, implementado desde maio de 2003, firmado entre a Anatel e a Universidade de Brasília (UnB). “Trata-se de uma parceria inédita, que no futuro será estendida a outras universidades, e que já beneficia não apenas a Anatel ou o setor de telecomunicações, como também todo o modelo regulador brasileiro”, completou.

Além de apontar a importância que o órgão regulador dá à questão regulatória, o esforço Anatel / UnB busca mais que simples parceiros na elaboração da letra regulatória. Para Elifas Gurgel, com essa parceria:

· A nova e moderna Anatel quer que a ação regulatória vá além da letra e reflita o espírito da realidade brasileira;

· Quer que o lastro regulatório das telecomunicações vá além do acompanhamento e seja capaz de se antecipar aos avanços tecnológicos;

· Quer, com as parcerias acadêmicas, abrir horizontes para receber novas idéias e conhecimentos no campo regulatório, isto é, quer a participação da sociedade na formulação de regulamentos de diretrizes e de normas;

· Quer conhecer, pelos meios acadêmicos, os pensamentos regionais e nacional e, por essa trilha, mesclar o conhecimento externo com o interno no âmbito regulatório, a fim de conjugar de modo harmônico as questões tecnológicas, econômicas e sociais;

· Quer mais a Anatel com as parcerias acadêmicas: quer estimular as universidades a desenvolverem pesquisas e a incluírem em seus currículos o desenvolvimento da tecnologia relacionada com a regulamentação do setor de telecomunicações.

Inclusão digital – O ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, representando o presidente Lula na cerimônia de abertura da Telexpo 2005, destacou a inclusão digital como “prioridade das prioridades” do ministério e do governo, porque “não há possibilidade de inclusão social sem haver inclusão digital. São metas simultâneas e indissociáveis”.

Eunício Oliveira enfatizou a criação pelo governo do Programa Brasileiro de Inclusão Digital, que reúne uma série de projetos e propostas para disseminar tecnologia e cultura digital às mais amplas camadas da população, e será executado de forma integrada pelo Estado, sociedade civil e iniciativa privada, em ambiente de ampla cooperação e sinergia. Além de garantir direitos de cidadania e inclusão social, o programa favorece a economia regional por meio da promoção do desenvolvimento cultural, econômico, social, tecnológico e político de forma descentralizada. Ele está baseado em quatro eixos fundamentais de atuação:

*Programa Computador Conectado, que vai facilitar a compra de computadores conectados à Internet por meio de preços e condições de financiamento especiais, visando a inclusão digital de sete milhões de domicílios da classe C e de 1,8 milhão de micro e pequenas empresas. Até a segunda quinzena de março, o Ministério das Comunicações concluirá os últimos ajustes para o lançamento do programa;· *Programa GESAC (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), que disponibiliza hoje acesso à Internet via satélite a 3.200 localidade se que estará atendendo, em 2005, a 4.400 localidades, podendo atingir até seis mil delas, beneficiando mais de cinco milhões de usuários;

*Casa Brasil tem estrutura modular que contempla um telecentro comunitário, uma rádio comunitária, um espaço multimídia, módulos de presença de órgãos do Governo Federal, e uma unidade bancária. Por meio do acesso coletivo e gratuito à sociedade, o governo vai implementar mil unidades, visando beneficiar basicamente as classes D e E.

*Celebração de Convênios é o quarto eixo fundamental, com estados e municípios, que permitirá a implementação de políticas públicas por meio da adesão ao Programa Brasileiro de Inclusão Digital e a elaboração de planos equivalentes nos âmbitos estaduais ou municipais, seguindo as diretrizes do Ministério das Comunicações. Cenário de crescimento – Também participaram da solenidade de abertura da Telexpo 2005 o deputado Federal e vice-presidente da Comissão de Comunicação, Ciência e Tecnologia da Câmara, Júlio Semeghini (PSDB-SP); o secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meireles (representando o governador Geraldo Alckmin); o secretário de Políticas de Informática e Automação do Ministério de Ciência e Tecnologia, Artur Pereira Nunes (representando o ministro Eduardo Campos); o secretário de Tecnologia Industrial do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Roberto Jaguaribe (representando o ministro Luiz Fernando Furlan); Rogério Santana dos Santos, do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão; Lígia Amorim, CEO da Advanstar (promotora da Telexpo); e Ruy de Salles Cunha, presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

O cenário é de grande expectativa de crescimento do setor de telecomunicações em 2005. Para Ruy Cunha, a previsão é de 26% de crescimento, com um faturamento de R$ 16 bilhões, e exportações superiores a US$ 1 bilhão de dólares, mesmo patamar de 2003, o que é um excelente resultado. A grande vedete do crescimento, segundo ele, estará por conta da banda larga, que deverá atingir 3,5 milhões de usuários, quase o dobro de usuários em dezembro de 2004.

No ano passado, de acordo com Ruy Cunha, houve um crescimento nominal de 51% da indústria do setor, fixado sobretudo pelo desempenho da telefonia celular, responsável pela produção e comercialização de mais de 40 milhões de aparelhos, dos quais 30 milhões ficaram no mercado interno.

O Congresso da Telexpo 2005 traz o tema “Telecomunicações e Tecnologia da Informação: Onde os Negócios Acontecem” e tem 37 painéis, divididos em 10 fóruns até 4 de março. Conta com 400 expositores e deve receber 45 mil profissionais do setor, segundo os organizadores.

A Anatel está presente com palestrantes em três painéis, que são os seguintes:

Dia 1º de março (hoje) – das 16h30 às 18h30

A Banda Larga Sem Fio já Chegou (Sessão Técnica T04, sala 3)

Palestrante: Francisco Carlos Giacomini Soares – gerente-geral de Certificação e

Engenharia do Espectro

Dia 2 de março (amanhã) – quarta-feira – das 13 às 15h

Expectativas das Redes Sem Fio (Painel P32, sala 3)

Palestrante: Cerminiano Sebastião Areas de Mello, gerente Operacional de

Regulamentação

Dia 2 de março (amanhã) – quarta-feira – das 16h30 às 18h30

Regulamentação: Alavancando o Crescimento Rumo à Sociedade da Informação

(Painel P44, sala 5)

Palestrante: José Leite Pereira Filho, conselheiro da Anatel.

Assessoria de Imprensa – Anatel


Fonte: Site Anatel
Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

  • MATÉRIA NA REVISTA TERRA SOBRE LANDELL DE MOURA.

 

Já está nas bancas a revista TERRA do mês de MARÇO/2005, Ano 13, Nº155, R$ 8,90, onde, nas páginas 64 a 69, está publicada a matéria com o título "SINTONIA DO ESQUECIMENTO, cem anos depois, o país começa a redescobrir o brasileiro que pode ter sido o inventor do rádio: LANDELL DE MOURA, o padre gaúcho que ainda projetou a televisão e previu as comunicações interplanetárias", por THIAGO MEDAGLIA.
 



Fonte: IVAN - PY3IDR

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

 

 

  • LANÇAMENTOS ORBITAIS PARA O MÊS DE MARÇO/2005.

 

O mês de Fevereiro de 2005 terminou com 5 lançamentos orbitais, o que representa um aumento de 2 lançamentos em relação ao mesmo mês de 2004, ficando no entanto abaixo da média de lançamentos até o mês de Fevereiro que é de 6,958 lançamentos orbitais. No total já foram realizados 334 lançamentos orbitais em Fevereiro o que corresponde a 7,643% do total de lançamentos orbitais que é de 4370.

Para o mês de Março estão previstos os seguintes lançamentos orbitais:

01 de Marçoo - 11K77 Zenit-3SL DM-SL (SL-18); Oc. Pacífico, Odyssey; XM-3
10 de Março - Atlas--5/431 (AV-004); Cabo Canaveral AFS, SLC-41; Inmarsat I-4-F1 (Inmarsat-4A)
18 de Março - Minotaur; Vandenberg AFB, SLC-8; XSS-11
25 de Março - 11A511FG Soyuz-FG/Fregat (011/007/ST-13); GIK-5 Baikonur, 17P32-6 (LC31 PU-6); Galaxy-14
31 de Março - 8K82K Proton-K DM-2M (410-09/16L); GIK-5 Baikonur; Ekspress-AM2
?? de Março - Falcon-1; Vandenberg AFB; TacSat-1; Celestis-04
?? de Março - Delta-4 Medium (4,2), Vandenberg AFB, SLC-6; NRO L-22
?? de Março - KT-1 Kaithuoze-1; Taiyuan; PS-2

 

Fonte: Boletim em Órbita

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

O espetacular avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação elevou a competitividade a níveis jamais imaginados, mas vem causando desequilíbrios estruturais nas corporações e provocando profundas e freqüentes mudanças nos ambientes corporativos.

Há pelo menos duas perspectivas a respeito dessas tecnologias: para alguns ela é considerada instrumento de emancipação dos indivíduos e das nações. Já para outros a perspectiva é oposta, isto é, a tecnologia será um instrumento de dominação e exclusão social.

Um fato indiscutivelmente aceito é que ela requer um nova cultura corporativa, isto é, uma cultura onde a matéria prima é o conhecimento e as relações entre os indivíduos passa a ser mediada pela tecnologia. É isso que vem sendo chamado de e-Culture, ou seja, uma cultura eletronicamente mediada.

A e-Culture traz em seu bojo três mudança fundamentais na forma que os profissionais passam a se relacionar com o mundo:

1. Percepção de espaço – O ambiente virtual se caracteriza por situação espacial diversa daquela que encontramos em ambientes presenciais. Trata-se de um espaço não físico, globalizado, sem contato face a face, no qual o profissional precisa aprender a se movimentar.

2. Noção de tempo – O ambiente virtual apresenta uma temporalidade multisíncrona que trás uma sensação de contigüidade sem simultaneidade que a maioria daqueles que se inicia on-line nunca experimentou antes. É uma outra temporalidade dentro da qual o profissional precisa aprender a se programar.

3. Forma de agir – No ambiente virtual a ação passa a ser mediada pela tecnologia. Mas a adaptação nesse ambiente vai além do mero adestramento técnico-operacional. Não é uma questão de aprender a navegar na internet ou de aprender a usar o e-mail. Mas de uma outra experiência em termos de sociabilidade, com intensa troca interpessoal e comunitária. Mais que auto-gestão, requer colaboração virtual.

Estas coordenadas temporais, espaciais e sociais definem uma outra ecologia corporativa à qual o profissional terá de se adaptar. Dessa forma a e-Culture requer um novo perfil de profissional. Um profissional flexível, de competências múltiplas, adaptabilidade para se adequar a novas situações, capaz de autogestão e de trabalhar em grupos pouco hierarquizados.

O desafio é entender como a e-Culture afeta esses “novos” profissionais e as corporações e desenvolver meios para transformar a tecnologia num diferencial competitivo significativo. Neste processo, uma serie de questões se colocam:

1. Pessoas distribuídas no espaço virtual precisam trabalhar como uma equipe. Mas, elas podem trabalhar tão bem como numa equipe tradicional?

2. O trabalho virtual pode contribuir para que o profissional se sinta deprimido ou solitário? Ou, então, que se torne um “workaholic” virtual alienado?

3. O e-mail é uma ferramenta poderosa, mas até que ponto ele pode se tornar um transtorno?

4. É possível, desejável ou necessário balancear o trabalho virtual com o trabalho real? A vida pessoal vai se amalgamar com a profissional?

5. Como coordenar equipes virtuais com pessoas (fisicamente distantes uma das outras) onde o líder ou o coordenador nunca viu e talvez nem nunca verá pessoalmente?

6. Algumas INTRANETS possuem milhões de paginas Web. Nem toda minha vida profissional na corporação seria suficiente para ler todas essas páginas. Como sobreviver profissionalmente nesse ambiente? Como encontrar aquilo que preciso sem perder coisas importantes? Como administrar o excesso de informações?

7. Como conviver com a velocidade das mudanças e com a pressão?

8. Como ser produtivo nesse ambiente?

São essas e outras questões que deverão ser respondidas por profissionais de Recursos Humanos e de Tecnologia de Informação para que a cultura das corporações, impactadas pelas novas tecnologias, sejam favoráveis a uma melhor qualidade de vida e a uma maior produtividade, o que resultará fatalmente em melhor nível de competitividade para aquelas organizações.

Claudio A. Minetto e Fernando Carvalho Lima
abrh@abrhnacional.org.br
 

 

Fonte: www.elancers.com.br

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

 

A estação especial K0KSU estará no ar do Kansas conjuntamente com Virgin Atlantic GlobalFlyer, em comeoração ao vôo solo de Steve Fossett, que saiu do Kansas em 28 de fevereiro. O aventureiro deverá retornar ao Kansas em 3 de março. Um  spokesperson da Kansas State University-Salina Amateur Radio Club disse a ARRL que K0KSU estará operando durante o dia somente em 20 e 15 metros em SSB (K0KSU já foi trabalhado em 14,259 megahertz). Serão enviados QSLs e o clube espera revitalizar a estação da Universidade com este evento.

 

Fonte:  Site ARRL

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

 

Açores / Azores [Portugal] (Archip., gr. Central – EU-175) – CU3-7:

CU2M (divers.), até 21Mar, 160-10m, CW. QSL via DL5AXX (dl5axx@qsl.net) [Ulf Ehrlich, Ilmenauerstr. 37, D-98704 – Graefinau-Angstedt, Deutschland/Germany]. Operadores: Ulrich-DL3OI, Diemo-DL4LQM, Ulf-DL5AXX, Thomas-DL5LYM e Frank-DL8WAA. Mais info: ubettin@san.rr.com (Ulrich) ; www.qsl.net/dl5axx ; www.qsl.net/dl5lym ou dl5lym@qsl.net ; http://dl8waa.de ou franl@dl8waa.de

Aland / Ahvenanmaa [Finland] (Archip. Aland Iss – EU-002) – OH0:

 

OH0Z (Ari-OH5DX), 26-27Mar no CQ WPX SSB, SO/SB(20 ou 15m). QSL via hc [Ari Korhonen, Kreetalank 9A1, 29200 – Harjavalta, Finland]. Mais info: oh5dx@sral.fi

 

Ameland [Netherland / Holand], (prov.NoordHolland/Friesland/Groningen – EU-038) – PA:

 

PA6WAD (Will-PE1OPM e Jeroen-NL12339), 07-14Mai, 80-10m, SSB e RTTY. QSL via NL 012339 [Jeroen Reijerkerk, PO Box 42, 4724 – ZG Wouw, Netherland/ Holand]. Mais info: http://home.hccnet.nl/stavik ou pe1opm@amsat.org (Tnx IOTW)

 

Antigua [Antigua & Barbuda] (Archip. – NA-100) – V2:

 

V25OWY (Bob-W4OWY) e V25OP (Mark-W9OP) ou V25/hc, 14-20Mar, 160-10m (ênfase 160-30m), SSB e CW. QSL via hc [Robert Fuss, 7712 Barkers Bend Dr., Murrayville – GA 30564-1755, USA ; Mark Michel, 1615 Oakridge Rd., Neenah – WI 54956, USA]. Mais info: bobfuss@bellsouth.net e w9op@athenet.net

 

Aore: Veja "Vanuatu".

 

Ardley [Chile] (AN-010) – CE9: - - MUITO RARA - - : Veja em ‘Atividade Polar’.

 

Aruba [Aruba-Netherland/Holanda] (SA-036) – P4:

 

P49MR (Martin-VE3MR), 18Nov-18Mai, 17/12/6m, ênfase SSB. QSL via hc [Martin Rosenthal, 4 Cachet Parkway, Markham-ON L6C 1G8, Canada].

 

P40W (John-W2GD), 23Fev-08Mar, inclui o ARRL DX SSB (05-06Mar), SO/AB/HP. Fora dos concursos opera mais 30/17/12m, CW. QSL via N2MM (n2mm@aol.com) [Carol Rochard, 22 Mill Rd., Shamong – NJ 08088, USA]. Mais info: w2gd@hotmail.com

 

P40A (John-KK9A), 05-06Mar no ARRL DX e 26-27Mar no CQ WPX SSB, SO/AB. QSL via WD9DZV (wd9dzv@arrl.net) [Timothy Garrity, 5407 W. Rosedale Ave., Chicago – IL 90646-6525, USA]. Mais info: www.qsl.net/kk9a ou kk9a@arrl.net

 

Ascención [UK] (AF-003) – ZD8:

 

ZD8AD Andy-G0JLX), 24Fev~21Mar, 1670-6m. Nos dias de semana opera no início da noite cerca de duas horas, mas nos finais de semana opera quanto pode. QSL via hc, bureau ou direto [Andy Digby, ladybird House - Albany Dr., Bishop’s Waltham – Hampshire SO32 1GE, UK]. Mais info: www.asel.demon.co.uk/g0jlx ou g0jlx@qsl.net

 

ZD8I (Ian-G8WVW), 31Mar/04-31Mar/06, residente 2 anos, 80-6m (exceto 30m), SSB e um pouco de modos digitais, opera por hobby, nas horas livres. Freqüências sugeridas: 3737 – 70777 – 14237 – 18137 – 21337 – 24937 – 28537 kHz. Pode operar visitando as Falklands. QSL – todos – via manager – seu Pai – G4LTI (g4lti@tiscali.co.uk) bureau ou direto [Mike Coverdale, 1a Halton Chase, Westhead - Ormskirk, Lancashire – L40 6JR, UK]. Dúvidas sobre QSL: qsl@zd8i.net Mais info: www.zd8i.net (Tnx EA5KY)

 

ZD8Z (Jim-N6TJ), 26-27Mar no CQ WPX SSB, SO/AB/HP. QSL via VE3HO (garthah@computan.on.ca) [Garth Hamilton, PO Box 1156, Fonthill-ON LOS 1EO, Canada]. Mais info: jim_neiger@xontech.com

 

Australia [Australia] (OC-001) – VK:

 

VK6KK (John-VK6HZ), 26-27Mar no CQ WPX SSB, SO/AB/HP. QSL via hc [John Ferrington, PO Box 230, Northbridge – WA – 6865, Australia]. Opera de Mt. Cahercon Farm em Morzawa-Western Australia. Mais info: jferrington@bigpond.com

 

Azores: Veja "Açores".

 

Bahamas (~100 ilhas, Grande Bahama – NA-001 e Pequena Bahama – NA-080) – C6:

 

C6ASB (Steve-AK0M) e C6ASC (Sandy-KC0RD), 13Fev-22Mar, 160-6m, mais CW e algum SSB e digitais, da ilha Eleuthera, Grande Bahama. QSL via AK0M (ak0m@arrl.net) [Stephen Sutterer, 1928 Continental Dr., Cedar Falls – IA 50613, USA]. Mais info: http://pages.cfu.net/~sjs/c6asb.htm

 

C6AWB (Bill-NE1B) e C6ANM (Tom), 24Fev-08Mar, 160-0.7m. Participam do ARRL DX SSB (05-06Mar). QSL via WA2IYO (pobaaber@hotmail.com) [Patricia Barber, 8 Stevens Dr., Hudson – NH 03051, USA]. Crédito para DXCC viável pelo LoTW. Mais info: ne1b@adelphia.net

 

C6A? (Club Shkola station, Ukrayne-UR4DWW), 05-06Mar no ARRL DX SSB, M/S. QSL via bureau. Mais info: yuriy2000ny@hotmail.com

 

C6A/K0NR (Bob), 06-12Mar, 40-10m, PSK31, SSB e FM (inclusive satélite), da ilha Abaco, Pequena Bahama (NA-080). QSL via hc [Robert Wite, 21060 Capella Dr., Monument – CO 80132, USA]. Bob é Coord. Técnico da ARRL - Seção Colorado. Mais info: www.rwitte.com ou k0nr@arrl.net

 

C6AWF (Dave-G4WFQ), 15-29Abr, 80-10m, CW, RTTY e algum SSB. Opera de Treasure Cay (Recife), ilha Abaco, Pequena Bahama (NA-080). Logs no LoTW. QSL via G3SWH (phil@g3swh@swh.demon.co.uk) [Phil Whitchurch, 21 Dickensons Grove, Congressbury – Bristol BS49 5HQ, UK]. Mais info: www.g4wfq.btinternet.co.uk ou g4wfq@arrl.net

 

Baltrum [Deutschland / Germany] (EU-047): veja "Niedersachsen".

 

Batz [France] (gr. reg. Bretagne-Nord Finistére – EU-105, DIFM MA-018) – F:

 

F5SGI (Jean-Marc), 30Abr-06Mai, 80-10m, ênfase CW e deve operar QRP. QSL via hc, bureau ou direto [Jean-Marc Idée, 24 rue Paul Bert, F-94160 – Saint Mande, France]. Mais info: f5sgi@tiscalli.fr

 

Bermuda [UK] (Archip. Bermuda Iss – NA-005) – VP9:

 

VP9/W6PH (Kurt), 05-06Mar no ARRL DX SSB. QSL via hc, só direto [Kurt Pauer, PO Box 754, Amherst – NH 03031, USA]. Mais info: w6ph@arrl.net

 

VP9I (VP9I DX Club), 24-27Mar, inclui CQ WPX SSB (26-27Mar), M/2. QSL via N1HRA (n1hra@cox.net) [William Champagne, 105 Main St., Ashaway – RI 02804, USA]. Operadores: Willy-W1HPH, Mat-WE1H, John-KO1H e Will-N1HRA. Fora do concurso operam VP9/hc (QSL via hc). Mais info: http://members.cos.net/n1hra ; rtfalconer1@verizon.net (W1HPH) ; we1h@arrl.net ; kd1ia@cox.net (KO1H)

 

Bioco / Fernando Pó [Equatorial Guinea / Guiné Equatorial] (AF-010) – 3C:

 

3CAK (Vlad), até ~30Abr, muito ativo em 20m ( 14200-14205 kHz), vários horários. Opera /mm do ferry-boat "Djibloho" na região de Malabo. QSL só direto [Vladimir Arseniev, Gagarina 14A - 1, 238530 - Zelenogradsk, Kaliningrad Obl., Russia].

OBS: Vlad não tem indicativo russo (russian homecall). Ele insiste que tem licença para operar UK2FAH (estação de clube/clubstation) e tenta obter indicativo pessoal na Guiné Equatorial e na Rússia. Faça contato, não envie o QSL e espere ver como ficará quando se esclarecer a situação.

 

Bogue Banks [USA] (NA-112): veja "Emerald / Bogue Banks".

 

Bonaire [Neth.Antil./Ant.Holand.] (Curaçáo e Bonaire – SA-006) – PJ1,4:

 

PJ4/PA3CNX (Peter), 23Fev-14Mar, 80-6m, SBB e CW, 100 + vert.ant. QSL via hc, bureau ou direto [Peter de Graaf, Julianaweg 25, 3603-AP – Maarssen, Netherland/ Holand]. Mais info: http://pa3cnx.pi4utc.net ou pa3cnx@wanadoo.nl (após a volta) (Tnx PA3CNX)

 

PJ4/DF7ZS (Helmut), 14-24Mar, 40/20m, SSB e RTTY, LP + ant. vert. QSL via hc, prefere via bureau, aceita direto [Helmut Mueller, Ginnheimer Stadtweg 158, D-60431 – Frankfurt, Deutschland/Germany]. Mais info: www.df7zs.de ou mueller@df7zs.de e df7zs@gmx.net

 

PJ4/DK9VZ (Wolfgang), 17-24Mar, 30/17/12m (Warc), CW, LP + ant.vert. QSL via hc, bureau ou direto [Wolfgang Schwarz, In den Bleichwiesen 7, D-65779 – Kelkheim, Deutschland/Germany]. Mais info: http://dk9vz.com ou dk9vz@darc.de (Tnx DF7ZS)

 

PJ4Y (divers.), 22-31Mar, inclui o CQ WPX SSB (26-27Mar), M/S. QSL via OM1KW (cernik@pmsreu.be) [Robert Cernik, Wolkrova 31, Bratislava – 85101, Slovakia]. Operadores: Robert-OM1KW, Roman-OM4KW, Norbet-OM6NM e Milan-OM1ATT. Mais info: om4kw@garacomp.sk ; moravansky@jfmed.uniba.sk (OM6NM) ; milanp@attplus.cz (OM1ATT) (Tnx OM1KW)

 

Veja também "Curaçáo".

 

Bornholm [Danmark] (EU-030) – OZ:

 

OZ/DJ4JI (Klaus), 05-10Mar, 80/40/20m, SSB, 400W. QSL via hc, prefere bureau mas aceita direto [Klaus Helmbrecht, Schuhhof 4, D-38640 – Goslar, Deutschland/Germany]. (Tnx ICPO)

 

Brehat [France] (gr. reg. Bretagne/Centre Cêtes D’Armor – EU-074) – F:

 

TM3OBI (Laurent-F5AEG e Frédéric-aguarda licença), 04-08Mai, 80-10m, SSB, RTTY e PSK31. Comemoram 30 anos da fusão entre as cidades alsacianas de Itterswille e Brehat. QSL via F5AEG [Laurent Eberner, 2 Rue des Merles, F-67114 – Exchau, France]. Mais info: f5aeg@evc.net

 

Cabo Verde / Cape Verde (AF-005) – D4:

 

D4B (Kazuhiro-AL5A), 05-06Mar no ARRL DX SSB, SO/HP; e 26-27Mar no CQ WPX SSB, SO/HP. QSL via K1BV (k1bv@earthlink.net) [Theodore Melinosky Jr., 12 Wells Woods Rd., Columbia – CT 06237-1525, USA]. Mais info: www.qsl.net/d44tt e http://cgi25.plala.or.jp/jh0mgj ou jh0mgj@rainbow.plala.or.jp (Hiro)

 

Calamian / Kalayaan [Phillipines / Filipinas] (Archip, OC-090): veja "Spratly".

 

Canárias / Canary Iss [España] (Archip. – AF-004) – EA8:

 

EA8AH (Pekka-OH1RY), 05-06Mar no ARRL DX SSB, SO/SB(40m),HP. QSL via EA8AH (o próprio Pekka, que pede seja enviado para a Finlândia, via hc) [Pekka Kolehmainen, Kisatie 10, FIN-21530 – Paimio, Finland]. Mais info: oh1ry@sral.fi ou pekka.kolehmainen@kunnallislehti.fi

 

EA8BH (Martti-OH2BH), 05-06Mar no ARRL DX SSB, SO/SB(20m),HP. QSL via EA8AH (mas o Manager Pekka pede seja enviado para a Finlândia, via OH1RY - oh1ry@sral.fi) [Pekka Kolehmainen, Kisatie 10, FIN-21530 – Paimio, Finland]. Mais info: oh2bh@sral.fi

 

EA8URL (URE-Las Palmas), 05-06Mar no ARRL DX SSB, M/?/LP. QSL via [U.R.E. Sección Las Palmas, Alferes Provisional s/nº, Las Palmas de Gran Canária, Islas Canárias - España/Spain] ou via EC8AUA [Edu V. Mateo, PO Box 753, 35080 – Las Palmas de Gran Canária, Islas Canárias – España/Spain]. Operadores: Dúnia(YL)-EC8ADU, Javi-EC4AEW, Oscar-EA4TD e Edu-EC8AUA. Mais info: www.qsl.net/ea8url ou ea8url@ure.es e ea8url@qsl.net (Tnx EC8AUA)

 

EA8ZS (divers.), 05-06Mar no ARRL DX SSB, M/S/HP. QSL via EA8ZS [Manuel de Aguilar, PO Box 102, 35450 – Sta. Maria de Guia, Islas Canárias - España]. Operadores: Manuel-EA8ZS, Pau-EA8ANE, Federico-EA8AZM, Eduardo-EA8BVX, Antonio-EA8BYM, Juan-EA8CAC, Marino-EA8DP, Severo-EA8NL e ??-EC8AYU. Mais info: ea8zs@jet.es

 

Chagos: veja "Diego Garcia".

 

Cho [Korea, South] (gr. região de Cholla-namdo – AS-060) – HL4:

 

DS4BHW (Kim), até 31Mar, 80-6m. QSL via bureau ou direto [Kim Pil-Ki, PO Box 27, Sunchon – 540-600, South Korea]. Mais info: ds4bhw@hanmail.net

 

Crete / Kriti [Greece] (ilha principal e satélites – EU-015) – SV9:

 

SV9FBM (Stelios), 26-27Mar no CQ WPX SSB, SO/AB/HP. QSL via hc, direto (não são aceitos IRCs; pede US$ 1 ou €1) [Stelios Aggelakis, PO Box 113, GR-72200 – Ierapetra, Kriti/Creta Is, Greece]. Mais info: www.qsl.net/sv9fbm ou sv9fbm@ier.forthnet.gr

 

Crozet [France] (Archip. Crozet Iss – AF-008; FRA-02) – FT*W:

 

FT5WJ (Jean-Paul-F5BU), 20Fev~21Mar, 40/20/15/10m (mais 20m, ~14278 kHz, diariamente após jantar: 1615-1830z; algumas vezes antes também: 1400-1515z), SSB, horas livres. Opera da ilha Possesión (DIFO FT009). Está nas ilhas Crozet a trabalho e não pode atender skeds. QSL via F4EGX [Nicolas Chatelain, 40 rue du Marechal Leclerc, F-67800 – Hoenheim, France]. Viaja com F4EGX. Mais info: http://f4egx.free.fr/cro.html e gendner@c-strasbourg.fr – Atualiz. 01Mar -- (Tnx F5NQL)

 

FT1WK (Nicolas-F4EGX), 20Fev-31Mar, 6/2/0,7m, FM, QRP, em horas livres. Faz QSO via satélite e tenta contato com a ISS (International Space Station). QSL via hc [Nicolas Chatelain, 40 rue du Marechal Leclerc, F-67800 – Hoenheim, France]. Viaja com F5BU. Mais info: http://f4egx.free.fr/cro.html. (Tnx F5NQL)

 

Cuba (NA-diversas) - CO:

 

T49C (R.C. Las Tunas), 05-06Mar no ARRL DX SSB, M/M. QSL via K8SIX (k8six@comcast.net), direto [Albert Bailey, 4151 Crocus Rd., Waterford – MI 48328, USA]. Operadores: Oscar-CO2OJ, Jorge-CO2II, Will-CO2UG, ??-CM2OY, Alberto-CM2CE, Bob-CM2KL e David-OK1DTP. Mais info: www.t49c.tripoll.com

 

CO3VK/4 (José Gamboa), 17 (0000z) - 20/Mar (2400z), 40/20m, possíveis outras bandas, pois José deve estar com mais 2 ou 3 operadores do grupo Charangas de Bejucal (veja mais em www.angerona.cult.cu), de uma das ilhas do grupo Isla de la Juventud (NA-056 – CO4). QSL via IZ8EBI (iz8ebi@email.it), prefere direto, aceita bureau [Giuseppe Gerace, PO Box 364, 87100 – Cosenza, Itália]. Mais info: http://xoomer.virgilio.it/iz8_ebi ou www.qsl.net/iz8ebi/co3vkINFO.htm (Tnx MDXC/ICPO)

 

Curaçáo (Bonaire e Curaçáo – SA-006) – PJ2:

 

PJ2T (Caribbean Contesting Consortium), 05-06Mar no ARRL DX SSB, M/2. QSL via N9AG (scottal@erinet.com) [Scott Lehman, PO Box 803, Greenville – OH 45331, USA]. Oper.: Jeff-K8ND, Geoff-W0CG, Martin-NW0L, Tom-AE9B e Jerry-WB9Z. Mais info: www.pj2t.org ou ghoward@kent.edu

 

PJ2T (Caribbean Contesting Consortium), 26-27Mar no CQ WPX SSB, M/S. QSL via N9AG (scottal@erinet.com) [Scott Lehman, PO Box 803, Greenville – OH 45331, USA]. Oper.: Helmut-DF7ZS, Wolfgang-DK9VZ. Operam PJ2/hc depois do concurso (QSL via hc, bureau ou direto). Mais info: www.pj2t.org ou ghoward@kent.edu ; www.df7zs.de ou mueller@df7zs.de ; http://dk9vz.com ou dk9vz@darc.de

 

PJ2/PA0VDV (Joeke), 26Fev-23Mar, HF. QSL via hc, bureau ou direto [Joeke Velde, Delleburen 1, Oldeberkoop – 8421 RP, Netherland/Holand]. Mais info: pa5vdv@planet.al

 

Veja também "Bonaire".

 

Cyprus (Eastern Sovereign Base – AS-004) – ZC:

 

ZC4CW (Geoff), residente, nas horas livres, mas muito ativo em contestes como ZC4T. QSL via LoTW ou G3AB (andy@g3ab.net) bureau ou direto [Andy Chadwick, 5 Thorpe Chase, Ripon – North Yorkshire HG4 1UA, England-UK]. Mais info: www.g3ab.net (Tnx G3AB)

 

Diego Garcia [Chagos-UK] (Archip Chagos – AF006) – VQ9:

 

VQ9LA (Larry-N0QM), Ago-Jul, 160-10m, diversos modos. Um ano trabalhando na região. QSL via hc, bureau (seis meses para responder) ou direto [Larry Arneson, PSC 466 Box 24 (DG-21 Annex 30), FPO – AP 96595-0024, USA]. Mais info: www.qsl.net/vq9la/index.html ou vq9la@yahoo.com

 

VQ9OG (Roger-W9ROG), 30Nov/04-31Dez/06, 80-10m, em horas livres (engajado nas US Air Force Security Forces). Sugere ouvir 7067 e 7088 kHz após 1930z; 15m SSB 1200-1400z; e 20m SSB após 1400z. Roger costuma participar de todos os contestes que pode e é "DX hunter". QSL via hc [Roger Callewaert Jr., PO Box 085722, Racine – WI 53408-5722, USA]. Mais info: w9rog@yahoo.com

 

Disuqi / Nelson [Egypt] (gr. delta rio Nilo e região do Sinai – AF-new) – SU8:

 

SU8IOTA (Hossam-SU1HM, Said-SU1SK, Tarek-SU2TA e Sayed-SU1SA), 23Abr-01Mai. QSL via SU1SK, só direto (não aceita IRC, mas pede "Green Stamp") [Said Kamel, PO Box 190, New Ramsis Center, Cairo – 11794, Egypt]. Mais info: www.qsl.net/su1sk ou su1sk@amsat.org (Tnx 425DX)

 

Dodecanese / Dodekanisos [Greece / Grécia]: veja "Kos".

 

Dominica (NA-101) – J7:

 

J73CCM (Lars-SM0CCM), 16Fev-14Mar, 160-6m, CW e RTTY e algum PSK e SSB. Deve operar alguns dias do Território Índio do Caribe como J70SWD (veja mais info em www.qrz.com/j70swd). QSL via hc prefere bureau, mas... [Lars Berg, Bandygrand 14, SE-178 36 – Ekero, Sweden]. Mais info: sm0ccm@spray.se

 

J75RZ (RZS R.C.-W2RZS), 23-29Mar, inclui o CQ WPX SSB (26-27Mar), HF, SSB. QSL via W2RZS, bureau, LoTW ou direto [RZS Am. Rad. Club, 37 Saw Mill River Rd., Hawthorne – NY 10532, USA]. Operadores: Bob-WB2NVR, Mike-WA2VQM, Bob-N2DVQ e Adam-N2DHH. Mais info: w2rzs@yahoo.com

 

Dominican Rep. / Hispaniola Is (NA-096) – HI:

 

HI3CCP (Constantino), 05-06Mar no ARRL DX SSB, SO/LP. QSL via ON4IQ (on4iq@pandora.be) [Johan Van der Velde, Goteringen 75, B-1755 – Gooik, Belgium]. Mais info: http://users.pandora.be/on4iq ou hi3ccp@hotmail.com (Tnx HI3CCP)

 

HI8/JA6WFM (Hiro), 05-06Mar no ARRL DX SSB, SO/SB(10m). QSL via JA6VU (ja6vu@theia.ocn.ne.jp) direto [Kano Masaaki, 712 Kagami-Machi, Yatsushirogun Kumamoto 869-4203, Nippon/Japan]. Mais info: www.h7.dion.ne.jp/~ja6wfm ou ja6wfm@jarl.com

 

Éfaté: Veja "Vanuatu".

 

Emerald / Bogue Banks [USA] (gr. W de North Carolina – NA-112) – W4:

 

WA2USA/4 (Dennis), 19Fev-05Mar. QSL via hc [Dennis Martin, 5577 Victoria Ct., Newburgh – IN 47630, USA]. Mais info: wa2usa@aol.com

 

England / Inglaterra (EU-005) – G,GM,GW:

 

G1A (Simon-M0CLW), 05-06Mar no ARRL DX SSB, SO/SB(20m). QSL via hc [Simon Pearson, 8 The Pastures, Dunstable LU6 2HL, UK]. Mais info: m0clw@ftml.net

 

Escócia: veja "Scotland/Escócia".

 

Fernando Pó [Equatorial Guinea / Guiné Equatorial] (AF-010) – 3C: veja "Bioco".

 

Gozo : veja "Malta" em ‘Especial e Comemorativo’.

 

Glorioso / Glorieuse [França] (Archip Glorieuses – AF-011) – FR(G):

 

TO4G?? (CDXC-Clipperton DX Club), 15Mai-01Jun, HF ênfase bandas baixas, CW, SSB e Digitais. QSL manager é Didier-F5OGL (f5ogl@free.fr), bureau ou direto [Didier Senmartin, POBox 7, F-53320 – Loiron, France]. Uma entre as seis antenas direcionais aponta para a América do Sul. Operadores inscritos: Didier-F5OGL (líder), Dany-F5CW, Fredy-F5IRO, Pascal-F5PTM, Christian-TZ6SA, Olivier-F1AKK, Jean-Luc-F5AEP, Vincent-F8UNF, Yves-F5MSR, David-F0CRS, Eric-F5JKK=FM5JC e Luc-FR5IZ. Site online: http://glorieuses2005.free.fr/index-fr.htm Mais info: glorioso.f5cw@wanadoo.fr (Dany) e f5ogl@free.fr (Didier) (Tnx F5CW/F5NQL)

O transporte não será mais gratuito, aumentando as despesas, assim agradecem doações/contribuições, coletivas e individuais. Contate Didier:  f5ogl@ckub-internet.fr

 

Greenland / Groenlândia (ilha principal e costeiras – NA-018) – OX:

 

OX/EA3EKS (Hector), 02-05Ago. QSL direto [Hector Guasch, PO Box 729, Tarragona – 43080, España]. Segue para a Islândia (veja "Iceland / Islândia"). Mais info: www.tinet.org/~hga ou hectorguasch@tinet.org

 

Grenada / Granada (NA-024) – J3:

 

J3/K5AND (Dick), J3/W7XU (Arliss) e J3/ON4IQ (Johan) [podem receber indicativo local], 23Jun-04Jul, 6m (pretendem dar ênfase a QSOs com norte da Europa). Aguardem notícias. Mais info: www.dkhanson.com ou k5and@adelphia.net ; w7xu@iw.net ; http://users.pandora.be/on4iq ou on4iq@telenet.be

 

Guadeloupe [France] (Archip.Guadeloupe – NA-102, DIFO FG001) – FG:

 

FG/F5CWU (Flo), 03-10Mar, 160-6m, CW, SSB, RTTY e PSK. Participa do ARRL DX SSB (05-06Mar), SO. QSL via hc [Flo Moudar, 25 rue du Castel Salis, F-37100 – Tours, France]. Mais info: http://perso.wanadoo.fr/f5cwu ou f5cwu@wanadoo.fr

 

FG/F6FXS (Pierre), 04-22Mar, 40-10m, só CW, 100W+ant.fio(wire), férias/holiday style. Ouça 7013, 10115, 14045, 18083, 21045, 24903 e 28045 kHz. QSL via hc, bureau ou direto [Pierre Gallo, parc de la Chartreuse Les Hibiscus, F-83000 – Toulon, France]. Mais info: pgmb83@wanadoo.fr (Tnx F5NQL)

 

FM/F5MNW (Guy), 10-24Abr, 160-10m, só CW. 100W + ant.vert. QSL via hc, bureau ou direto [Guy Guermond, 27 lot, Les Fourniers, F-83210 – La Farlede, France].

 

Guam:

 

NH2/AL5A (Kuro-JH0MGJ=AL5A), 18-20Mar, 40-10m, CW e SSB. QSL via hc japonês, bureau. Mais info: http://cgi25.plala.or.jp/jh0mgj ou jh0mgj@rainbow.plala.or.jp

 

Guernsey [UK] (gr. Guernsey Iss – EU-114) – GU,MU:

 

MU5RIC/p (Richard), 24-28Mar e MU2Z no CQ WPX SSB (26-27Mar), SO/AB/HP. Fora do concurso opera 160-10m, SSB. QSL via hc [Richard Brokenshaw, 12 Channel View Rd., Portland – Dorset DT5 2AY, UK]. Mais info: www.qsl.net/m5ric ou m5ric@g3sds.org.uk

 

Haiti / Hispaniola Is (NA-096) – HH:

 

HH4/K4QD (Jan) e HH4/K2AC (Koh), 21Fev-04Mar, 160-10m, SSB, CW e RTTY. QSL para K4QD via hc (k4qd@cfl.rr.com) [Jan Heise, 2471 Stratford Pointe Dr., West Melbourne – FL 32904-8056, USA]; QSL para K2AC via JA7AGO (ja7ago@jarl.com) [Takao Togashi, 1-4-48 Shogunno-Higashi, Akita – 011-0931, Nippon/Japan. Operam de St. Louis du Nord, na Missão Cristã do Noroeste do Haiti (Northwest Haiti Christian Mission). Mais info: k4qd@cfl.rr.com ou ja7kac@ham.mail.ne.jp (K2AC)

 

Hawaii / Havaí [USA] (Hawaii Iss – OC-019) – KH6,7:

 

KH6/K1HP (Yoshi-JE2EHP), 25-28Mar, 80-6m, CW e SSB. Opera da ilha Oahu (USI HI-008S). QSL via hc, bureau. Mais info: http://come.to/je2ehp ou je2ehp@jarl.com

 

Hopen [Norweg/Noruega] (EU-063) – JW: Veja "Swalbard".

 

Iceland / Islândia (ilha principal e costeiras – EU-021) – TF:

 

TF3CW (Sigurdur), 05-06Mar no ARRL DX SSB, SO/SB(20m). QSL via LX1NO

(www.qsl.net/lx1no) (não colocar indicativos/callsigns no envelope [N.Oberweis, 16 rue des Anemones, LU-8023 – Strassen, Luxembourg].

 

TF/EA3EKS (Hector), 06-13Ago. QSL direto [Hector Guasch, PO Box 729, Tarragona – 43080, España]. Mais info: www.tinet.org/~hga ou hectorguasch@tinet.org

 

Jersey (principal e satélites – EU-013) – GJ,MJ:

 

MJ/K8PT (Pete) e MJ/K3PLV (Craig), 09-16Mar, 160-6m (toda noite 160 e 80m), CW, SSB, RTTY e algum PSK31. Operam de Chanel Is. Aceitam skeds: CW ou RTTY k8pt@chartermi.net; para SSB e PSK31 crahill@adelphia.net QSL via hc [Peter Treml, 725 Magnetic St., Marquette – MI 49855, USA ; Craig Hill, 9801 Mark Rd., Erie – PA 16509, USA]. Mais info: kp8pt@arrl.net ou crahill@adelphia.net (Tnx K8PT)

 

GJ2A (Jersey A.R.Soc.-GJ3DVC), 26-27Mar no CQ WPX SSB, M/S. QSL via GJ3DVC direto [Jersey Am. Rad. Soc., PO Box 338, St. Helier, Jersey – Channel Iss]. Mais info: www.qsl.net/gj3dvc ou gj3dvc@eudoramail.com Operadores: Jun-OE1ZKC(JH4RHF), Frank-DL1WA e outros do clube DL0GTH. Fora do concurso Jun opera MJ0RHF (QSL via OE1ZKC direto [Jun Tanaka, PO Box 200, A-1400 – Vienna, Österreich/Áustria]). Fora do concurso os demais operam MJ/hc (QSL via hc). Mais info: www.qsl.net/jh4rhf ou jun@vienna.at e dl1wa@darc.de

 

Kaien: veja "Kinahan".

 

Kangean Iss [Indonesia] (OC-217) – YB3:

 

YE3K (pedido), final de março, inclui o CQ WPX SSB (26-27Mar), em preparação, 4 a 5 dias, 2 estações no ar, todas as bandas. O modo mais usado será SSB, com algum CW, RTTY e PSK. Operadores: YB3HBK, YB9BU, YC0IEM, IC3BDJ, YC3BX, YC3CC, YC3DE, YC3DIK, YC3IZK, YC3MM, YC9WZJ, YD3OZ e Marco-IV3NCC. QSL via IZ8CCW (iz8ccz@tin.it) [Antonio Cannataro, PO Box 360, 87100 – Cosneza – CS, Itália]. Mais info: www.mdxc.org/ye3k (Tnx IZ8CCW)

 

Kerguelén [France] (Archip. Kerguelen Iss – AF-048) – FT*X:

 

FT*X? (Microlite Penguins DX Team), 15Mar-02Abr. Líder: James Brooks-9V1YC. Mais info: http://home.pacific.net.sg/~jamesb ou jamesb@pacific.net.sg e n4gn@n4gn.com

 

Key West [USA] (grupo Florida Key – NA-062) – W4:

 

NK4AA (USCG Contest group) e N2NL (David), 24Mai/04-31Mai/05. QSL via N2NL, direto [David Mueller, 1125A Gilmore Dr., Key West – FL 33040, USA]. David responde cartões recebidos a cada dois meses. Mais info: www.n2nl.net

 

W4/DL3OCH (Bodo), 25Fev-06Mar, 40-10m, CW. Pretende ativar algumas ilhas próximas durante sua estada. QSL via hc, bureau ou direto [Bodo Frische, Erlenweg 2, D-75175 – Pfordzheim, Deutschland/Germany]. Mais info: www.qsl.net/dl3och ou dl3och@darc.de

 

Kinahan Iss / Kaien Iss [Canada] (gr. prov. British Columbia – NA-061) – VE7:

 

VE7JZ ("Steve"), 23Jan-30Abr, HF, nas horas livres. De uma das ilhas. QSL direto [John Pringle, 841 Summit Ave., Prince Rupert – BC V8J 2A2, Canada. (Tnx ICPO)

 

Kos [Greece] (gr. Dodecanese / Dodekanisos – EU-001) – SV5:

 

SV5/DJ7RJ ("Willi"), 27Fev-20Mar, 160-10m (ênfase 160-40m), CW e SSB. QSL via hc, direto [Manfred Przygode, Hoisdorfer Landstr. 50, D-22927 – Grosshansdorf, Deutschland/ Germany]. Mais info: dj7rj@t-online.de

 

Kure Atoll [USA] (Atol – OC-020) – KH7K:

 

K7C (divers.), 22/23Set-08Out, 160-6m, todos os modos, 4 estações. QSL manager: N4XP (n4xp@juno.com) [Samuel Harrell, K4TSJ-Dudley’s DX of NE Georgia, PO Box 1, Watkinsville – GA 30677, USA]. Operadores: Bob-KK6EK (líder), Garry-NI6T, Alan-AD6E, Mike-N6MZ, Ward-N0AX, John-N7CQQ, Charlie-W6KK, Franz-DJ9ZB, Max-I8NHJ, Alan-K6SRZ, Kathryn-K6DZL e mais dois ainda sendo escolhidos. Mais info: www.cordell.org ou kk6ek@cordell.org e qrz@ni6t.com e ad6e@inreach.com

 

Lastovo [Croácia] (EU 016): veja "Croácia" em ‘Faróis/Lighthouses’.

 

Luanda [Angola] (gr. prov. Zaire/Bengo/Luanda – AF-new) – D2:

 

D2AA (Bjorn-LA9IAA), até ~15Mai (inicial 01Jan-15Fev), 160/80/40/30m, ênfase CW. QSL via hc [Bjorn Gunnar Wickmann, Tutvedt, 3220 – Sandefjord, Norweg/ Norway]. Mais info: la9iaa@yahoo.no

 

D2U (João-CT1BFL) e D2DB (Durval-CU3BW), até 31Mar, todas as bandas e modos (inclusive digitais), mas só D2U opera CW. QSL – todos – via EA7JX (ea7jx@qslcard.org) [Rodrigo Herrera, PO Box 47, E-41310 – Brenes – Sevilla, España]. Mais info: www.qslcard.org (Tnx EA7JX)

 

Lunga: veja "Treshnish Iss".

 

Macquarie [Australia] (Archip. – AN-005) – VK0:

 

VK0MT (Dave), até 30Abr, a trabalho. Opera 160-2m, 100W e antena long wire, em horas livres (1000-1100z). QSL via JE1LET (je1let@jarl.com) prefere direto [Masahiro Otokozawa, 985-7 Kuno, Odawara – 250-0055, Nippon/Japan].

 

Madeira [Portugal] (Archip - AF-014) – CT3:

 

CT3/DL3KWR (Rosel) e CT3/DL3KWF (Hardy), 10-24Mar, ênfase 80m e 30/17/12m (WARC), CW, nas primeiras horas da noite (UTC+0). Pedidos de QSL para envio via bureau: dl3kwr@darc.de e dl3kwf@darc.de QSL via hc [Rosel Zenker ou Hardy Zenker, Kotkaring 1, D-17493 – Greifswald, Deutschland/Germany]. Mais info: veja e-mails.

 

Majuro Atoll [Marshall Iss Rep.] (grupo Ratak Chain – OC-029) – V7:

 

V73JY (Shigeo-JA1JQY), V73KJ (Hisashi-JA1KJW), V73HE (Yasumasa-JA1HEE) e V73OP (??-JI1FPO), 18-28Mar, 160-80m, CW, SSB e algum RTTY, em férias/holiday style. QSL peça orientação ao operador. Freqüências sugeridas:

CW : 1822, 3507, 7007, 10107, 14007, 18007, 21007, 24897 e 28007 kHz;

SSB: 3798, 7080, 14170, 18130, 21270, 24940 e 28470 kHz.

 

V73CS (Steve-N4TKP), residente até Ago/06, opera horas livres. QSL peça orientação [endereço original de N4TKP: Stephen Clarck, 3630 E. Gandy Rd., Bartow – FL 33830, USA]. Mais info: mercxx@aol.com

 

Malta: Veja "Malta", 9H2NCC (9H4DX), em ‘Especial & Comemorativo’.

 

Marabatua [Indonesia]: veja "Moresses Iss".

 

Marco [USA] (grupo SW da Florida – NA-052) – W4:

 

K5MI (Marco Is R.C., Joseph-KK9TT) e N1DL (Karl), 08Jul/04-31Dez/05, 40-10m, CW, SSB, PSK e algum RTTY. QSL via N1DL (www.n1dl.com ou n1dl@arrl.net) [Karl Geng, 695 Embassy Ct., Marco Is – FL 34145-6828, USA]. Mais info: www.marcoisland.org/n1dl.htm ou kk9tt@arrl.net

 

Martha’s Vineyard [USA] (gr. ilhas Sul estado MA – NA-046) – W1:

 

K1VSJ (Howard), 30-31Jul no IOTA Contest, SO/Mix/LP. QSL via hc Howard Bromberg, 21 Wingate Rd., Providence – RI 02906, USA]. Mais info: k1vsj@aol.com

 

Martinique [France] (NA-107) – FM,TO:

 

TO5A (Al-F5VHJ), 05-06Mar no ARRL DX SSB, SO/AB/HP. QSL via hc [Albert Crespo, Limousin, 47120 St. Astier de Sduras, France]. Mais info: f5vhj@wanadoo.fr

 

FM/F5TGR (Nicolas), 19Mar-01Abr, 40-10m, SSB e CW, 100W + ant.dipolos. QSL via hc, bureau ou direto [Nicolas Quennet, 8 bis Rue de la Marne, F-95220, France]. Mais info: f5tgr@tele2.fr

 

FM/DF5WA (Bert) e FM/DF7GB (Guenter), a partir de 08Abr, 160-6m, CW, SSB e Digitais. QSL via hc [Berthold Faisst, Hegelstr. 3, D-55122 – Mainz, Deutschland/ Germany ; Guenter Besetzny, Hermann-Loensstr. 2, D-55126 – Mainz, Deutschland/ Germany]. Mais info : faisst@freenet.de e df7gb@darc.de

 

Mauritius [Mauritius] (Archip. – AF-049) – 3B8:

 

3B8/IZ7ATN (Simon) e 3B8/IZ2DPX (Giovanni/"John"), 07-14Mar, 40-10m. QSL p/ 3B8/IZ2ATN via manager IZ0CKJ (iz0ckj@qsl.net) [Aléssio Roma, Via Sterparo 43, 03023 - Ceccano (FR), Itália]. QSL p/ 3B8/IZ2DPX via bureau, ou direto via manager IK2DUW (ik2duw@qsl.net) [Antonello Passarella, Via M. Gioia 6, 20051 – Limbiate – Milano, Itália]. Mais info: iz7atn@vodafone.it e www.qsl.net/ik2duw ou cddx@interfree.it

 

Mayotte [France] (Archip. – AF-027) – FH:

 

FH/F6AIG (Maurice), ativo em 20m, 1600-1630z. QSL via hc [Maurice Chapuis, Pimorin, F-39270 – Orgelet, France].

 

Miquelón [St.Pierre & Miquelón – France] (NA-032) – FP:

 

FP/K9OT (Paul) e FP/KB9LIE (Peg), 29Jul-07Ago, 80/40/30 em CW e 40/20/17m em SSB, podendo operar 160m e bandas altas se houver propagação. Participam do RSGB IOTA Cont (30-31Jul), SO e como PF/K9OT no CW NA QSO Party. QSL via hc, aceita bureau, mas prefere direto [Paul de Witte ou Peg Haese, 24262 County Rd. Q, Shullsburg – WI 5358, USA]. Não aceita e-QSL. Mais info: www.mhtc.net/~k9ot

 

Montserrat [UK] (NA-103) – VP2M:

 

VP2MDY (Art-N2NB), 24Fev-08Mar, 160-6m, diversos modos (ênfase PSK). Aceita skeds pelo e-mail ayrtraffic@earthlink.net QSL via hc [Arthur Blank, 91A Brooksite Dr., Smithtown – NY 11787-4456, USA]. Mais info: ayrtraffic@earthlink.net (Tnx N2NB)

 

Moresses Iss [Indonesia] (Archip, gr. Laut Kecil Iss – OC-new) – YB:

 

YB7M (Kadek-YB9BU), 09-14Mar, da ilha Marabatua. QSL via hc direto [Kadek Kariana, PO Box 106 – Singaraja, 81100 – Bali, Indonesia] ou via endereço do Mediterraneo DX Club. Mais info: www.mdxc.org/yb7m (Tnx IZ8CCW)

 

Nauru [Nauru] (OC-031) – C2:

 

C21DL (Dick-DJ2EH=C21DL), 24Fev-08Mar (segunda residência), 160-10m, CW e SSB. QSL via hc na Alemanha [Dieter Hornburger, Semmelgasse 7, D-96185 – Schoenbrunn, Deutschland/Germany].

 

Nelson [Egypt]: Veja : "Disuqi / Nelson".

 

New Zealand (ilha principal e satélites – OC-036) – ZL:

 

ZL1V (Motueka Cont. Club), 05-06Mar no ARRL DX SSB, SO/AB/HP. QSL via N3SL (www.qsl.net/n3sl/manager.htm e n3sl@arrl.net) [Steven Larson, 22 N Hidden Acres. Dr., Sioux City – IA 51108-8641, USA]. Operadores: Martin-VK7GN, Brian-ZL1AZE e Chris-ZL1CT. Mais info: www.qsl.net/zl1ct ou zl1ct@gm7v.com

 

ZL2JKY (Jakey-G3JKY), até ~15Mar, HF, mais CW, opera da ilha North. QSL via hc, bureau. Mais info: g3jky@onetel.net.uk (Tnx ICPO)

 

Niedersachsen [Deutschland / Germany / Alemanha] (grupo – EU-047) – DL:

 

DJ8OG (Mathias), 16-27Ago, 16-20Ago na ilha Spiekeroog (GIA N-08) e 20-27Ago na Baltrum (GIA N-06), ambas na mesma região. Opera 80/40/20/15/10m, SSB. QSL via hc, bureau ou direto. Mais info: www.qslnet.de/member/dj8og

 

Niue [New Zealand / Nova Zelândia] (OC-040) – ZK2:

 

ZK2ML (Murray-VE7HA), 07Fev~30Abr, participa dos ARRL DX SSB (05-06Mar) e CQ WPX SSB (26-27Mar). No ar também ZK2HA (Konomi - a Xtl), operando mais 20m, SSB QSL via hc [Murray Thomas Lycan, 401-9633 Manchester Dr., Barnaby – BC V3N 4Y9, Canada]. Mais info: http://members.shaw.ca/ve7ha/ham.htm ou ve7ha@arrl.net

 

Nuku’alofa (Arch.Tongatapu): veja "Tonga" em ‘Viagens e Expedições Marítimas’.

 

Pellworm [Deutschland / Germany] (gr. NW, estado de Schleswig-Holstein – EU-042) – DL:

 

DK7LX/p (Georg), 06-10Mar, 80/40/30/20 m CW e algum SSB. Ênfase em 80/40m para NA à noite local (UTC). QSL via bureau ou direto [Georg Knoess, Wilhelm-Leuschner-str. 6, D-61231 – Bad Nauhelm, Deutschland/Germany]. Mais info: dk7lx@darc.de

 

Penang/Pinang [Malaysia] (gr. região Penang – AS-015) – 9M2:

 

9M6/PA0RRS/2 (Rich), 27Fev-19Mar, está no fim de uma viagem pela região. QSL via bureau, mas prefere direto [Richard Smeets, Schoorveken 100, 5121NM – Rijen, Netherland/Holand]. Mais info: pa0rrs@qsl.net

 

Poel (EU-098): veja "Deutschland / Germany / Alemanha" em ‘Faróis/Lihthouses’.

 

Puerto Rico [USA] (Archip. – NA-099) – KP3,4:

 

WP3C (Alfredo), 05-06Mar no ARRL DX SSB, SO/SB(80m). QSL via W3HNK (w3hnk@aol.com) [Joseph Arcuri Jr, PO Box 73, Edgemont – PA 19028, USA]. Mais info: www.qsl.net/wp3c ou wp3c@usa.com

 

Rarotonga [New Zealand] (South Cook Archip – OC-013) – ZK1:

 

ZK1CG (Viktor), residente, 160m (~1840 khz, 1000-1015z) e 80 m (~3799,5, ~0600z). QSL [Viktor Rivera, PO Box 618, Rarotonga, Cook Islands]. Mais info: sales@computers.co.uk

 

Royale: veja "Salut".

 

Russell [Austrália] (gr. Sul, costa Sul estado de Queensland – OC-137) – VK4:

 

VK4HFO (Tim), 01Jan/05-01Jan/08 residente, início em 80 e 15m e após Mar/05 em 160-6m, todo os modos que puder, em horas livres. QSL direto [Tim Wright, 19 Hawthornden Dr., Russell Is – Queensland 4184, Australia]. Mais info: vk4hfo@yahoo.co.au (Tnx VK4HFO)

 

S. Martín: veja "St. Martín [France] – FS" e "St. Martín / Sint Maarten [Holanda] – PJ7".

 

Sable [Canada] (NA-063) – CY0:

 

CY0?? (Joe-W8GEX, Wayne-K8LEE e Phil-W9IXX), 24Jul-01Ago, inclui o IOTA Contest (30-31Jul), 160-6m, CW, SSB e Digitais. QSL via K8LEE (k8leewmm@aol.com) [Wayne McKenzie, 24800 Joylynn Dr., Lawrenceburg – IN 47025, USA]. Contribuições benvindas via Wayne McKenzie. Mais info: www2.go-concepts.com/~wb8xx/c6dxdec.htm (Joe) e w8gex@aol.com ou w9ixx@arrl.net

 

Saint / Santo : veja "St. ..."

Santa ...........: veja "Sta. ..."

San.. / São... : veja "S. ..."

 

Salut [France] (Archip., ilhas costeiras, Guyane Française – SA-020) – FY:

 

TO7C (Radio Club de Provins - F6KOP Team), 07-17Mar, 160-6m, CW, SSB, RTTY e PSK31, da ilha Royale (DIFO FY-008; WLOTA 0911), amanhecer às 0915z e anoitecer às 2200z. Podem operar de Farol na ilha. QSL via F9IE (f9ie@wanadoo.fr), bureau ou direto [Bernard Chereau, PO Box 211, F-85330 – Noirmoutier en Île, France]. Para facilitar o acesso há site online mostrando as tabelas de propagação: http://to7c.free.fr/traficfr.html Mais info no site online: http://to7c.free.fr (Tnx F5NQL)

Primeiro grupo de operadores chega dia 07Mar: Bernard-F9IE, Frank-F5TVG, John-F5VHQ=OE5TGL, Jean-Paul-F8BJI e Guenter-OE3GCU. A primeira transmissão está prevista para a noite de 07Mar. Segundo grupo de operadores chega 10Mar: Frank-F4AJQ, Jacquie(YL)-F6EGG, Bruno-F5AGB, Serge-F6AML e Mathieu-F5PED.

O Arquipélago Salut é composto pelas: Ilha do Diabo (temível colônia penal na Guiana Francesa entre 1852 e 1946), Ilha Royale e Ilha Saint-Joseph.

 

Sazan [Albania] (EU-169) – ZA:

 

ZA2? (divers.), 03-10Mai, inclui o ARI Internac. DX Cont.(07-08Mai). Operam todas as bandas e modos. Parte do grupo tenta ativar a ilha Sazan (EU-169). Aguardam os indicativos. Grupo formado por radioamadores do Mediterranean DX Club, Salento DX Group e colegas albaneses. Mais info: www.mdxc.org (Tnx IZ8CCW / IK7JWX)

 

Scotland / Escócia [UK] (EU-005) – G,GM,GW

 

GM3W (Wightownshire A.R.C, p/ Léo-W3LEO) no ARRL DX SSB (05-06Mar), mas é MM3LEO no CQ WPX SSB (26-27Mar). Opera de Portpatrick. QSL – todos – via hc, bureau W3 ou direto [Leo Boberschmidt, 3928 Denfeld Ct., Kensington – MD 20895, USA]. Mais info: lejapabo@erols.com

 

Seychelles (Archip. – AF-024) – S7:

 

S79JAG (Karl-OE3JAG), 22Jul-07Ago, 20-10m, CW, SSB, RTTY e PSK. Opera de Mahe. QSL via hc [Karl Jungwirth, Adalbert Stifter Str. 25, A-2232 – Deutsch Wagram, Österreich/Áustria]. Mais info: www.oe3jag.com ou karl@oe3jag.com

Freq. recomendadas:

CW: 14020 – 18070 – 21020 – 24890 – 28020 kKz;

SSB: 14190 – 18140 – 21190 – 24940 – 28190 kHz;

RTTY: 14080 – 18100 – 21080 – 24920 – 28080 kHz;

PSK: 14070 – 18100 –21070 – 24920 – 28070 kHz

 

Skyros [Greece] : veja "Greece / Grécia" em ‘Faróis / Lighthouses’.

 

Solitary Iss [Australia] (gr. Estado de New South Wales – OC-194) – VK:

 

VK4FW/p (Bill), nova data: 16-21Mar, HF, CW. Opera da ilha Little Solitary. QSL só direto [Bill Horner, PO Box 612, Childers – 4660, Australia]. Mais info: www.odxg.org ou vk4fw@westnet.com.au (Atualiz. 03Mar – VK4FW)

OBS: Não enviar para o antigo endereço em Nambour, divulgado por alguns boletins.

 

Spiekeroog [Deutschland / Germany / Alemanha] (EU-047): veja "Niedersachsen".

 

Spitsbergen [Norweg / Noruega] (EU-063) – JW: Veja "Svalbard".

 

Spratly / Kalayaan Iss [Phillipines / Filipinas] (Archip. – AS-051 ou OC-090) – DU:

 

DX0K (Kalayaan/Spratly Iss R.C.), até 15Mai, 160-6m, SSB, CW, PSK31, RTTY e SSTV (modos digitais serão mais usados durante mês de Abril). Operam da ilha Pag-Asa, mais à noite local (1200-2100z) com gerador; durante o dia claro só podem usar baterias. QSL via 4F2KWT (gilsan@digitelone.com) [Gilbert Lappay, PO Box 89, San Francisco City, La Union – 2500, Phillipines]. Oper.: Eddie-DU1EV, Nicky-DU1JXP, Mike-DU1MHX, Ed-4F1OZ, Gil-4F2KWT e Jun-4F3BA. Mais info: www.qsl.net/4f2kwt ou eddie@up.edu.ph ; du1jxp@qsl.net ; du1mhx@hotmail.com ; soriano.md@pacific.net.ph (4F1OZ) ; du3baa@yahoo.com (4F3BA) Foram ouvidos em CW (7014 – 14014 – 210140 – 28014 kHz) e SSB (7047 – 7057 – 7067 – 14 214 – 21214 – 28414 kHz).

 

St. Kilda (EU-059) – GM,MM:

 

GM/G0GRC (Grantham A.R.C.), 02-05Mai. Todo QSO automaticamente confirmado via bureau, mas se quiser direto envie seu QSL via G0RCI (g0rci@garc.org.uk) [Alan Gibson, 1 Oakleigh Rd. – Grantham, Lincolnshire NG31 7NN, UK]. Aguarde notícias. Mais info: www.garc.org.uk

 

St. Lúcia (NA-108) – J6:

 

J6? (divers.), 05-06Mar no ARRL DX SSB, M/2. Operadores: Joe-W4NF, Bill-W4RM, Charles-K5OF, Bob-K4RG, Larry-K0RI e Alejandro-KE4BUS. Mais info: john.omara@oakmgmt.com (Tnx W4NF)

 

J6/WB5ZAM (Bill), 20Mar-03Abr, HF, mais CW. QSL via hc, bureau ou direto [William Richards, 1815 Webster, San Angelo – TX 76901-2126, USA]. Não aceita e-QSL. Mais info: wb5zam@yahoo.com

 

St. Martín [France] (NA-105) – FS:

 

FS/KT8X (Dennis), 04-11Mar, 30-10m, estilo férias/holidays style. Participa do ARRL DX SSB (05-06Mar), SO. QSL prefere LoTW, mas estações DX podem enviar via bureau ou direto [Dennis Ward, 3100 Platt Place North, Ypsilanti – MI 48197, USA]. Mais info: dward@gmail.com

 

St. Martín / Sint Maarten [Netherland / Holanda] (NA-105) – PJ7:

 

PJ7/W8EB (Bil) e PJ7/W8DVC (Dorothy, Xtal), 14Fev-20Mar, 160-10m, SSB, CW e PSK31. Bil participa do ARRL DX SSB (veja abaixo PJ7B). QSL via W8EB (w8eb@aol.com) [William Blick, 4765 Meridian Rd., Laingsburg – MI 48848, USA]. Mais info: www.qsl.net/w8eb

 

PJ7B (Bil-W8EB e John Scott-VE1JS), 05-06Mar no ARRL DX SSB. QSL via W8EB (w8eb@aol.com) [William Blick, 4765 Meridian Rd., Laingsburg – MI 48848, USA]. Mais info: www.qsl.net/w8eb

 

St. Paul [Canada] (NA-094) – CY9:

 

CY9SS (divers.), 07Jun-07Jul, 160-2m (2 estações em HF, 2 em 6m e 1 em VHF), SSB, CW, WSJT-M e S-EME. QSL direto via VY2SS (robby@vy2ss.com) [Robert Robertson, 57 Tranquility Ln., Bloomfield C0B 1E0, Prince Edward Is, Canada]. Operadores: Robert-VY2RO, Grant-W1AIM, Jim-VE9WH, William-VY2LI, Justin-K9MU, Robert-VY2SS, Doug-VE1PZ, Glenn-VE9GJ, Lowell-VY2OX, Steve-VE2TKH e Dave-VA2DV. Mais info: www.cy9ss.com

 

St. Peter [Australia]: veja "Australia" em ‘Especial e Comemorativo’.

 

St. Pierre [St. Pierre & Miquelón]: Veja "Miquelón".

 

St. Simons [USA] (grupo estado da Georgia – NA-058) – W4 :

 

K8CQ (Jeff), residente 01Abr/01-31Dez/07, 40-6m, ênfase CW, 100W, horas livres e fins de semana/weekend quando a artrite permite. QSL [Jeffery Lackey, 100 Woodbrook Way, St. Simons Is – GA 31522, USA]. Mais info: k8cq@arrl.net

 

St. Vincent [St. Vincent & Grenadines] (NA-109) – J8:

 

J88DR (Dave-G3TBK), até 14Mar, 160-10m, CW e RTTY e algum SSB. Participa do ARRL DX SSB (05-06Mar) e RSGB Commnwealth CW (12-13Mar). Fora dos concursos opera 160-10m, CW, RTTY e algum SSB; escuta em 14165 e 18155 kHz, 1400-1700z, em SSB, para UK; durante a semana não opera 1200-2130z, mas depois de 2200z faz CW e RTTY nas bandas baixas. QSL via hc, bureau ou direto [David Cree, 24 Old Lincoln Rd., Caythorpe Grantham, Lincs NG32 3DF, England-UK]. (Tnx ICPO)

 

Summer Iss [UK] (Archip. – EU-092) – GM,MM:

 

MM0Q (Jim-MM0BQI), 29-31Jul, da ilha Tanera Mor (IOSA SC-10; SCOTIA CN-32), 80-10m (não 30/17/12m), CW e SSB. QSL via hc, bureau ou direto [Jim Martin, 3 Lismore Ave., Edinburgh EH8 7DW, Scotland]. Mais info: www.qsl.net/mm0bqi ou mm0bqi@thersgb.net (Tnx MM0BQI)

 

Svalbard [Norweg / Noruega] (Archip e região – EU-026, 027, 063) – JW:

 

JW5SNA (Viggo-LA4SNA), até ~31Mar. Opera da ilha Hopen (gr. ilhas satélites de Spitsbergen – EU-063). QSL via hc, "todos cartões serão respondidos", bureau ou direto [Viggo Jansen, Holtevelen 16, 1400 – Ski, Norweg/Norway]. Mais info: voj@jbv.no

 

JW/F8DVD (François), 04-10Abr, 160-10m, mais SSB, da ilha Spitsbergen (EU-026). Opera na Capital, Longyearbyen, do clube local de radioamadores. QSL via hc, bureau ou direto [François Bergez, 6 Rue de la Liberté, F-71000 – Macon, France]. Mais info: www.transpolair.com/destinations/spitsbergen/radio.htm ou f8dvd@qsl.net (Tnx F5NQL)

 

Swains [Samoa US] (OC-0200) – KH8: - - RARA - -

 

KH8SI (American Samoa R. Assoc.), 03-06Mar, 160-6m (freq. DX e IOTA), CW, SSB e RTTY, 4 estações (uma participa do ARRL DX SSB, 05-06Mar). QSL via VE3HO [Garth Hamilton, PO Box 1156, Fonthill – ON L0S 1E0, Canada]. Operadores: Kan-JA1BK, John-KH6/K1ER, Tet-AH7C=JH1JGX, Yuichi-JR2KDN, Paul-F6EXV, Jim-N9TK e Burt-W0RLX. Estações-piloto: AH8LG, WA2MOE, JE2EHP e KH6BZF. Mais info: www.swains-island.org (Tnx GazDX e F5NQL)

Freqüências sugeridas:

CW: 1822.5 - 3505 - 7005 - 10107 - 14025 - 18073 - 21025 - 24895 - 28025 – 50110;

SSB: 3795 – 7080 – 14195 – 18140 – 21295 – 24930 – 28495 – 50110 kHz;

RTTY: 14088 kHz. 9; (Tnx F5NQL)

 

Taiwan (ilha principal e costeiras – AS-020) – BV:

 

BW2/JA9BV (??) e BX2/JA3DYU (Massa), 18-23Mar, SSB e CW. Operam da cidade de Taipei/Taipé. QSL via hc; JA9BV só bureau; JA3DYU via bureau ou direto [Massa Dazai, PO Box 14 – Ikeda, Osaka, Nippon/Japan]. (Tnx JI6KVR)

Freqüências sugeridas:

CW: 3515 – 7014 – 14040 – 21040 kHz;

SSB: 3540 – 7040 – 14160 – 21160 hKz.

 

Tanera Mor: Veja "Summer Iss".

 

Texel [Netherland / Holand], (gr. prov. NoordHolland/Friesland/Groningen – EU-038) – PA:

 

PA/ON4AWT (Alfons), PA/ON6JK (Frans), PA/ON4CF (Hugo) e PA/ON2MS (??), 15-17Abr, 160-10m e talvez 6/2/0.7m, todos modos possíveis. QSL aguarde notícias. Mais info: www.qsl.net/on4awt ou alfons.wittoeck@pandora.be (ON4AWT) (Tnx HFDX)

 

Tobago: veja "Trinidad & Tobago".

 

Tonga: veja em ‘Viagens e Expedições Marítimas’.

 

Treshnish Iss [UK] (Archip. – EU-108) – GM,MM:

 

MM0BQI/p (Jim), 02-05Jun, 80-6m, CW e RTTY, ant.vert. e dipolos. Opera da ilha Lunga no inabitado arquipélado Treshnish. QSL via hc, bureau ou direto [Jim Martin, 3 Lismore Ave., Edinbourg EH8 7DW, Scotland – UK]. Cartões QSL da operação são doação do Hebridan Trust. Mais info: www.qsl.net/mm0bqi ou mm0bqi@thersgb.net

 

Trinidad & Tobago (Archip. – SA-011 & SA-009) – 9Y:

 

9Y4/YL2KL (Girts), 9Y4/YL2GM (Juris) e 9Y4/YL2LY (Arvis), 10Fev-27Mar, 160-10m, CW, SSB e RTTY, de Tobago (SA-009). QSL – todos - via YL2KL (yl2kl@apollo.lv) [Girts Budis, POP Box 19, LV-4035 – Ainazhi, Latvia/Letonia]. Logs online, freqüências etc em www.iral.lv/9Y4 Mais info: yl2kl@apollo.lv e yl2ly@apollo.lv

 

9YA (divers.), 05-06Mar no ARRL DX SSB, M/S. QSL via W3HNK (w3hnk@aol.com) [Joseph Arcuri Jr, PO Box 73, Edgemont – PA 19028, USA]. Operadores: Tomás-ZP5AZL, Jorge-CX6VM, Dale-N3BNA e outros. Mais info: alz@quanta.com.py (Tomás), cx6vm@adinet.com.uy dale.long@prodigy.net

 

9Y4W (Tomas-ZP5AZL, Jorge-CX6VM e Dale-N3BNA), 05-06Mar no ARRL DX SSB, SO/AB/HP, de Tobago (SA-009). QSL via W7EJ (jims@psws.com) [James Sullivan, 21060 Turner Ln., Hillboro – OR 97123, USA]. Mais info: www.df3cb.com/tobago ou azl@quanta.com.py (ZP5AZL) ; cx6vm.jorge@adinet.com.uy ; dale.long@prodigy.net

 

9Y4?? (Jaroslav-OM3TZZ), 26-27Mar no CQ WPX SSB, SO/AB/HP. QSL via hc [Jaroslav Jamrich, Gejzu Dusika 43, Trnava – 91708, Slovakia]. Mais info: jamrich@pmsreu.be

 

Turks ou Caicos [Turks & Caicos] (Archip. – NA-003; Archip. – NA-002) – VP5:

 

VP5H (Glenn-W0GJ), 05-06Mar no ARRL DX SSB. QSL via hc [Glenn Johnson, 207 Bear Creek Ln. NW, Bemidji – MN 56601, USA]. Mais info: w0gj@arrl.net

 

Tutuila [American Samoa] (OC-045) – KH8:

 

WH8/F6EXV (Paul), 07-19Mar, HF (nas freq. de DX), SSB e algum CW. QSL via hc, bureau ou direto [Paul Granger, 51 rue Marcel Sembat, 33130 – Begles, France]. Mais info: f6exv@wanadoo.fr

 

Unalaska [USA] (grupo das Fox Iss, mais de 14 ilhas – NA-059) – KL:

 

WL7CPA (Roger), até 31Dez06, residente em Duch Harbor. Aceita skeds: wl7cpa@yahoo.com QSL só direto [WL7CPA - Roger Lockwood, 68 Armstrong - Ap 3, PO Box 864, Unalaska – AK 9968500864, USA]. Mais info: www.geocities.com/wl7cpa (Tnx WL7CPA)

 

Utsira [Norweg/Noruega] (gr. região Sogn, Fjordane etc – EU-055) – LA:

 

LB8CA (Robin-ex.LA9PCA), 09set-01Jul, CW, algum SSB (em concursos e portátil). Opera com energia a hidrogênio e não pode ser muito ativo. ILHA RARA. QSL via hc [Kirkhus Robin, Fyrvokterboligen, 5547 – Utsira, Norweg/Norway]. Mais info: www.hydro.com/en/press_room/news/archive/2004_04/utsira_power_en.html

 

Vanuatu [Vanuatu] – YJ:

 

YJ/VE7YL (Elizabeth) e YJ/VK3DYL (Gwen), 02-19Mai, HF, CW e SSB, 100W; operam da capital Port Vila (na ilha Éfaté) e da ilha Aore (Novas Hébridas – OC-035). Seguem para Vava’u (veja). QSL via VK3DYL (vk3dyl@fhills.hotkey.net.au) bureau VK3 ou direto [Gwen Tilson, 3 Gould Crt., Mt Waverley – VIC 3149, Austrália]. Mais info: www.qsl.net/vk3dyl

 

Vava’u (Arch. Vava’u – OC-064): veja "Tonga" em ‘Viagens e Expedições Marítimas’.

 

Virgin Iss, British [UK] (Archip. – NA-023) – VP2V:

 

VP2V/DL7DF (Sigi), VP2V/DL7UFR (Frank) e VP2V/DL4WK (Wolf), 22Fev-09Mar, 160-6m (ênfase bandas baixas), SSB, CW e digitais; 3 estações (duas QRO/HP e uma 24 h). QSL via DL7DF (dl7df@t-online.de) [Siegfried Presch, Wilhelmsmuehlenweg 123, Berlin – D-12621, Deutschland/Germany]. Mais info: dl7df@aol.com ; dl7utr@darc.de ; dl4wk@t-online.de

 

Virgin Iss [USA] (Archip. – NA-106) – KP2:

 

WP2Z (Island Villa Cont. Club, por Tony-N2TK), 22Fev-08Mar, inclui o ARRL DX SSB (05-06Mar). QSL peça orientação [Anthony Kazmakites, 179 Windsor Rd., Fishkill – NY 12524, USA]. Mais info: www.qth.com/windwood ou n2tk@arrl.net

 

KP2/KL7JR (John), 04Out-30Abr, 80-10m (ênfase 20-10m). Veja plano de operação diariamente ~2100z, 14247 kHz. Opera da ilha St. Croix. E-mail para skeds: kl7jr@aol.com QSL via hc, direto [John Reisenauer Jr, PO Box 4001, West Richland – WA 99343, USA]. Mais info: www.eng.um.edu/~usi ou kl7jr@arrl.net

 

Vivara [Italia] (gr. região Campania – EU-031) – I*8:

 

IC8/IZ8CKS (Achille), IC8/IK8NTN (Salvatore) e IC8/IK8GDA (Andréa), 12-13Mar. Mais info: penna@libero.it (Achille) e ik8gda@libero.it (Tnx HFDX)

 

Wales / England [UK] (ilha Great Britain – EU-005) – G,GM,GW:

 

GW7X (Contest Cambria, p/ Steve-GW4BLE), 05-06Mar no ARRL DX SSB, SO/SB(15m). QSL via G3SQX (ed@g3sqx.net) [Edwin Taylor, 4 Oaklands Ave., Birmingham B17 9TU, UK]. Mais info: www.gw7x.org ; www.g3sqx.net e gw4ble@btconnect.com

 

Wight [UK]: Veja "England" em ‘Faróis/Lighthouses’.

 

Yoron [Nippon / Japan] (Amami Iss – AS-023) – JA3:

 

JA1AMP/p (Yoshiro), 20-21Mar, 80-10m, CW, SSB, RTTY, PSK e MFSK. QSL via bureau hc ou direto via JL3SIK (jl3sik@jarl.com) [Yoshiro Nishimura, Takemidai 4-2-6, Suita City, Osaka – 565-0863, Nippon/Japan].

 


 

Fonte: QTC DX PY2AA

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

 

 

 

 

Página 01

SEJA UM RADIOAMADOR E FAÇA PARTE DESTE MARAVILHOSO MUNDO !
 

Como receber o João Grisi – On Line ???

Olá turma, é simples, basta remeter seu email para jgrisi@terra.com.br e pronto está feito, você já está cadastrado e irá receber o João Grisi – On Line em sua caixa postal eletrônica gratuitamente.

 

www.py6cj.qsl.br

 

 

 

 

PY6CJ