JOÃO GRISI on line
  PY6CJ

 

      ANO II – Nº 124 – FEV / 2005

           INFORMATIVO ELETRÔNICO DE RADIOAMADORISMO

             RADIOAMADORISMO É INFORMAÇÃO, ENVIE SUA NOTÍCIA.

     www.py6cj.qsl.br

 

O tradicional Concurso Farroupilha 2005 será realizado nas seguintes datas:

  CW - HF        -   10 e 11 de setembro
  Fonia - VHF -   10 e 11 de setembro (apenas no RS)
  Fonia - HF    -   17 e 18 de setembro
 
Dentro de mais algumas semanas será divulgado o regulamento e demais
informações sobre o Concurso Farroupilha 2005.

 Participe e incentive os seus amigos a fazerem parte desta grande festa do
radioamadorismo brasileiro.
 


Fonte : Paulo - PY3PAC
             PXPY Clube de Caxias do Sul
             Comissão Organizadora do Concurso Farroupilha
 
Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ

 

No dia 25 de abril de 2005 o PXPY Clube de Caxias do Sul completará 25 anos de serviços prestados ao radioamadorismo e à comunidade, irmanando radioamadores e operadores da faixa do cidadão.

A festa em comemoração aos 25 anos será realizada no dia 17 de abril, domingo, com um grande churrasco em local a ser definido.  O PXPY Clube de Caxias do Sul e seus integrantes, fazem antecipadamente, um convite aos radioamadores e da faixa do cidadão para que venham festejar juntos os 25 anos do PXPY Clube.

Parabenizamos aos colegas e amigos do PXPY Clube de Caxias do Sul, por mais este aniversário e pelos valiosos serviços prestados à comunidade e ao radioamadorismo brasileiro - João Grisi - PY6CJ.
 

Fonte:  Paulo - PY3PAC
                          Presidente do  PXPY Clube de Caxias do Sul

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ

 

 

Recebemos e-mail do amigo Lauro Lima, PY6LA, nos transcrevendo correspondência recebida de Alda Niemeyer, PP5ASN, relatando sobre o fascinante "Território da Paz - Morokulien".

 

"Caro Lima - PY6 LA,

isto é só para você ter uma amostra do temperamento e do espírito aventureiro da "Vovó Alda", bruxa e incansável Radioamadora, hoje com 85 anos de idade.

 

73' amigo extensivo à família

 

Alda Niemeyer - PP5 ASN

aldas@terra.com.br

Blumenau - SC 31/01/2005"

 

====================================================================

                                                                 

Radioamadorismo em Morokulien

 

 

                                                                                                               Heinz Prange-DK8GH*

 

"Morokulien é um "Território da paz", diretamente localizado na divisa entre Noruega e Suécia. Morokulien não é somente um ponto atrativo para turismo, também é um paraíso de férias para Radioamadores.

 

A estação de Radioamador é tecnicamente muito bem equipada e pode ser trabalhada por todos os Radioamadores do mundo. É só apresentar a licença (ou a fotocópia autenticada) no posto da alfândega da Suécia, quando pega a chave do chalezinho, em que fica a Estação e, depois na partida, pagar uma contribuição. O chalezinho pode ser alugado, para passar férias com a família; tem lugar para 6 a 8 pessoas. Só que a reserva deve ser feita com muita antecedência com Enar - SM4IM. Se procura Morokulien no mapa, para passar suas férias, seguem aqui algumas dicas: o locador da Estação é J069CW. As coordenadas do local são 59 55' 52,5" North e 12 14' 28,7" East. Pode-se orientar de maneira diferente também: Morokulien fica 111 km distante de Oslo e 427 km longe de Estocolmo.  Morokulien é um território de 6 hectares na divisa da Noruega e da Suécia. Cada país cedeu uma parte de suas terras para formar este Estado.

 

A Estação de Radioamador.

 

A Estação para Radioamadores em Morokulien já foi montada em 30 de julho de 1968, pelo LA5LG, Memorial Found da Norwegian Radio Relay League (NRRL).

 

Este fundo tem a meta de formar e ajudar Radioamadores, portadores de deficiência física. Sobre isto falo mais adiante. A Estação fica no chalezinho que hoje, com toda mobília e instalações, é mantida pela ARIM (Amateur Radio In Morokulien).

 

A casinha fica bem na divisa dos dois países, por isto são trabalhados os dois indicativos: LG5 LG para a Noruega e SJ9 WL para a Suécia.

 

Isto é todo especial, é único. Porque o prefixo LG não foi concedido para nenhuma estação da Noruega e, o prefixo SJ para nenhuma estação da Suécia. Não é de se espantar, pois, se às vezes, trabalhando estes indicativos, se traz um Pile Up. Heinz, DK8 GH já viveu esta situação várias vezes. E, por serem indicativos tão especiais, muitos Radioamadores nem se importam que Morokulien não conta como um país novo para o DXCC. Além disso é relativamente fácil trabalhar o Morokulien -AWARD.

 

AWARD e BORGARBREV.

 

Ajudamos o Helpfound para Radioamadores deficientes físicos da Noruega e da Suécia. Para estações-DX basta um contato com os dois indicativos de chamada em dias diferentes. Nem precisa esperar receber os cartões QSL’s. E só enviar um extrato de log e a taxa de 50 Coroas norueguesas: para PY 3 ou 4 IRC’s. Contam todos os contatos desde 1968. Independente destes contatos podemos ajudar o Helpfound adquirindo o BORGARBREV (Citizien Certificat). É só pedir este diploma, enviando 150 Coroas noruegueses e o devido selo de correio. (Do Brasil em IRC’s).

 

UFB EQUIPADO.

 

A estação é equipada com um transceiver de ondas curtas, Automatic-Antentuner, Mike, manipulador e RTTY para 2 m e 70cm Band. Com a chave a antena TH6, Trap-Dipole é para todas as bandas, em 40 m e 80 m, podemos escolher.

 

O Th6-Beam está colocado em um mastro de 24 metros de altura. Enar-SM4 IM avisou ao Heinz - DK8 GH que está planejado um mastro mais alto, dependendo só de uma permissão. Desta forma vamos ter melhores condições, suponho, na minha próxima visita e trabalhar melhor as Estações de Radioamadores do Brasil.

 

OPERADOR DK8GH EM 2000 e 2001.

 

No ano 2000 anotei ao todo 275 contatos com LG6 LG no log. Entre eles o PYI BL e o PP5 VB. Entre os 233 QSO’s de SJ9 WL anotei apenas PP2/DL3 SEZ. No ano 2001 a coisa mudou. Em 353 QSO’s com LG5 LG alcancei no Brasil PP2/DL3 SEZ, PP5 ZBH e PP5 ASN, e em 481 QSO’s com SJ9 WL contactei PT2 NJ, PY5 NW, PP5 ZBH , PP5 ASN e PB7 JOS.

 

Naturalmente vou ficar muito feliz em reencontrar estas Estações e mais outras durante as minhas próximas férias em Morokulien.

 

Lendo este artigo agora, vocês viram seus Beam’s para esta direção em agosto 2002. QSL- Manager para os dois calls é SM5 DJZ.  O endereço dele pode ser achado em http://www.qrz.com - ou na Homepage da ARIM. Lembrem-se, por favor, no envio dos QSL’s que "All income goes to the handicapped and disable peopel, so one or two extra IRCs are most wellcome" - Isto significa que o Helpfound ajuda formar e manter Radioamadores com deficiência física, para abrir a eles a janela para o mundo. Que possibilidade maravilhosa.

 

O MONUMENTO DA PAZ.

 

Este monumento foi erguido em 1914, por ocasião dos 100 anos de paz entre os paises-irmãos, bem na divisa da Noruega e Suécia. Ao mesmo tempo foi estabelecido um território de 6 hectares, doado por cada país uma parte - hoje o País da Paz Morokulien. O Monumento tem a altura de 18 metros e é de granito da região de Idefjord. São duas colunas maciças, montadas num forte pedestal. Na ponta de cima dois homens se dão as mãos, cercadas de frutas e espigas de trigo, simbolizando a paz entre irmãos.

 

- No pedestal lemos, de um lado, as palavras: "Guerra entre os irmãos escandinavos é impossível"

- No outro lado, diz em língua norueguesa e sueca: "Amigos da paz da Noruega e da Suécia ergueram este monumento no ano 1914 em agradecimento aos 100 anos de Paz."

 

Coletas em ambos os países financiaram esta obra, ajudada por órgãos governamentais suecos e noruegueses.

 

BANDEIRA PRÓPRIA E GRANDE CENTRO INFORMATIVO.

 

Em 1959, Estações de Rádio e Televisão escolheram este território para transmissões sobre o assunto "Refugiados do Mundo inteiro". Com isto, Morokulien se tomou conhecido e recebeu também uma bandeira própria. O nome Morokulien se deu das duas palavras "moro" em norueguês e, "kuf' em suéco, que têm o mesmo significado: "alegria". Desta forma se expressa a alegria da paz . O mastro com a bandeira foi colocado em um canteiro de flores que forma um relógio de sol em que, em dias de sol, a sombra do mastro indica as horas.

 

No Info Center o Turista recebe prospectos e brochuras, catálogos e informações sobre tudo que este pequeno país oferece. Um teatro ao ar livre é muito visitado, onde são apresentadas peças históricas e outras apresentações.

 

Existe um pequeno museu e curiosidade são as pedras que marcam as divisas. Todas individualmente feitas por artistas dos dois países, por isto nem um é igual ao outro. O visitante, às vezes, só acha estas pedras, quando é chamado à atenção. Um deles é uma espécie de "caixa econômica" para doações, fechado com uma grande fechadura. O Info Center fica no limite dos dois países, e a divisa passa por meio da porta de entrada.

 

 

AVISO À PARTE:

 

A Estação de Morokulien vai estar ocupada por Radioamadores já antes de agosto, nos dias 13 e 14 de julho por DL5 AIA; e de 22 até 28 de julho podem achar DL8 MUG, trabalhando os indicativos.

 

BOA SORTE.

 

Indicações:

(1) http//www.east.no/priv/la7tia/arim/

(2) http//www.east.no/priv/la7tia/arim/engarm.htm

     Button Citisen Certificate.

 

Estiveram em Modokulien no período de 27 de Julho a 10 de Agosto de 2004:

 

DK8 GH   -  Heinz Prange

DK8 DY   -  Heinz Marboff

PP5 ASN  -  Alda Niemeyer

 

operando LG5 LG e SJ9 WL, os indicativos da Estação de Morokulien. Foram feitos 1.015 contatos em inglês, alemão e em português.

 

O país Morokulien é maravilhoso! – afirma PP5ASN, Alda.

 

*Heinz Prange DK8 GH é redator da revista do Museu de Radioamadorismo (AFM-Nachrichten) e dono da Editora DEBRAS, que lançou o livro de Hamilton Almeida "O outro lado da Telecomunicação a Saga do Padre Landell" e o livro "S O S Enchente - Um Vale Pede Socorro" em alemão, na Alemanha".

 

 

Fonte:Lauro Lima - PY6LA

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

  • RÁDIO ENLACE DA RÁDIO NODERLAND FAZ PARCERIA COM AMIGOS DE LA ONDA CORTA DA RÁDIO EXTERIOR DA ESPANHA.

A Radio Enlace da Rádio Nederland e Amigos de la Onda Corta de Rádio Exterior da Espanha se unem em cooperação: Uma vez a cada 4 ou 5 semanas haverá um programa conjunto sobre os meios de comunicação em Madrid e Hilversum.

O primeiro destes programas especiais aconteceu no dia 28 de janeiro de 2005, tendo os seguintes destaques:

* Programa especial nos estúdios de REE e RNWO com Informe especial sobre Vídeo games na Espanha.

* O panorama audiovisual espanhol está mudando graças a tecnologia digital.

* Entrevista com José Zepeda sobre o III Encontro Internacional do Rádio no México de 4 a 6 de maio de 2005.

 

Fonte: Site SRDX

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

A tripulação da missão STS-114 visitou o Centro Espacial Kennedy (KSC - Kennedy Space Center) para efetuar o teste de interface da tripulação com o seu equipamento (CEIT - Crew Equipment Interface Test). Antes da realização de cada vôo, as tripulações participam de testes no CEIT para um treino manual e de adaptação/familiarização ao hardware de vôo. A tripulação efetuou uma inspeção do seu veículo verificando o sistema de proteção térmica TPS (Thermal Protection System).

Nas instalações de processamento da estação espacial SSPL (Space Station Processing Facility) continuam os trabalhos preparatórios para a instalação das cremalheiras no módulo MPLM (Multi-Purpose Logistics Module) Raffaello. Estas cremalheiras irão suportar os contentores de abastecimento que incluem alimentos, roupas e peças suplentes.

A janela disponível para o lançamento do Discovery, a 17ª missão com destino à ISS, abre-se no dia 12 de Maio de 2005 e encerra no dia 3 de Junho de 2005. A tripulação da missão STS-114 é composta pelos astronautas Eileen Marie Collins (4); James McNeal Kelly (2); Soichi Noguchi (1); Stephen Kern Robinson (3); Andrew Sydney Withiel Thomas (4); Wendy Barrien Lawrence (3) e Charles J. Camarda (1).
 


Fonte: Boletim em Órbita
Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

  • THE HAM IT UP FOR THE TROOPS.

 

Os radioamadores e os clubes de radioamadores dos Estados Unidos irão fazer o "Ham It Up for the Troops" no dia 28 de maio durante o Second Annual Amateur Radio Military Appreciation Day.

ARMAD é um dia quando todos os radioamadores e clubes de radioamadorismo worldwide são convidados a instalarem-se em praça pública para permitir que a população profira via rádio palavras de agradecimentos e expressem a sua admiração aos membros das forças militares de coalizão. Os radioamadores instalam-se em centros comerciais, shoppings , parques, hospitais, etc, permitindo assim com que a população possa transmitir via seus rádios para as tropas.

Este ano, os radioamadores participarão de diversos estados -- Florida, Califórnia, Washington, Ohio, Michigan, Louisiana, Colorado, Texas, Carolina norte e sul , dentre outros. Os operadores de diversos países são também convidados à participar, incluindo a Austrália, Grecia, Kuwait, Inglaterra, e os membros do The Iraq Amateur Radio Club.

Fonte: www.southgatearc.org

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

 

 

  • MOTOROLA E SKYPE JUNTAM FORÇAS.

 

A Motorola e Skype anunciaram a intenção em trabalhar juntas, fornecendo maiores opcões de conectividades. A Skype tem mais de 25 milhões de usuários registrados.

A aliança explorará oportunidades em ambas as companhias. Pela Motorola a mobilidade das tecnologias avançadas, dispositivos e  acessórios móveis e  pela Skype a rica ferramenta de comunicação de voz.

 

Fonte: www.southgatearc.org

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

 

Iremos transcrever texto retirado do site da Labre DF, onde de maneira clara, PT2GTI, Stuckert, informa o que realmente o radioamador brasileiro irá pagar:

"O Presidente da Labre-DF , PT2GTI Stuckert , esteve pessoalmente com o responsável pela Gerencia Geral do Serviço Privado, Ivan Ribeiro, onde pacientemente nos deu a devida explicação.
A guia de Recolhimento da União-GRU – deverá ser utilizada para pagamento da PPDESS, traduzido para Preço Público pelo Direito de Exploração de Serviços de Telecomunicações , consoante o disposto no art. 48, da Lei número 9478, de 16 de julho de 1997, combinado com o Regulamento aprovado pela Resolução número 386, de 3 de novembro de 2004, relativo ao Serviço no nosso caso Radioamador.
Vamos ler aqui o Art. 48 da Lei Geral de Telecomunicações de 16 de julho de 1997.
Art. 48 – A concessão, permissão ou ----autorização,- esta última que é nosso caso,- para exploração de serviços de telecomunicações é de uso de radiofreqüência, para qualquer serviço, será sempre feita a titulo oneroso, ficando autorizada a cobrança do respectivo preço nas condições estabelecidas nesta Lei e na regulamentação, constituindo o produto da arrecadação receita do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações
No nosso caso é uma taxa simbólica, R$ 20,00(vinte reais) para Serviço de Radioamador bem como Serviço de Rádio Cidadão, os mesmos R$ 20,00 (vinte reais).
Somente a titulo de curiosidade preços da adaptação, consolidação ou transferência do Serviço de Telecomunicações para Serviço Telefônico Fixo Comutado ao uso do público em geral, é R$ 9.000,00 ( nove mil reais).
São cobrados também para Serviço Móvel Pessoal, Serviço Móvel Global por Satélite, Serviço avançado de Mensagens, Serviço de TV a Cabo, Serviço Especial de TV por assinatura, Serviço de Comunicação Multimídia, Serviço Limitado Especializado, Serviço de Rede Especializado, Serviço de Circuito Especializado e outros.
Na resolução número 386 de 03 de novembro de 2004 da Anatel.
Aprova o Regulamento de Cobrança de Preço Público pelo Direito de Exploração de Serviços de Telecomunicações e – aí esta a incompreensão gerada – este “e” ... pelo Direito de Exploração de Satélite. Este último caso não nos afeta. Que fique bem claro estamos excluídos.
No Capítulo III
Da Aplicação]
Art. 3º - O presente Regulamento aplica-se às pessoas físicas e jurídicas que obtenham:
O que nos alcança é a expressão:
I- autorização para exploração de serviços de telecomunicações prestados no regime privado: Grifo nosso.
II- Direito de Exploração de Satélite: Não é o nosso caso.
Capitulo IV
Art. 5° A autorização para exploração de serviços de telecomunicações será sempre feita a título oneroso, mediante o pagamento de preço público pelo direito de exploração de serviços de telecomunicações, observados os valores constantes do Anexo I.
Exemplo já falado anteriormente dos valores simbólicos no nosso caso e o da faixa do cidadão. Repito os R$ 20,00 (vinte reais).
Estamos detalhando este assunto para que não nos reste dúvidas.
Capítulo VI
Das Condições de Pagamento do Preço Público
Art. 17. Para os Serviços de Radioamador, Rádio do Cidadão, Móvel Marítimo, Móvel Aeronáutico e Limitado Privado de Estações Itinerantes, o valor a ser pago, correspondente ao preço público, é devido no momento da primeira emissão da Licença de Funcionamento de Estação, que é o instrumento que formaliza a autorização para execução desses serviços.
Art. 22. A Agência deve notificar as seguintes entidades para efetuarem o pagamento do preço público, em conformidade com as disposições deste Regulamento.
I- As autorizadas de serviços de telecomunicações, cujos atos de autorização tenham sido expedidos entre 17 de julho de 1997 e a data de publicação deste Regulamento no Diário Oficial da União.
Explicação nossa:

O colega radioamador que já tenha a autorização para usar o serviço, antes de 17 de julho de 1997,não pagara a tal taxa .
No nosso caso todos se lembram, é de dez em dez anos. E por causa daquele “e” mau explicado onde se leu Direito de Exploração de Serviços de Telecomunicações e...... Direito de Exploração de Satélite. Este último não nos afeta. Onde foi formada a confusão.
Estamos de posse da Resolução número386 de 3 de novembro de 2004, assinada pelo Presidente do Conselho da Anatel, Pedro Jaime Ziller de Araújo, para consulta de qualquer radioamador".
 

 

Fonte: Site Labre DF

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

 

Após à Reunião do Conselho Diretor da Labre, ocorrida em Natal, ficou deliberado o rateio entre as administrações estaduais conforme Oficio 001/DE/2005 transcrito abaixo:

 

 

"Brasília, 17 de janeiro de 2004.

Ofício Circular 001/DE/2005

 

Da Diretoria Executiva da LABRE

Aos Srs. Presidentes de Conselho e

               Presidentes das Administrações Estaduais

Assunto: Rateio de Despesas

 

Prezados Senhores,

 

            Reportamo-nos à reunião do Conselho Diretor da LABRE, ocorrida no período de 25 a 27 de novembro de 2004 na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, cujas despesas, conforme o Inciso XIII do Artigo 13º do Estatuto da LABRE, devem ser rateadas entre as Administrações Estaduais em proporcionalidade aos votos de cada uma.

 

            Tendo sido o montante das despesas de R$ 398,00 (trezentos e noventa e oito reais), que dividido pela somatória dos 56 votos das Administrações Estaduais, resulta na quota de R$ 7,10 (vinte e oito reais e sessenta centavos) por voto.

 

            Portanto, os valores a serem encaminhados para a LABRE NACIONAL são os seguintes:

 

a)      LABRE com 2 (dois) votos: AL, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PE, PB, PI, RJ, RN, RS, SC e SE, cada uma no valor de R$ 14,21 (quatorze reais e vinte e um centavos);

b)      LABRE com 8 (oito) votos: PR e SP, cada uma no valor de R$ 56,85 (cinqüenta e seis reais e oitenta e cinco centavos).

 

            Muito agradecemos aos Senhores Presidentes de Conselhos Estaduais e Presidentes das Administrações Estaduais no sentido de pronto atendimento à remessa dos respectivos valores, momento em que aproveitamos da oportunidade para renovar a todos nossos votos de saúde, paz e harmonia, apresentando as nossas mais efusivas

 

            Saudações labreanas, 

 

Antonio Carlos Dias da Silva – PT2BX

Diretor Executivo"

 

 

Fonte: Site Labre Central

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

 

"O deputado federal Robson Tuma (PFL/SP) tomou posse como novo membro do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. A cerimônia foi realizada nessa terça-feira, dia 15, na sede do órgão regulador, em Brasília, com a presença do presidente da Agência, substituto, Elifas Chaves Gurgel do Amaral. Robson Tuma será um dos representantes da Câmara dos Deputados no colegiado e vai ocupar a vaga aberta com a saída do também deputado Gilberto Kassab (PFL/SP), que deixou o Conselho em 25 de maio de 2004, para se candidatar à vice-prefeito de São Paulo. Tuma permanecerá no Conselho até 16 de fevereiro de 2006, em complemento ao mandato de Kassab.

A reunião marcou também a despedida dos conselheiros Luiz Alberto Garcia, que exercia a presidência do Conselho Consultivo, e Eduardo Felipe Ohana, representantes, respectivamente, das entidades de classe das prestadoras de serviços de telecomunicações e da Câmara dos Deputados. Os mandatos de ambos terminam nesta quarta-feira, 16. Com a saída de Garcia, a presidência do colegiado será ocupada temporariamente por Eustáquio Juvêncio de Lacerda. Um novo presidente será escolhido na reunião de abril.

Antes da posse, os integrantes do Conselho Consultivo assistiram três palestras. A primeira, com o tema “A Interferência do Uso do Celular na Navegação Aérea”, ministrada por Sandro Aparecido Baldacim, do Centro Tecnológico Aeroespacial, e por Eduardo de Castro Faustino Coelho e Adilson Antunes, ambos da Embraer. A segunda palestra tratou do “Serviço de Comunicação Eletrônica de Massa por Assinatura (SCEMa): Consulta Pública nº 575, de 05 de novembro de 2004” e foi ministrada por Maria Lúcia Ricci Bardi, gerente de Regulamentação e Planejamento Técnicoeconômico da Superintendência de Serviços de Comunicação de Massa (SCM). A última palestra, ministrada por Maria Zulene Farias Timbó, chefe da Auditoria Interna da Agência, e por Newton Ferreira da Silva Marques, gerente-geral de Planejamento, Orçamento e Finanças da Superintendência de Administração-Geral (SAD), teve como tema “Apreciação do Relatório da Auditoria: concessão de passagens e diárias”.

Na próxima reunião do Conselho, prevista para março, tomará posse Luiz Fernando Concon Liñares, outro representante da Câmara dos Deputados, com mandato até 16 de fevereiro de 2008. Ele substituirá o conselheiro Eduardo Felipe Ohana, que também expira o seu mandato nesta quarta. Ainda não foram indicados representantes para quatro vagas: uma das entidades de classe das prestadoras de serviços de telecomunicações, uma das entidades representativas da sociedade, uma das entidades representativas dos usuários e uma do Senado Federal.

Assessoria de Imprensa – Anatel"

 

 

Fonte: Site Anatel

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

 

O ouvidor da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, Aristóteles dos Santos, recebeu na manhã desta quinta-feira, 17, dois membros da Secretaria Nacional de Telecomunicações do Equador (Senatel) – Patrícia Estrella e Petrônio Ruales Saltos – para a troca de informações e experiências sobre o setor de telecomunicações de cada país.

O encontro contou ainda com a participação de Patrícia Barros, coordenadora geral de Políticas e Relações de Consumo do Departamento Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça. Na reunião também foi apresentado o funcionamento da Ouvidoria, sua interação com a sociedade, bem como a diferença entre a Ouvidoria e a Assessoria de Relações com o Usuário (ARU).

Na quarta-feira, 16, a delegação manteve contato com a Assessoria de Relações com o Usuário (ARU), onde recebeu amplas explicações da chefe da ARU, Rúbia Marize de Araújo, sobre a atuação da Agência nas questões relacionadas com a defesa do consumidor. Patrícia Estrella e Petrônio Ruales Saltos manifestaram o propósito de manterem contato com a ARU para a realização de benchmark entre órgãos reguladores sobre a atuação das empresas. Os visitantes conheceram, depois, a Central de Atendimento.

A delegação permanece no Brasil até essa sexta-feira, 18, quando, com o mesmo objetivo, visitará o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e outros órgãos de defesa do consumidor, incluindo o Procon-DF.

Assessoria de Imprensa – Anatel

 

 

Fonte: Site Anatel

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

 

 

The Peter I DXpedition foi adiada para 2006 em virtude de atrasos. A nova embarcação The Cavendish Sea só chegou no domingo, o que projetou uma saída de Ushuaia somente na segunda feira, atrasando totalmente todo o cronograma da expedição.

Fonte: www.southgatearc.org

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

 

 

 

 

Página 01

SEJA UM RADIOAMADOR E FAÇA PARTE DESTE MARAVILHOSO MUNDO !
 

Como receber o João Grisi – On Line ???

Olá turma, é simples, basta remeter seu email para jgrisi@terra.com.br e pronto está feito, você já está cadastrado e irá receber o João Grisi – On Line em sua caixa postal eletrônica gratuitamente.

 

www.py6cj.qsl.br

 

 

 

 

PY6CJ