JOÃO GRISI on line
  PY6CJ

 

      ANO II – Nº 122 – FEV / 2005

           INFORMATIVO ELETRÔNICO DE RADIOAMADORISMO

             RADIOAMADORISMO É INFORMAÇÃO, ENVIE SUA NOTÍCIA.

     www.py6cj.qsl.br

 

O Departamento em Português da CRI divulgou, no programa "Encontro da CRI" de 7 de janeiro último, os nomes dos melhores ouvintes daquele departamento referente ao ano de 2004. Já por vários anos a Rádio Internacional da China faz essa sincera homenagem.

Eis a lista:
-Sérgio Agripino Crispim de Souza (Brasil)
-Alberto Hidemburgo Fetter (Brasil)
-Manoel Nogueira (Brasil)
-Cláudio de Oliveira Carvalho (Brasil)
-Marcelino do Nascimento (Brasil)
-Joaquim Ramos Ribeiro (Portugal)
-Antonio Machado (Angola)

Estes ouvintes também receberão brindes da emissora chinesa. Parabéns aos mesmos por tanta dedicação as Ondas Curtas Internacionais.

 

Fonte: Site SRDXC.

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ

 

Durante os testes realizados no satélite NOAA-N na Base Aérea de Vandenberg, Califórnia, foi detectada uma alteração de freqüência que se localizava fora dos intervalos especificados. Esta alteração foi detectada num dos quatro transmissores de banda-S do satélite. O desvio detectado significava que as estações de rastreio no solo teriam dificuldade em localizar o sinal do NOAA-N. Quando este parâmetro foi pela última vez medido em Dezembro de 2004, os valores de freqüência eram normais o que leva os técnicos e engenheiros a terem uma análise detalhada para determinar o porquê desta ocorrência. Os resultados irão determinar se o transmissor necessita de ser removido e substituído, ou se deverão existir receios em relação ao funcionamento dos restantes transmissores. Estas unidades não são de fácil acesso e torna-se assim necessário proceder um adiamento por tempo ainda indeterminado do lançamento.

NO SLC-2 (Space Launch Complex-2) os preparativos do foguete Delta-2 decorrem sem problemas. O denominado "First Stage Liquid Oxygem 'LOX' Leak Check" que estava originalmente previsto para ter lugar esta semana, foi adiado devido ao adiamento do lançamento.

Após o lançamento o satélite NOAA-N será rebaptizado com a designação NOAA-18 e irá proporcionar medições da superfície terrestre e da atmosfera que serão utilizadas para os modelos das previsões atmosféricas.  Cada dia o satélite deverá enviar dados para os computadores da estação NOAA-CDA (NOAA Comand and Data Acquisition), adicionando informação vital para os modelos de previsão atmosférica, especialmente sobre os oceanos, onde os dados convencionais são escassos.

O satélite será entregue à NOAA pela NASA após a finalização do seu estado em órbita terrestre. O Centro Espacial Goddard da NASA, Maryland, é o responsável pela gerência do projeto. O satélite foi construído para a NASA pela Lockheed Martin Space Systems Company. O foguete Delta-2 é fornecido pela Boeing Expendable Launch Systems Company. A direção do lançamento é da responsabilidade o Programa de Lançamentos do Centro Espacial Kennedy da NASA.

Fonte:  Site Boletim em Órbita.

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ

 

 

Icom UK Ltd, the radio communications specialist, anunciou que Icom América Inc. fechou  um contrato multimilionário com o exército dos Estados Unidos para venda de  transceptores de UHF -  IC-F43GS.
Estes transceptores serão usados pelos soldados para comunicações em campo. O rádio Icom IC-F43GS está sendo fornecido como parte de um pacote, que inclui headsets, encryption modules e outros acessórios, atendendo as exigências do exército dos E. U.. Os rádios foram testados pelo laboratório do exército antes que uma recomendação de compra fosse feita.

O contrato é para aquisição de 20.000 rádios e acessórios num valor total de U$40 milhões.

Fonte: www.southgatearc.org

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

  • THE PETER I DXPEDITION.

     

Os membros da equipe da The Peter I Dxpedition começaram sua longa viagem five-week na segunda-feira, 7 de fevereiro. O último mês esteve cheio de mudanças last-minute. O barco original não ficou pronto a tempo atrasando  quatro meses. Após alguns contatos via telefone, foi contratada uma embarcação offshore de nome Cavendish Sea.  Também foi contratado um outro helicóptero com um piloto muito experiente.

A expedição saiu de Ushuaia, Argentina na sexta-feira, 11 de fevereiro e dependendo das condições do tempo e do mar, espera-se estar em Peter I entre os dias 17 e 18 de fevereiro. The Peter I DXPedition estará no gelo por duas semanas e com esperanças de efetuarem 100.000 contatos.

Maiores detalhes no site: www.peterone.com

Fonte: www.southgatearc.org

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

Conforme a Portaria Ministerial 101/82, transmissores, receptores e amplificadores lineares do Serviço de Radioamador produzidos antes de 31 de dezembro de 1982 estão dispensados de Homologação/Certificação.

Sem ter fonte fidedigna de consulta no ato da Fiscalização, os fiscais da Anatel têm lacrado indevidamente equipamentos que se enquadram nesta situação.

Graças às recentes negociações entre Anatel e Labre, a Agência irá aceitar como oficial uma Lista de Equipamentos produzidos antes de 31/12/1982, baseada no grande acervo de revistas especializadas da Labre catalogadas em sua biblioteca. Esta lista será usada pelos fiscais da Agência no momento da fiscalização evitando as lacrações indevidas.

A CAFSR irá checar as datas de fabricação e dar suporte aos colegas para que em conjunto, e dividindo as despesas, possam regularizar a situação desses equipamentos pelo Procedimento Simplificado de Homologação/Certificação atualmente em vigor pelo acordo Labre / Anatel ao custo de R$ 200,00 (duzentos reais) por equipamento.

Vale lembrar que a CAFSR está monitorando de perto a tramitação na Câmara Federal do Projeto de Lei n° 1543/03 de autoria do Deputado Íris Simões, que prevê a isenção de taxas para Homologação e Certificação de Equipamentos dos Serviços de Radioamador e Radiocidadão. O referido projeto já recebeu parecer favorável do Relator da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara Federal, Deputado Eduardo Cunha, no dia 12 de maio de 2004.
 

Fonte: Site Labre SP
Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

  • 22.º ENCONTRO DA RODADA ENCONTRO DE AMIGOS.

 

Será realizado nos dias 11, 12 e 13 de Março de 2005, na cidade de Poços de Caldas/MG, o 22.º ENCONTRO DA RODADA ENCONTRO DE AMIGOS. O evento será realizado no Pálace Hotel, Praça Pedro Sanches s/n.

Programação

11/03 Sexta Feira

 A partir das 14:00 horas, entrega dos crachás, camisetas, Cd do Gea, livreco, etc 19:00/21:00 horas: Jantar

12/03 Sábado

07:00/10:00 horas: Café da Manhã

08:30 horas: City Tour pelos pontos turísticos e de compras de artesanato, cristais, doces, queijos, etc, visita ao Cristo, pedra balão e outros,  em micro ônibus, com duração de três horas e meia

12:00/14:00 horas: Almoço

15:30/18:30 horas: Reunião: Apresentação do pessoal, entregas de medalhas, diplomas, troféus, entrega dos prêmios pelos patrocinadores aos ganhadores dos sorteios mensais, tribuna livre, escolha da cidade para o próximo encontro, etc.

19:00 horas: Noite de Gala

Jantar, seguido do tradicional baile e sorteio de brindes para todos os presentes.

14/03 Domingo

07:00/09:00 horas: Café da Manhã

Piscinas Sulfurosas, jogos, saunas, etc.

12:00/14:00 horas: Almoço


Fonte: Site PY2GEA

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

 

 

  • LISTAS DAS DXPEDITION MAIS QUERIDAS NO RADIOAMADORISMO.

 

De acordo com os resultados 2004 publicados em janeiro/fevereiro pelo The DX Magazine, North Korea (P5) está em primeiro lugar na lista das "mais-queridas"  DXers' para o DXCC. O número dois da lista são as Ilhas Andaman e Nicobar (VU4).  No terceiro lugar está o recife de Scarborough (BS7), no quarto Lakshadweep (VU7) e no quinto Yemen (7O). Uma DXpedition para este mês na Ilha de Peter é o sexto colocado (Ý/P).

 

Fonte: Site ARRL

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

A diretoria da ARRL DXCC aprovou a operação da Ilha de Chesterfield (TX9), datada de outubro de 2004 para o crédito do DXCC.

 

Fonte: Site ARRL

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

 

  • REGULAMENTOS SOBRE CONDIÇÕES DE USO DE RADIOFREQÜÊNCIAS VÃO A CONSULTA.

 

A Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 10, as Consultas Públicas nº 593 e nº 594 que tratam, respectivamente, de propostas de Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências na Faixa de 2.500 MHz a 2.690 MHz e de Alteração do Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências nas Faixas de 3,5 GHz. As duas Consultas foram anunciadas pelo Conselheiro José Leite Pereira Filho em entrevista coletiva concedida esta tarde, na sede da Agência, em Brasília.

Segundo a proposta de Regulamento para as Faixas de 2.500 MHz a 2.690 Mhz, fica mantido o atual uso da faixa de 2,5 GHz, com o espaçamento de canais segmentado em passos de 6 MHz, a utilização de tecnologia analógica ou digital e o acesso à Internet como Serviço de Valor Adicionado (SVA), atualmente prestado por operadoras de TV por Assinatura em MMDS (Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal), mas limitado a seus assinantes. Por outro lado, a proposta inova ao introduzir uma tabela para uso exclusivo digital com segmentação em passos de 5 MHz. Segundo Leite, tal medida é ideal para a digitalização e acompanha a tendência mundial no uso da faixa e abre espaço a aplicações para inclusão digital.

O regulamento também destina a subfaixa de radiofreqüências de 2.500 MHz a 2.520 MHz e de 2.570 MHz a 2.640 MHz ao Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) e ao MMDS, para uso em caráter primário. A destinação dos 90 MHz possibilitará às operadoras de MMDS o aumento do número de canais e a oferta de acesso à Internet, como prestadora de SCM, a usuários não assinantes de sua programação de TV. “O equipamento que ela poderá utilizar é basicamente o mesmo tanto para comunicação de dados como para imagem”, explicou.

A proposta ainda determina que não sejam mais expedidas autorizações de uso de radiofreqüências na subfaixa de 2.170 MHz a 2.182 MHz para sistemas MMDS. O documento cancela a destinação da subfaixa para o mesmo serviço, em caráter primário, e mantém as autorizações existentes até o vencimento de cada uma delas.

 

3,5 GHz

 

Também em Consulta desde esta quinta-feira, a proposta de Alteração do Regulamento sobre Condições de Uso de Radiofreqüências nas Faixas de 3,5 GHz atende à demanda do mercado por uma maior quantidade de canais múltiplos de 1,75 MHz em substituição aos blocos de 5 MHz, também disponíveis mas pouco utilizados por sistemas de acesso sem fio na faixa de radiofreqüências de 3.400 Mhz a 3.600 MHz.

Contribuições às duas consultas devem ser devidamente fundamentadas e encaminhadas à Anatel por meio do Sistema Interativo de Acompanhamento de Consulta Pública, disponível no Portal da Agência (www.anatel.gov.br), na Internet, até as 23h59 do dia 28 de março de 2005. Manifestações por carta (endereço abaixo), fax (61 - 2312 2002) e correio eletrônico (bilbioteca@anatel.gov.br) serão recebidas até as 18h do dia 23 de março.

Assessoria de Imprensa – Anatel

 

Fonte: Site Anatel

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

  • REVISÃO DO REGIMENTO INTERNO DA ANATEL VAI A CONSULTA PÚBLICA.

 

O Conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel José Leite Pereira Filho anunciou na tarde desta quinta-feira, 10, a abertura da Consulta Pública nº 594 que debaterá com a sociedade, até o dia 6 de março, a Proposta de Revisão do Regimento Interno da Agência. O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira e receberá contribuições por meio eletrônico, carta e fax. A revisão do Regimento visa ao aprimoramento do desempenho organizacional da Anatel e propõe a criação de 10 superintendências: Gestão de Modelo Regulatório, Gestão Econômica da Prestação, Habilitação, Controle de Obrigações, Relações com Prestadoras, Defesa dos Direitos dos Usuários, Recursos Escassos, Fiscalização, Gestão Interna e Administração e Finanças. Elas substituirão a atual estrutura, formada pelas superintendências de Serviços Públicos, de Serviços Privados, de Comunicação de Massa, de Universalização, de Radiofreqüência e Fiscalização e de Administração Geral, em um prazo de até 180 dias.

USUÁRIO

As mudanças concebidas objetivam não apenas o melhor desempenho organizacional da Anatel, mas também a agilização do atendimento ao usuário dos serviços de telecomunicações. Segundo Leite, a Superintendência de Defesa dos Direitos dos Usuários foi desenhada especificamente para cuidar das reclamações que chegam à Agência. “Ela vai receber e resolver a reclamação do usuário, em vez de espalhar a solicitação pelas superintendências da Agência”, explicou. Atualmente, a Assessoria de Relações com Usuários envia a reclamação do usuário à superintendência relacionada ao serviço.

Além da reestruturação das superintendências, estão previstas medidas que alteram procedimentos relacionados a aberturas de processos administrativos, entre outras mudanças. A partir da reestruturação, a decisão da abertura de um Procedimento de Apuração por Descumprimento de Obrigação (Pado) não será mais do fiscal em campo, mas da superintendência responsável pelo processo.

Contribuições à Consulta nº 595 devem ser devidamente fundamentadas e encaminhadas à Anatel por meio do Sistema Interativo de Acompanhamento de Consulta Pública, disponível no Portal da Agência (www.anatel.gov.br), na Internet, até as 23h59 do dia 6 de março. Manifestações por carta (endereço abaixo), fax (61 - 2312 2002) e correio eletrônico (bilbioteca@anatel.gov.br ) serão recebidas até as 18h do dia 2 de março.

Assessoria de Imprensa – Anatel

 

Fonte: Site Anatel

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

 

 

 

 

Página 01

SEJA UM RADIOAMADOR E FAÇA PARTE DESTE MARAVILHOSO MUNDO !
 

Como receber o João Grisi – On Line ???

Olá turma, é simples, basta remeter seu email para jgrisi@terra.com.br e pronto está feito, você já está cadastrado e irá receber o João Grisi – On Line em sua caixa postal eletrônica gratuitamente.

 

www.py6cj.qsl.br

 

 

 

 

PY6CJ