JOÃO GRISI on line
  PY6CJ

 

      ANO II – Nº 120 – JAN / 2005

           INFORMATIVO ELETRÔNICO DE RADIOAMADORISMO

             RADIOAMADORISMO É INFORMAÇÃO, ENVIE SUA NOTÍCIA.

     www.py6cj.qsl.br

 

O IARU anunciou que a First Global Amateur Radio Emergency Communications Conference, ou ‘GAREC, ocorrerá em Tampere, Finlândia, nos dias 13 e 14 de junho de 2005. Cada ano que passa, a importância em fornecer auxílio em situações de emergência e catástrofes pelos radioamadores aumentou muito e transformou-se no argumento principal em defesa das faixas do radioamadorismo.

Em alguns países, o papel do serviço amador nas emergências já muito bem estabelecido e organizado. Porém, em um grande número de países, os radioamadores estão executando este serviço público de relevante importância de maneira improvisada. Isto afeta seriamente a eficiência da participação dos radioamadores e de como eles podem contribuir.  A finalidade de Garec-2005 é permitir a troca de experiências entre estas equipes de emergência, para que este serviço seja prestado de maneira eficiênte em todas as regiões do mundo.

Os organizadores e a Finnish amateur radio society SRAL, estão convidando radioamadores de todos os países para estarem em junho na Filândia. A conferência será aberta a todos que tenham interesse no tópico. Para maiores informações contate o Presidente do Garec-2005, Seppo Sisatto, OH1VR, Ojakatu 3 A 18, Fi-33100 Tampere, Finland; E-mail: seppo.sisatto@uta.fi

 

Fonte: Site RSGB

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ

 

O Stalham ATC cadets in Norfolk têm um link-up programado com International Space Station na quarta-feira 2 de fevereiro de 2005. O contato foi organizado por Terry Owen, G4PSH, e o RSGB’s mobile Radio Communications demonstration vehicle GB4FUN deve fornecer comunicações alternativas caso exista falha de equipamento. O contato com a ISS será em 145.800MHz FM, mas o horário preciso do contato que durará 12 minutos deve ainda ser confirmado.

Fonte:  Site RSGB

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ

 

 

Foram escolhidos os novos diretores da RAC para o biênio 2005-2006. São eles:

Ed Fraser VE7EF - Região De Pacific/Yukon
Bj Madsen VE5FX - Região De Midwest
Preço VE3CDA De Ben - Região De Ontário North/East
Dave Goodwin VO1AU - Região Atlantic

Joel Weder VE6VOX, foi escolhido para exercer a função de diretor interino na região de Alberta/Northwest Territories/Nunavut durante Janeiro-Fevereiro de 2005.
 

Fonte: Site RAC

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

  • PLANO DE ATRIBUIÇÃO, DESTINAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS ENTRA EM CONSULTA PÚBLICA.

     

Diário Oficial da União publicou para Consulta Pública (de nº 590), nesta terça-feira, 25, a Proposta de atualização e alteração do Plano de Atribuição, Destinação e Distribuição de Faixas de Freqüência no Brasil, bem como a proposta para utilização das Faixas de Freqüência 2500 – 2520 Megahertz (MHz) e 2670 – 2690 MHz somente para aplicações terrestres, na forma de anexo.

O texto completo da proposta e o anexo estão disponíveis na Biblioteca da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, em Brasília, e na página da Agência (www.anatel.gov.br) na internet. As contribuições do público, sugestões e críticas, poderão ser encaminhados à Agência, preferencialmente por meio do Sistema interativo de Acompanhamento de Consultas Públicas (SACP), onde o texto pode ser consultado, até as 24h do dia 28 de fevereiro.

Também serão consideradas as manifestações que forem encaminhadas por carta, fax

ou correspondência eletrônica (e-mail) até às 17h do dia 23 de fevereiro, para: AGÊNCIA NACIONAL DE TECOMUNICAÇÕES – ANATEL

Assessoria Técnica – Consulta Pública nº 590, de 21 de janeiro de 2005

Proposta de atualização e alteração do Plano de Atribuição, Destinação e Distribuição

de Faixas de Freqüência no Brasil

Setor de Autarquias Sul – SAUS, Quadra 06, Bloco F, Térreo – Biblioteca

CEP: 70.070-940 – Brasília – DF

Fax: 0XX61 – 2312-2002

e-mail: biblioteca@anatel.gov.br

Assessoria de Imprensa – Anatel

 

Fonte: Site Anatel

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, designou Robson Tuma e Luiz Fernando Concon Liñares para exercer a função de membros do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel, na condição de representantes a Câmara dos Deputados. Os decretos com a designação dos dois novos conselheiros foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 19.

O deputado Robson Tuma vai complementar o mandato do ex-deputado Gilberto Kassab até 16 de fevereiro de 2006. Kassab se afastou por ter sido eleito vice-prefeito de São Paulo. A posse de Tuma está prevista para ser realizada no dia 16 de fevereiro. Já Luiz Fernando Liñares substituirá Eduardo Felipe Ohana, cujo mandato se encerra no dia 16 de fevereiro próximo.

O Conselho Consultivo é o órgão de participação institucionalizada da sociedade nas atividades e decisões da Agência, conforme preceitua o art. 33 da Lei Geral de Telecomunicações (LGT, de 16 de julho de 1997). É constituído por 12 membros, designados por decreto presidencial, não remunerados, com mandato de três anos e em recondução de seus integrantes.

O colegiado tem como atribuição opinar sobres os Planos Geral de Outorgas (PGO) e Geral de Metas de Universalização (PGMU); sobre serviços prestados no regime público, além de aconselhar quanto à instituição ou eliminação desses mesmos serviços; apreciar os relatórios anuais do Conselho Diretor e requer informações ou fazer proposições a respeito de ações de competência do Conselho Diretor.

Assessoria de Imprensa – Anatel

 

Fonte: Site Anatel

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

  • RÁDIO FRANÇA INTERNACIONAL DIVULGA LISTA DE EMISSORAS BRASILEIRAS QUE RETRANSMITEM SUA PROGRAMAÇÃO.

A Rádio França Internacional divulgou em seu boletim de programas e freqüências número 78, válido de 31/10/2004 a 26/03/2005 a lista atualizada de emissoras brasileiras que retransmitem a sua programação diária:

*Belo Horizonte/MG
610 AM e 95,7 FM - Rádio Itatiaia
880 AM e 100,9 FM - Rádio Inconfidência

*Brasília/DF
100,9 FM - Rádio Cultura

*Curitiba/PR
630 AM e 97,1 FM - Rádio Educativa
1430 AM e 101,5 FM - Rádio Clube Paranaense

*Florianópolis/SC
100,1 FM e 106,9 FM - Rádio UDESC

*Fortaleza/CE
1010 AM - Rádio O Povo
107,9 FM - Rádio Universitária

*Goiânia/GO
870 AM - Rádio Universitária
97,1 FM e 92,7 FM - Grupo Jaime Câmara

*Maceió/AL
1260 AM - Rádio Gazeta

*Manaus/AM
100,7 FM - Rádio Novidade

*Porto Alegre
99,3 FM e 640 AM - Rádio Bandeirantes
101,3 FM - Rádio Guaíba

*Recife/PE
95,9 FM - Rádio Cidade
99,9 FM - Rádio Universitária

*Salvador/BA
107,5 FM - IRDEB

*São Paulo/SP
1110 AM e 90,5 FM - CBN
840 AM - Rádio Bandeirantes

*Sorocaba/SP
92,3 FM - Rádio Cruzeiro do Sul

*Teresina/PI
107,9 FM - Rádio Cultura

 

Fonte: Site SRDXC

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

No dia 27 de Janeiro relembrou-se a morte dos astronautas Virgil Ivan 'Gus' Grissom, Edward Higgins White e Roger Bruce Chaffee, que faleceram durante ensaios para a primeira missão do Programa Apollo que levaria o Homem à Lua.
 

Fonte: Boletim em Órbita

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

 

A 28 de Janeiro relembramos a tragédia do veículo espacial OV-099 Challenger que foi destruído nos céus do Cabo Canaveral há 19 anos.

A bordo do Challenger seguiam os astronautas Frank Richard 'Dick' Scobee, Michael John Smith, Judith Arlene Resnick, Ellison Shoji Onizuka, Ronald Erwin McNair, Sharon Christa McAuliffe e Gregory Bruce Jarvis.

 

Fonte: Boletim em Órbita
Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

  • CONTROLE AUTOMÁTICO DE GANHO - AGC.

 

Qualquer sistema de amplificação de RF que opere a partir de um sinal fornecido por uma antena deve prever um método para controle de ganho . Isto é necessário porque o sinal captado pela antena normalmente apresenta uma grande flutuação de nível de amplitude provocada por inúmeros fatores externos que atuam durante o percurso desse sinal. Dentre esses fatores podemos citar: a propagação atmosférica variável (temperatura , umidade , estática , etc) , obstáculos moveis (ex: avião) , diferentes posicionamentos das antenas de transmissão para cada canal , etc . Essa flutuação de nível pode atingir variações extremamente grandes como da ordem de 1000 vezes ou mais ! Um amplificador com ganho fixo não teria capacidade para trabalhar com sinais dessa natureza , provocando saturações aos sinais mais fortes e ruído excessivo aos sinais muito fracos.

 Arquitetura do AGC 

Normalmente os sistemas de entrada de RF configuram-se em dois blocos distintos: um amplificador sintonizador de entrada - TUNER -que faz a amplificação e seleção do canal desejado , e um amplificador de freqüência intermediaria fixa (canal de FI) que faz a amplificação do sinal já selecionado pelo tuner .
Sabemos que todos os circuitos eletrônicos são geradores de ruído , porem para avaliação mais exata dessa perturbação sempre consideramos a relação entre o sinal desejado e o ruído gerado. Assim , quanto maior for essa relação (sinal maior que o ruído) , menos perturbador ele será . Dentro deste conceito , já podemos entender que o tuner é o componente mais crítico desta cadeia , pois ele opera a partir de sinais muito pequenos (micro volts). Para otimizar a relação sinal/ruído o tuner deve trabalhar sempre em sua condição de máximo ganho para sinais fracos.

 Atuação do AGC 

Respeitando as condições já apresentadas , o controle automático de ganho é processado em duas etapas independentes dentro de um sistema de RF : a primeira atuando sobre o amplificador de FI e a segunda atuando sobre o sintonizador ou tuner . O principal objetivo desta configuração é manter sempre o sistema otimizado , ou seja , fornecer sempre um nível constante de sinal saída independente do nível do sinal de entrada e exibir uma boa relação sinal/ruído para os sinais fracos e ausência de compressão (saturação) para os sinais mais fortes .

Comportamento do AGC 

O sinal de controle de ganho que é dirigido ao amplificador de entrada de RF é conhecido por AGCRF , enquanto que o sinal de controle de ganho que é dirigido ao amplificador de frequência intermediaria é conhecido por AGCFI ou simplesmente AGC .

Estes dois sinais possuem comportamento específicos. Observe que para sinais fracos , abaixo de 1 mV , o AGC de RF mantém o sintonizador na condição de máximo ganho . A medida em que o sinal captado pela antena vai se apresentando mais intenso , o AGC de FI comanda a redução de ganho do estágio de FI , enquanto que o sintonizador é conservado em seu máximo ganho. Esta condição garante a melhor relação sinal/ruído para sinais fracos.

Quando a amplitude do sinal atingir 1 mV (esta referencia poderá ser diferente em função do equipamento) , o estágio de FI já atingiu a sua máxima atenuação , entrando em ação agora a redução de ganho do sintonizador , evitando-se a saturação do sinal. Com este sistema , a etapa de RF torna-se apta a trabalhar com sinais muito pequenos (da ordem dos micro volts) até sinais de razoável amplitude ( da ordem dos 100 mili-volts ou mais).

Como o inicio de atuação do AGC de RF tem atuação somente após o sinal atingir um determinado nível de amplitude , é comum designar esse comportamento como ajuste de retardo ou "delay" .

Fonte: Eng Risnik , David. M.

Informativo Eletrônico de Radioamadorismo João Grisi on line - PY6CJ.

 

 

 

 

Página 01

SEJA UM RADIOAMADOR E FAÇA PARTE DESTE MARAVILHOSO MUNDO !
 

Como receber o João Grisi – On Line ???

Olá turma, é simples, basta remeter seu email para jgrisi@terra.com.br e pronto está feito, você já está cadastrado e irá receber o João Grisi – On Line em sua caixa postal eletrônica gratuitamente.

 

www.py6cj.qsl.br

 

 

 

 

PY6CJ