MODEM BAYCOM

COMO MONTAR SUA ESTAÇÃO

COMO MONTAR UMA ESTAÇÃO DE PACKET?

AO CONTRÁRIO DO QUE A PRIMEIRA VISTA PODE PARECER, A MONTAGEM DE UMA ESTAÇÃO DE PACKET NÃO NECESSITA DE GRANDE INVESTIMENTO NA AQUISIÇÃO DE SOFISTICADOS EQUIPAMENTOS. SENÃO VEJAMOS:

A PLACA BAYCOM.

A FORMA MAIS ECONÔMICA DE COMEÇAR EM PACKET, É ADQUIRINDO UMA PLACA BAYCOM. TEMOS ESTE MODEM EM NOSSO ESTOQUE, OSCILANDO O PREÇO ENTRE R$ 70,00 E R$ 75,00. PORÉM SE VOCÊ TEM HABILIDADE, PODE PERFEITAMENTE CONSTRUÍ-LA. OS DOIS COMPONENTES MAIS DIFÍCEIS DE SEREM ENCONTRADOS NO COMÉRCIO BRASILEIRO SÃO O CI (TCM3105) E O CRISTAL OSCILADOR (4.43361MHZ). A FOTOGRAFIA ABAIXO, MOSTRA UMA PLACA BAYCOM MONTADA NO INTERIOR DE UMA CAIXINHA PLÁSTICA. COMO PODEMOS VER, O NÚMEROS DE COMPONENTES UTILIZADOS É BASTANTE REDUZIDO.

 

FIGURA 1

 

DIAGRAMA ESQUEMÁTICO:

O CIRCUITO APRESENTADO ABAIXO, FOI DESENVOLVIDO PELOS RADIOAMADORES ALEMÃES DL8MBT - FLORIAN RADLHER E DG3RBU - HOHANNES KNEIP .

FIGURA 2

 

PORTA SERIAL

RS-232

FUNÇÃO

DB-9

DB-25

TXD

ALIMENTAÇÃO

3

2

DTR

TRANSMISSÃO DE DADOS DIGITAIS

4

20

RTS

SOLICITAÇÃO PARA TRANSMITIR (PTT)

7

4

CTS

RECEPÇÃO DE DADOS DIGITAIS

8

5

GND

TERRA

5

7

 

 

FIGURA 3

VISTA DOS COMPONENTES, DO LADO DO CIRCUITO IMPRESSO

(VISTA POR BAIXO)

OBS: O DESENHO DA PLACA DE CIRCUITO IMPRESSO FOI DESENHADA SEM OBEDECER NENHUMA ESCALA PROPORCIONAL, APENAS PARA DAR UMA IDÉIA DO DESENHO DO CIRCUITO IMPRESSO E DA LOCALIZAÇÃO DOS COMPONENTES.

RELAÇÃO DO MATERIAL:

CI 1 - TCM3105

R2 - 120 OHMS

CI 2 - 74HC04, 74HC14, MC 14069, 4069

R3,R6,R10,R18 - 10K

Q1 - BC548, BC337

R4,R16,R17 - 1K

Q2 - BC558, BC327

R9 - 3M3

D1 ~ D5 - 1N4148

R12 - 33K

ZR - ZENER 5,1V

R13 - 15K

XTAL - 4.4361 MHZ

R11 - 10K TRIM-POT

C1 - 100 UF X 16V

 

C2, C4, C5 - 100NF

 

C3 - 10UF X 16V

 

R1,R5,R8 - 100K

 

 

 

01 - CAIXINHA PLÁSTICA

01 - CONECTOR DB-25 OU DB-9

01 - CONECTOR DE MICROFONE

CABINHOS BLINDADOS E MÚLTIPLOS.

 

 

GENERALIDADES:

A PLACA BAYCOM QUE APRESENTAMOS É COMPATÍVEL COM MODENS PADRÃO BELL 202. PODE SER USADA COM QUALQUER COMPUTADOR EQUIPADO COM UMA PORTA SERIAL RS-232C, UM SOFTWARE DE COMUNICAÇÃO ADEQUADO E UM TRANSCEPTOR, POSSIBILITANDO O ACESSO ÀS APLICAÇÕES DE PACKET A 1200 BAUDS, COMO OS PBBS (PACKET BULLETIN BOARD SYSTEMS) E OS SATÉLITES OU MESMO PARA COMUNICADOS PONTO A PONTO.

FUNCIONAMENTO DO CIRCUITO:

O CIRCUITO INTEGRADO CI 1, É RESPONSÁVEL PELA FILTRAGEM, BASE DE TEMPO E AS FUNÇÕES REQUERIDAS PARA MODULAR E DEMODULAR OS SINAIS ANALÓGICOS E DIGITAIS.

ESTA CONFIGURAÇÃO USA TONS IDÊNTICOS PARA TRANSMITIR E RECEBER SINAIS. O TOM DE 1200HZ REPRESENTA A MARCA (SINAL LÓGICO 1) E O DE 2200HZ O ESPAÇO (SINAL LÓGICO 0), FREQÜÊNCIAS ESTAS APROPRIADAS PARA A OPERAÇÃO A 1200 BAUDS, NO MODO DE COMUNICAÇÃO HALF-DUPLEX (UMA DIREÇÃO DE TRANSMISSÃO/RECEPÇÃO DE CADA VEZ), POIS OS TRANSCEPTORES NÃO PODEM TRANSMITIR E RECEBER SIMULTÂNEAMENTE.

CONSTRUÇÃO:

O DESENHO DA PLACA DO CIRCUITO IMPRESSO (FIG. 3), NÃO ESTÁ EM ESCALA. ASSIM, O DESENHO DEFINITIVO DEVERÁ SER FEITO OBSERVANDO A HABILIDADE E NECESSIDADE DE CADA UM. RECOMENDAMOS QUE AO ADQUIRIR A PLACA VIRGEM PARA CIRCUITO IMPRESSO, DÊ PREFERÊNCIA ÀS DE FIBRA DE VIDRO AO INVÉS DE FENOLITA. ESTA ÚLTIMA, COM O TEMPO ABSORVE UMIDADE E PREJUDICA O FUNCIONAMENTO DA PLACA BAYCOM.

UMA VEZ FEITA A PLACA DO CIRCUITO IMPRESSO, É SÓ SEGUIR O DESENHO DA (FIG. 3) QUANTO À COLOCAÇÃO DOS DIVERSOS COMPONENTES. ESPECIAL ATENÇÃO DEVE SER DADA QUANTO À POLARIDADE DOS DIODOS, CAPACITORES ELETROLÍTICOS, TRANSISTORES E CIRCUITOS INTEGRADOS. SE FOREM COLOCADOS INVERTIDOS PODERÃO SE DANIFICAR OU COMPROMETER O FUNCIONAMENTO DO CIRCUITO.

O PRINCIPAL COMPONENTE DO CIRCUITO É O CHIP TCM3105. ELE É UM SIMPLES ASSÍNCRONO FSK PARA A FAIXA DE VOZ QUE PODE SER SELECIONADO PARA FUNCIONAR COMO UM MODEM STANDARD BELL 202.

COMO FAZER AS CONEXÕES FÍSICAS:

UMA VEZ MONTADA A SUA PLACA BAYCOM, É CHEGADA A HORA DE FAZER A LIGAÇÃO DOS CABOS NECESSÁRIOS AO FUNCIONAMENTO DA ESTAÇÃO.

.

FIGURA 4

O CABO UTILIZADO PARA AS CONEXÕES DA PLACA BAYCOM COM A PORTA SERIAL DO MICROCOMPUTADOR DEVE TER TRÊS PARES DE FIOS E UMA BLINDAGEM. OS CABOS QUE FAZEM A CONEXÃO COM O MICROFONE DO TRANSCEPTOR E PTT, ASSIM COMO COM A SAÍDA DE ÁUDIO DO TRANSCEPTOR DEVEM SER CABINHOS BLINDADOS. PROCURE USAR O MENOR COMPRIMENTO POSSÍVEL, A FIM DE EVITAR RFI, O QUE COMPROMETERIA O FUNCIONAMENTO DA PLACA BAYCOM.

AJUSTE:

SE VOCÊ NÃO TEM EXPERIÊNCIA COM PACKET RADIO, PROCURE UM COLEGA QUE JÁ USE ESTA MODALIDADE DE TRANSMISSÃO PARA AJUDÁ-LO NESSE TRABALHO.

PARA INICIAR OS AJUSTES, É PRECISO QUE O SOFTWARE DE COMUNICAÇÃO ESTEJA INSTALADO E "RODANDO" NO SEU COMPUTADOR E TODOS OS CABOS (SERIAL, RX ÁUDIO E TX ÁUDIO/PTT) ESTEJAM DEVIDAMENTE CONECTADOS.

VOCÊ PODE USAR O PROGRAMA BAYCOM, GP, OU QUALQUER OUTRO DESENVOLVIDO PARA ESTA FINALIDADE. MAIS ADIANTE ENSINAREMOS COMO INSTALAR O SOFTWARE BAYCOM, QUE UTILIZAREMOS PARA TESTAR E OPERAR A PLACA.

APÓS LER ATENTAMENTE A DOCUMENTAÇÃO QUE ACOMPANHA O PROGRAMA, CONFIGURE OS ARQUIVOS PARA O SEU INDICATIVO, PORTA DE COMUNICAÇÃO QUE IRÁ UTILIZAR. DESLIGUE O SEU COMPUTADOR (MUITOS FABRICANTES DE COMPUTADORES RECOMENDAM FAZER ISTO TODA VEZ QUE FOR COLOCAR PERIFÉRICOS EM SUAS PORTAS). UMA VEZ CONECTADOS O TRANSCEPTOR, A PLACA BAYCOM E O COMPUTADOR, "RODE" O PROGRAMA BAYCOM, MAS NÃO TENTE TRANSMITIR! COM O PROGRAMA RODANDO E NO MODO RECEPÇÃO, COLOQUE UM VOLTÍMETRO ENTRE AS LINHAS TXD E GND NA PORTA SERIAL. VERIFIQUE SE A VOLTAGEM ENVIADA PELO COMPUTADOR É DE NO MÍNIMO + 7,0V. SE A VOLTAGEM ESTIVER ABAIXO DESTE VALOR, SERÁ NECESSÁRIO ALIMENTAR A PLACA BAYCOM COM UMA BATERIA EXTERNA DE 9,0V.

ESTA MODIFICAÇÃO PODE SER FEITA FACILMENTE. PRIMEIRO, ADQUIRA UMA BATERIA DE 9V COM O RESPECTIVO CONECTOR E UMA CHAVE DE 1 POLO/1 POSIÇÃO. SOLDE O POLO POSITIVO DA BATERIA EM UM LADO DA CHAVE. REMOVA O FIO DA LINHA TXD DA PORTA SERIAL, NO CIRCUITO IMPRESSO. SOLDE UM PEDAÇO DE FIO NO OUTRO POLO DA CHAVE E O TERMINAL TXD. COMPLETE A MODIFICAÇÃO SOLDANDO O FIO NEGATIVO DA BATERIA NO TERRA DO CIRCUITO IMPRESSO.

QUANDO A VOLTAGEM EM TXD FOR MAIOR DO QUE +7,0V, VERIFIQUE A SAÍDA DE ZR, COLOCANDO UM VOLTÍMETRO ENTRE OS PINOS 1 E 9 DE CI 1. VOCÊ DEVERÁ ENCONTRAR ENTRE 4,5 E 5,5V, CASO CONTRÁRIO, VERIFIQUE ZR E SEU CIRCUITO.

SE TUDO ESTIVER FUNCIONANDO BEM, SINTONIZE UMA ESTAÇÃO DE PACKET, VOCÊ DEVERÁ VER OS DADOS APARECEREM NA TELA DO MONITOR DE DADOS RECEBIDOS. TALVEZ SEJA NECESSÁRIO AJUSTAR SUAVEMENTE O CONTROLE DE VOLUME DO TRANSCEPTOR, NO CASO DE NÃO APARECER EM OS DADOS NA TELA.

O ÚLTIMO AJUSTE, OTIMIZA O NÍVEL DE SAÍDA DO SINAL ANALÓGICO DA PLACA BAYCOM. PARA TAL, ACIONE O MODO DE TRANSMISSÃO DO SOFTWARE ENQUANTO MONITORA O SINAL DE ÁUDIO EM OUTRO RECEPTOR. AJUSTE R11 (TX ADJUST) ATÉ QUE SEJA OUVIDO UM SINAL DE ÁUDIO LIMPO, ISTO É: LIVRE DE DISTORÇÃO.

INSTALAÇÃO DO SOFTWARE BAYCOM

 

INSTALAÇÃO

A PARTIR DO DISQUETE (DRIVE A: OU B: ) RODE O ARQUIVO INSTALL.EXE PARA INSTALAR O PROGRAMA BAYCOM E OS ARQUIVOS BAY PAC NO SEU COMPUTADOR. SERÁ OFERECIDA A OPÇÃO PARA INSTALAR OS ARQUIVOS DE DOCUMENTAÇÃO (.DOC) OU IMPRIMI-LOS (CERCA DE 60 PÁGINAS). SE VOCÊ PRECISA ECONOMIZAR ESPAÇO NO HD OU DESEJA "RODAR" O BAYCOM A PARTIR DO DISCO DE 3 ½", SÓ SERÁ NECESSÁRIO INSTALAR SOMENTE OS ARQUIVOS DE PROGRAMA.

O PROGRAMA INSTALL CONFIGURARÁ SUA PORTA SERIAL SELECIONADA E O SEU INDICATIVO DE RADIOAMADOR NO PROGRAMA BAYCOM. SE VOCÊ POSTERIORMENTE DESEJAR ALTERAR ESTES DADOS OU OUTROS, BASTAR USAR UM EDITOR DE TEXTO PARA EDITAR O ARQUIVO SCC.INI.

QUANDO O PROGRAMA ESTIVER COMPLETAMENTE INSTALADO, VOCÊ PODE INICIÁ-LO DIGITANDO BAYCOM NO PROMPT DO DOS. VOCÊ PODE DESEJAR RODAR O PROGRAMA DE "CALIBRAÇÃO" BAY PAC.EXE. GERALMENTE ISTO É DESNECESSÁRIO, UMA VEZ QUE A CALIBRAÇÃO DE FÁBRICA ESTÁ CORRETA PARA A MAIORIA DAS INSTALAÇÕES.

 

ARQUIVOS CONTIDOS NO DISCO

README.DOC - ESTE ARQUIVO.

HINTS.DOC - (LEIA ESTE ARQUIVO!) ESTE É TALVEZ O MAIS IMPORTANTE ARQUIVO NESTE DISCO! ELE CONTÉM AS CONEXÕES MAIS COMUNS PARA A MAIORIA DOS RÁDIOS, ASSIM AS MAIS IMPORTANTE "DICAS" DE COMO FAZER UMA CORRETA INSTALAÇÃO. LENDO ESTE ARQUIVO VOCÊ EVITARÁ OS PROBLEMAS MAIS COMUNS DE INSTALAÇÃO.

INSTALL.EXE - PROGRAMA QUE CONFIGURA E INSTALA O BAYCOM E BAY PAC NO SEU COMPUTADOR.

COMMANDS.DOC - UM SUMÁRIO DOS COMANDOS BAYCOM & PACKET BBS, PARA QUE VOCÊ POSSA INICIAR! PEQUENO E SIMPLES - CONTÉM TUDO QUE VOCÊ NECESSITA PARA COMEÇAR A OPERAR SUA ESTAÇÃO DE PACKET. UMA MANEIRA MAIS AGRADÁVEL DE INICIAR DO QUE LENDO AS 60 PÁGINAS DO MANUAL DO BAYCOM. RECOMENDAMOS!

WHATSNEW.DOC - ANÚNCIOS DE INTERESSE PARA OS USUÁRIOS DO BAYCOM E BAY PAC. DÊ UMA OLHADA PARA CONHECER NOVOS PRODUTOS, ETC.

MINIBBS.DOC - COMO CONFIGURAR O PROGRAMA BAYCOM PARA SER USADO COMO UMA MINI-BBS/MAILBOX. OS USUÁRIOS DE SUA ESTAÇÃO ESTARÃO HABILITADOS PARA ENVIAR E RECEBER MENSAGENS PARA OUTROS USUÁRIOS, ASSIM COMO LER E FAZER DOWNLOAD DE ARQUIVOS DE INTERESSE GERAL. TEM ALGUMAS LIMITAÇÕES MAS AS FUNÇÕES BÁSICAS FUNCIONAM BEM.

FONTE : WWW.PY2MAO.QSL.BR