GUGLIELMO MARCONI

 

 

Guglielmo Marconi

 

25.04.1874 À 19.06.1937

 

GUGLIELMO MARCONI NASCEU NA CIDADE DE BOLONHA, NO DIA 25 DE ABRIL DE 1874, FILHO DE GIUSEPPE MARCONI E DE ANNIE JAMESON, DE NACIONALIDADE INGLESA E DESCENDENTE DE IRLANDESES.

.

EM 1880 ESTUDOU EM FLORENÇA, NO INSTITUTO CAVALLERO, EM VIA DELLE TERME. ERA UM MENINO SOLITÁRIO E ESQUISITO QUE NÃO CONSEGUIA FAZER MUITAS AMIZADES.

.

EM 1885 FREQÜENTOU UMA ESCOLA NA CIDADE DE LIVORNO. SEU INTERESSE FOI DESPERTADO PELAS OBRAS DE FRANKLIN, VOLTA, GALVANI, MAXWELL E HERTZ. AO INVÉS DE BRINCAR, PASSAVA SEU TEMPO CONSTRUINDO PEQUENOS APARELHOS.

.

DE 1887 À 1889 ESTUDOU, COM DOIS PROFESSORES PARTICULARES, FÍSICA E ELETROMAGNETISMO. FOI INFLUENCIADO, TAMBÉM, PELA OBRA DO FÍSICO ITALIANO CALZECCHI-ONESTI.

.

EM 1890 VOLTOU PARA VILLA DEL GRIFONE, EM PONTECCHIO, PERTO DE BOLONHA, ONDE OS PAIS HAVIAM PASSADO A MORAR, RECUSANDO-SE A CONTINUAR OS ESTUDOS E A FREQÜENTAR UM LICEU.

.

PASSAVA SEU TEMPO PESCANDO, LENDO E REALIZANDO PEQUENAS EXPERIÊNCIAS CIENTÍFICAS SEM MUITA IMPORTÂNCIA. VIVEU UM CASO AMOROSO, BREVE E SEM CONSEQÜÊNCIAS, COM UMA SUA PRIMA INGLESA, DAISY PRESCOTT.

.

EM 1893 CONSTRUIU, POR BRINCADEIRA, UMA CAMPAINHA QUE TOCAVA A CADA RELÂMPAGO NO CÉU. CONHECEU AUGUSTO RIGHI, GRANDE FÍSICO ITALIANO, INVENTOR DO COHERER. RIGHI O PROTEGEU E O ENCAMINHOU A EXPERIÊNCIAS MAIS SÉRIAS.

.

EM 1894 PASSOU UM BREVE PERÍODO DE FÉRIAS, JUNTAMENTE COM O IRMÃO LUIGI, NUMA ESTAÇÃO CLIMÁTICA DO BIELLESE, NOS ALPES. NESSA CIDADE LEU UM DOS ÚLTIMOS ARTIGOS DE HERTZ. VOLTOU PARA CASA, RECOMEÇANDO A ESTUDAR E PESQUISAR A TRANSMISSÃO A DISTÂNCIA DE ONDAS ELETROMAGNÉTICAS. 

.

EM 1895, NO MÊS DE SETEMBRO, REALIZOU SUA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA , ENTRE A JANELA DO SÓTÃO ONDE HAVIA MONTADO SEU LABORATÓRIO, E UM APARELHO RECEPTOR COLOCADO A BREVE DISTÂNCIA, NO CAMPO. NOS DIAS SEGUINTES REPETIU A EXPERIÊNCIA, COM SUCESSO, DESSA VEZ DEIXANDO UMA COLINA COMO OBSTÁCULO ÀS ONDAS HERTZIANAS. APLICOU ANTENAS AOS APARELHOS DE TRANSMISSÃO E DE RECEPÇÃO, DESCOBRINDO, ASSIM, O ACESSÓRIO BÁSICO DA RADIOTELEGRAFIA. OBTEVE A PATENTE DE Nº. 12.039. O GOVERNO ITALIANO SE RECUSOU A AJUDÁ-LO.

.

EM 1896, NO MÊS DE FEVEREIRO, PARTIU PARA A INGLATERRA, ONDE OS PARENTES O APRESENTARAM A SIR WILLIAM PREECE, DIRETOR DOS CORREIOS E TELÉGRAFOS. REALIZOU EXPERIÊNCIAS NO TETO DO POST OFFICE E NA PLANÍCIE DE SALISBURY, CONSEGUINDO UMA TRANSMISSÃO DE ONDAS A MAIS DE 4 MIL METROS DE DISTÂNCIA.

.

EM 1897 FEZ UMA LIGAÇÃO RADIOTELEGRÁFICA ENTRE PERNARTH E WESTON, DISTANTES 15 QUILÔMETROS. FUNDOU A WIRELESS TELEGRAPH CO. LTD. FOI CONVIDADO PARA REALIZAR EXPERIÊNCIAS NA ITÁLIA, À PRESENÇA DO REI. VOLTOU PARA A INGLATERRA NO DIA 7 DE OUTUBRO.

EM 1898, NO MÊS DE JUNHO, INAUGUROU O SERVIÇO TELEGRÁFICO ENTRE A ILHA DE WIGHT E BOURNEMOUTH, A 23 QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA. TRANSMITIU POR RÁDIO OS RESULTADOS DAS REGATAS DE KINSTON, AO JORNAL DAILY EXPRESS DE DUBLIN, COM GRANDE SUCESSO.

.

EM 1899 INSTALOU SEUS APARELHOS A BORDO DE MUITOS NAVIOS DO ALMIRANTADO BRITÂNICO E DO GOVERNO ITALIANO. LIGOU O IATE REAL, A BORDO DO QUAL VIAJAVA O FUTURO REI EDUARDO VII, COM A ILHA DE WIGHT.

.

EM 1900 DESCOBRIU E APERFEIÇOOU A SINTONIZAÇÃO DOS APARELHOS RADIOTELEGRÁFICOS, OBTENDO, PARA ISSO, A PATENTE Nº. 7.777. ENFRENTOU UMA GRANDE CAMPANHA DE DIFAMAÇÃO, ORGANIZADA PELOS DONOS DAS COMPANHIAS DE CABOS TRANSOCEÂNICOS.

.

EM 1901 TRANSFERIU-SE PARA A CORNUALHA, ONDE, EM POLDHU, DIRIGIU OS TRABALHOS PARA A INSTALAÇÃO DE UMA ESTAÇÃO RADIOTELEGRÁFICA DE GRANDE POTÊNCIA. REALIZOU UMA EXPERIÊNCIA, TRANSMITINDO A 300 QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA, ENTRE CAPE LIZARD, NA CORNUALHA, E SANTA CATARINA, NA ILHA DE WIGHT. NO DIA 17 DE SETEMBRO UMA GRANDE TEMPESTADE ATLÂNTICA DERRUBOU AS INSTALAÇÕES DE POLDHU, ELE RECONSTRUIU A ESTAÇÃO, DE MANEIRA MAIS SIMPLES E PERFEITA. NO DIA 16 DE NOVEMBRO PARTIU PARA A ILHA DE TERRA NOVA, AO LARGO DO CANADÁ; NO DIA 12 DE DEZEMBRO EFETUOU A PRIMEIRA TRANSMISSÃO TRANSOCEÂNICA RADIOTELEGRÁFICA, PROVANDO QUE AS ONDAS HERTZIANAS PODIAM SUPERAR A CURVATURA TERRESTRE.

.

EM 1902 GANHOU UM PROCESSO MOVIDO PELOS DONOS DAS COMPANHIAS TELEGRÁFICAS DE CABOS TRANSOCEÂNICOS. EMPREENDEU NOVAS VIAGENS, VOLTANDO PARA A INGLATERRA NO MÊS DE JUNHO. EXPANSÃO RÁPIDA DOS NEGÓCIOS. COMEÇOU A CONSTRUÇÃO DE UMA ESTAÇÃO RADIOTELEGRÁFICA EM GLACE BAY, NO CANADÁ. ADAPTOU O TELEFONE AO APARELHO RECEPTOR RADIOTELEGRÁFICO. ESTUDOU A ESTÁTICA E A INTERFERÊNCIA ATMOSFÉRICA. DE VOLTA À EUROPA, É RECEBIDO PELO REI DA ITÁLIA, EM RACCONIGI. PARTIU, NO DIA 5 DE NOVEMBRO, PARA O CANADÁ, ONDE TENTOU ESTABELECER UM CONTATO RADIOTELEGRÁFICO AUDITIVO ENTRE A ESTAÇÃO DE GLACE BAY E A DE POLDHU, NA INGLATERRA.

.

NO DIA 19 DE FEVEREIRO DE 1903 A EXPERIÊNCIA É COROADA DE ÊXITO. RECEBEU NOVAS HOMENAGENS EM TODO O MUNDO.

.

EM 1904 VIVEU UM CASO AMOROSO COM JOSEPHINE HOLMAN. FUNDOU, EM NOVA YORK, A AMERICAN MARCONI COMPANY. NOVO CASO AMOROSO, DESSA VEZ COM INEZ MILHOLLAND. EM LONDRES, CONHECEU BEATRIZ INCHIQUIN O’BRIEN. SEU PEDIDO DE CASAMENTO É RECUSADO PELA JOVEM. VIAJOU PARA A TURQUIA E PENÍNSULA BALCÂNICA.

.

EM 1905 FALOU-SE EM UM SEU NOIVADO COM GIACINTA RUSPOLI. NO MÊS DE FEVEREIRO VOLTOU PARA LONDRES E PEDIU NOVAMENTE EM CASAMENTO BEATRIZ INCHIQUIN O’BRIEN. FOI ACEITO. A CERIMÔNIA FOI REALIZADA NO DIA 16 DE MARÇO, NA IGREJA DE ST. GEORGE. VOLTOU RAPIDAMENTE A SUAS EXPERIÊNCIAS E NEGÓCIOS.

.

EM 1906 NASCEU SUA PRIMEIRA FILHA, LÚCIA, QUE MORRE, TODAVIA, POUCOS DIAS DEPOIS.

.

EM 1908 NASCEU OUTRA FILHA, CHAMADA DEGNA.

.

EM 1909 OS NÁUFRAGOS DO NAVIO INGLÊS “REPUBLIC” SÃO SALVOS MEDIANTE EMPREGO DE MENSAGENS RADIOTELEGRÁFICAS DE SOCORRO. GANHA O PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA.

.

EM 1910 NASCEU SEU ÚNICO FILHO, GIULIO.

.

EM 1911 INAUGUROU A ESTAÇÃO DE COLTANO, PERTO DE PISA, NA ITÁLIA. NUM ACIDENTE DE AUTOMÓVEL, PERDEU SEU OLHO DIREITO.

.

EM 1912 A UTILIDADE DA RADIOTELEGRAFIA É CONFIRMADA PELO SALVAMENTO DE QUASE OITOCENTOS NÁUFRAGOS DO “TITANIC”, UM PODEROSO TRANSATLÂNTICO, QUE VIAJAVA PARA NOVA YORK EM SUA VIAGEM INAUGURAL. CONTINUA AS PESQUISAS E FORTALECE SUA POSIÇÃO FINANCEIRA.

.

EM 1914 É NOMEADO PELO REI DA ITÁLIA SENADOR.

.

EM 1915 PARTICIPOU COM A PATENTE DE CONTRA-ALMIRANTE DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL.

.

ESTUDOU O EMPREGO DE ONDAS CURTAS.

.

EM 1916 NASCEU GIOIA JOLANDA, SUA TERCEIRA FILHA.

.

EM 1919 FEZ PARTE DA DELEGAÇÃO ITALIANA À CONFERÊNCIA DE PAZ, REALIZADA EM PARIS. COMPROU DO ALMIRANTADO BRITÂNICO UM IATE, “ELETTRA”, QUE O TRANSFORMOU EM SEU LABORATÓRIO PARTICULAR.

.

EM 1920, NO DIA 15 DE JUNHO, A ESTAÇÃO MARCONI DE CHELMSFORD, NA INGLATERRA, TRANSMITIU O PRIMEIRO CONCERTO MUSICAL DA HISTÓRIA, COM A PARTICIPAÇÃO DO SOPRANO NELLIE MELBA. AGREGOU-SE AOS LEGIONÁRIOS DE D’ANNUZIO, NA OCUPAÇÃO REVOLUCIONÁRIA DA CIDADE DE FIUME, NA ISTRIA.

.

EM 1922 CONTINUA AS PESQUISAS SOBRE AS ONDAS CURTAS. DIVERGÊNCIAS COM A ESPOSA.

.

EM 1923 INSCREVEU-SE NO PARTIDO FASCISTA ITALIANO. OBTEVE A ANULAÇÃO DE SEU CASAMENTO COM BEATRIZ INCHIQUIN O’BRIEN.

.

EM 1924 REALIZOU EXPERIÊNCIAS COM AS ONDAS CURTAS DE 30 METROS DE COMPRIMENTO, APERFEIÇOANDO E POTENCIANDO AINDA MAIS OS APARELHOS TRANSMISSORES E RECEPTORES DO RÁDIO.

.

EM 1925 VIVEU UM CASO AMOROSO EXTRAVAGANTE, COM UMA JOVEM DE APENAS 17 ANOS, CERTA BETTY PAINTER.

.

EM 1927 CASOU COM A CONDESSA MARIA CRISTINA BEZZI-SCALA, DE 26 ANOS DE IDADE.

.

EM 1930, NO DIA 26 DE MARÇO, ILUMINOU DA CIDADE DE GÊNOVA, NA ITÁLIA, POR RÁDIO, O PALÁCIO MUNICIPAL DE SYDNEY, NA AUSTRÁLIA, A 22.500 QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA. NO DIA 21 DE JUNHO NASCEU A ÚNICA FILHA, DE NOME ELETTRA, DE SEU SEGUNDO CASAMENTO. NO MÊS DE SETEMBRO FOI ELEITO MEMBRO DA ACADEMIA REAL DA ITÁLIA. FOI NOMEADO, TAMBÉM, MARQUÊS.

.

NO DIA 12 DE OUTUBRO DE 1931, DE ROMA, ILUMINOU, JUNTAMENTE COM O PAPA , A ESTÁTUA DO CRISTO REDENTOR DO RIO DE JANEIRO, NO MORRO DO CORCOVADO.

.

EM 1933, NA NOITE DE 03 DE OUTUBRO ACENDEU, COM O MESMO SISTEMA, TODAS AS LÂMPADAS DA EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE CHICAGO. OS AMERICANOS OFICIALIZARAM O “MARCONI DAY” EM SUA HOMENAGEM. INAUGUROU UMA LINHA TELEGRÁFICA ENTRE O VATICANO E CASTELGANDOLFO, RESIDÊNCIA DE VERÃO DOS PONTÍFICES.

.

EM SETEMBRO DE 1935 VIAJOU PARA O BRASIL, ONDE FOI RECEBIDO DE MANEIRA CALOROSA. POR CAUSA DA CHUVA, FICOU DOIS DIAS ACAMADO. INAUGUROU A RÁDIO TUPI. RECEBEU O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE SÃO PAULO. FOI ACOMETIDO POR UM ATAQUE DE ANGINA DURANTE UMA GRANDE RECEPÇÃO NO TEATRO SÃO PAULO, NO BAIRRO DA LIBERDADE.

.

EM 1937 É NOMEADO MEMBRO DO GRÃO-CONSELHO DO FASCISMO. COMPROU UMA CASA EM ROMA, NA VIA CONDOTTI. NO MÊS DE MARÇO SOFREU MAIS UM GRAVE ATAQUE DE ANGINA PECTORIS. NO DIA 17 DE JUNHO VISITOU O PAPA EM CASTELGANDOLFO. NO DIA 18 ACOMPANHOU A MULHER E A FILHA ATÉ A ESTAÇÃO, DE ONDE OS FAMILIARES PARTIRAM PARA A CIDADE DE VIAREGGIO. ELE FICOU EM ROMA. NO MESMO DIA É ACOMETIDO POR MAIS UM GRAVE ATAQUE, MORRENDO ÀS 03:45 HORAS DA MANHÃ DO DIA 19. 

 

 

 

 

 

COLABORAÇÃO: IVAN DORNELES RODRIGUES - PY3IDR