PRINCIPAIS DIPLOMAS

 

 

PARA MUITOS O DX É O MAIOR ATRATIVO DENTRO DO RADIOAMADORISMO. O TERMO DX É UM DERIVADO DOS VELHOS TEMPOS AONDE SÓ USAVA A TELEGRAFIA, ONDE ERA NECESSÁRIO REDUZIR O TEMPO DE TRANSMISSÃO. DX SIGNIFICA “DISTANCIA X”  ONDE “X” REPRESENTA UM PONTO INDETERMINADO, AINDA QUE NA PRATICA O CONCEITO DE DISTANCIA DEPENDA DE VARIAS CONDIÇÕES, SENDO A PROPAGAÇÃO E FREQÜÊNCIA EM QUE SE REALIZA O CONTATO AS MAIORES.

 

 

 

DXCCO DIPLOMA DX CENTURY CLUB (DXCC). NATURALMENTE, APÓS UM CERTO TEMPO E NÚMERO DE CARTÕES QLS RECEBIDOS (APÓS ENVIADO OS SEUS) PASSAMOS A ALMEJAR O MUNDIALMENTE FAMOSO DIPLOMA DXCC, CONCEDIDO PELO AMERICAN RADIO RELAY LEAGUE (ARRL), QUE É BASICAMENTE UMA LISTA COM UM POUCO MAIS DE 300 ENTIDADES. O CONCEITO DE ENTIDADE É UM POUCO MAIS AMPLO DO QUE PAÍS, PARA DAR UM EXEMPLO, O HAVAÍ É UMA ENTIDADE DIFERENTE DOS ESTADOS UNIDOS PELA DISTANCIA QUE OS SEPARA, AINDA QUE SEJA DO MESMO PAÍS. O MESMO ACONTECE COM A ILHA DE FERNANDO DE NORONHA EM RELAÇÃO AO BRASIL. EM GERAL NÃO É DIFÍCIL TRABALHAR AS PRIMEIRAS 100 ENTIDADES PARA OBTER O DIPLOMA, PORÉM RECEBER OS CARTÕES QSL DE CONFIRMAÇÕES É OUTRA HISTORIA. ALGUMAS ENTIDADES SÃO FÁCEIS DE CONTATAR E CONFIRMAR, MAS EM GERAL A MAIOR DIFICULDADE SE ENCONTRA NA RECEPÇÃO DOS CARTÕES. PARA ISSO, EXISTEM RADIOAMADORES RESIDENTES EM PAISES COM BOM SERVIÇO POSTAL, COMO O ESTADOS UNIDOS, ALEMANHA, FRANÇA, JAPÃO E ITÁLIA QUE TRABALHAM COMO “CONFIRMADORES”  EM REPRESENTAÇÃO DE ESTAÇÕES DXS E QUE SÃO DENOMINADAS COMO “QSL MANAGERS”.

DESSA FORMA, CHEGAR AS 200 ENTIDADES CONFIRMADAS É AINDA ACESSÍVEL,  ALCANÇAR 300 JÁ É BASTANTE DIFÍCIL, PORQUE NA LISTA DO DXCC EXISTEM MUITAS ENTIDADES AONDE NÃO É REGISTRADA ATIVIDADE REGULAR DE RÁDIO (INEXISTÊNCIA DE RADIOAMADOR) E SÓ SÃO “ATIVADAS” POR MEIO DE EXPEDIÇÕES, EFETUADAS POR RADIOAMADORES QUE COM UM GRANDE ESFORÇO (E ALGUMAS VEZES COM APOIO DE EMPRESAS, CLUBES E OUTROS COLEGAS) VIAJAM PARA ESSE LUGARES COM TODO EQUIPAMENTO NECESSÁRIO (RÁDIOS, ANTENAS, GERADORES, BARRACAS, COMIDA E ATÉ ÁGUA) COM UM  SÓ DESEJO, O DE FAZER O MAIOR NÚMERO DE CONTATOS POSSÍVEIS. É O QUE CHAMAMOS DE DX-PEDITION.

ACIMA DAS 300 ENTIDADES, O DXCC OUTORGA UM DIPLOMA DE HONRA (HONOR ROLL), ÀQUELES RADIOAMADORES QUE TEM CONFIRMADO PRATICAMENTE TUDO OU MENOS 10 ENTIDADES DA LISTA. ATUALMENTE O NÚMERO DE ENTIDADES OFICIAL É DE 334 NO TOTAL.

 

 

WAZ

 

 

O DIPLOMA WORKED ALL ZONES (WAZ): PATROCINADO PELA REVISTA CQ MAGAZINE, É AINDA MAIS DIFÍCIL QUE O DXCC, JÁ QUE SÃO PREMIADOS OS CONTATOS COM AS 40 ZONAS QUE FOI DIVIDIDO O MUNDO, SEGUNDO OS ADMINISTRADORES DO DIPLOMA. ALGUMAS ZONAS SÃO FÁCEIS DE CONTATAR E CONFIRMAR, POIS INCLUEM ENTIDADES COM GRANDE ATIVIDADE DE RÁDIO, COMO AMÉRICA DO NORTE, AMÉRICA DO SUL, EUROPA E PARTE DA ÁSIA. EM CONTRAPARTIDA, GRANDE PARTE DO MUNDO É BANHADA POR OCEANOS ONDE EXISTEM ILHAS DESABITADAS POR RADIOAMADORES E É ESSE O COMPLICADOR.

 

 

 

WAS

 

O DIPLOMA WORKED ALL STATES (WAS): PATROCINADO PELA  AMERICAN RADIO RELAY LEAGUE (ARRL), PREMIA  OS CONTATOS CONFIRMADOS COMO OS 50 ESTADOS QUE COMPÕE OS ESTADOS UNIDOS, ONDE TAMBÉM EXISTEM ESTADOS COM POUCA ATIVIDADE DE RÁDIO O QUE TORNA DIFÍCIL DE COMPLETAR A RELAÇÃO, COMO IDAHO, MONTANA, NEVADA E AS DAKOTAS.

 

 

 

 

 

 

5 Bands WAC

 

 

O DIPLOMA WORKED ALL CONTINENTS (WAC): PATROCINADO PELA THE INTERNATIONAL AMATEUR RADIO UNION (IARU) PREMIA OS CONTATOS COM OS SEIS CONTINENTES EM QUE SE DIVIDE O MUNDO. É UM DOS MAIS FÁCEIS  DIPLOMAS A SER CONSEGUIDO, PORÉM NÃO EM ALGUMAS BANDAS, COMO POR EXEMPLO: 6 E 2 METROS, ONDE REQUER BOAS ANTENAS E SOBRETUDO UMA EXCEPCIONAL PROPAGAÇÃO.

 

 

 

 

 

 O DIPLOMA ISLAND ON THE AIR (IOTA): PATROCINADO PELA RADIO SOCIETY OF GREAT BRITAIN, PREMIA OS CONTATOS COM ILHAS DO MUNDO TODO, PORÉM EXISTEM PECULIARIDADES POR REGIÕES, ZONAS, ETC. A LISTA DE ILHAS VÁLIDAS AUMENTA CONSTANTEMENTE NA MEDIDA QUE NOVAS ESTAÇÕES PASSEM OPERAR EM ILHAS AONDE NÃO EXISTIAM  RADIOAMADORES.

 

 

 

 

5BDXCC FINALMENTE MUITOS DXERS SE DEDICAM A TRABALHAR ESSES DIPLOMAS EM VARIAS BANDAS E MODOS DE TRANSMISSÃO (FONIA, CW, PSK31, SSTV, RTTY, ETC) E É AQUI QUE APARECEM AS VARIANTES COMO O 5BDXCC OU 5 BANDAS DXCC, QUE CONSISTE EM COMPLETAR UM MÍNIMO DE 100 ENTIDADES DIFERENTES EM CADA UMA DAS BANDAS (80, 40, 20, 15 E 10 METROS). ADICIONALMENTE PODE-SE JUNTAR CONTATOS COM OUTRAS BANDAS COMO 160, 30, 17, 12, 6 E 2 METROS, ATÉ CHEGAR AO LIMITE DE 10BDXCC OU 10 BANDAS DXCC.