ATERRAMENTO :

 

UM FATOR IMPORTANTE NA QUALIDADE DA ENERGIA É O ATERRAMENTO. A MAIORIA DOS DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS UTILIZA A CONEXÃO DE TERRA COMO REFERÊNCIA PARA TODAS AS OUTRAS TENSÕES OPERACIONAIS E TAMBÉM PARA A SEGURANÇA.

ALÉM DOS DANOS POR FALTA DE ATERRAMENTO, DEVEMOS CONSIDERAR QUE OS TRANSIENTES DE ENERGIA PODEM OCORRER DE FORMA BIDIRECIONAL AO LONGO DA LINHA DE TERRA. NEM TODOS OS TRANSIENTES DE ENERGIA FLUEM PARA TERRA, ALGUNS PODEM FLUIR DO TERRA PARA O EQUIPAMENTO.

AS SOLUÇÕES PARA OS DISTÚRBIOS NA ENERGIA ELÉTRICA PODEM SER COMPREENDIDAS E APLICADAS EM TRÊS NÍVEIS DISTINTOS: ATERRAMENTO APROPRIADO, PROTEÇÕES E SISTEMA ALTERNATIVO DE FORNECIMENTO.

O PRIMEIRO NÍVEL É A APLICAÇÃO DE UM BOM SISTEMA DE TERRA NA INSTALAÇÃO. ESSA É A PRIMEIRA LINHA DE DEFESA CONTRA OS DISTÚRBIOS, ASSEGURANDO A PASSAGEM DE QUALQUER CURTO-CIRCUITO PARA O TERRA E TAMBÉM O CORRETO FUNCIONAMENTO DOS DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO. A FIAÇÃO DEVE SER ATERRADA EM UM PONTO ÚNICO.

O SEGUNDO NÍVEL É CONSTITUÍDO PELOS DISPOSITIVOS ESPECÍFICOS DE PROTEÇÃO. DESENVOLVIDOS PARA ELIMINAR OU MINIMIZAR DISTÚRBIOS ISOLADOS OU EM CONJUNTO, PODEM SER APLICADOS EM EQUIPAMENTOS INDIVIDUAIS OU SISTEMAS DE EQUIPAMENTOS.

O TERCEIRO NÍVEL COMPREENDE UM SISTEMA ALTERNATIVO DE ENERGIA (SISTEMA BACKUP) PARA CASOS DE INTERRUPÇÃO NA REDE ELÉTRICA CONVENCIONAL OU QUANDO O NÍVEL DA TENSÃO DE REDE ESTÁ ABAIXO DO TOLERÁVEL.